Home / Plugins VST /

Crie uma performance vocal soberba com VocAlign Ultra da Synchro Arts

Crie uma performance vocal soberba com VocAlign Ultra da Synchro Arts

by Gonçalo Sousa

Share this article

Na produção musical moderna obter a melhor performance dos vocalistas é essencial. Contudo, muitas vezes o tempo é escasso nas rotinas de gravação. Por isso mesmo têm surgido softwares musicais que visam obter resultados da mais alta qualidade com a menor quantidade de trabalho. É o caso do VocAlign Ultra da Synchro Arts, cujas características únicas analisamos nesta review.

Com recurso à tecnologia do famoso software Revoice Pro e somando a um legado que se estende por mais de 2 décadas, o VocAlign Ultra eleva a performance vocal baseada em plugins a um nível totalmente novo com um controlo sem paralelo e flexibilidade total. A ideia subjacente é que cada produtor, compositor ou vocalista não perca tempo a editar vozes manualmente recorrendo antes ao VocAlign Ultra para acelerar o seu fluxo de trabalho.

Não é a primeira vez que dedicamos um artigo a um software deste género. Na verdade, a nossa review sobre o Melodyne deve ser lida em simultâneo com este post, sobretudo se você anda à procura de um plugin que resolva os seus problemas com vozes. Ambos os softwares possuem qualidades únicas e distintas, sendo certo que ter estas duas soluções ao seu dispor vão aumentar substancialmente as suas hipóteses de obter performances vocais incríveis.

Nem sequer é o caso de afirmarmos que o VocAlign Ultra é melhor ou pior do que o Melodyne: são 2 plugins diferentes, com qualidades muito boas e capacidades que vão além de qualquer outro software. Sim, o Auto-Tune da Antares também é muito bom (e mais conhecido), mas não faz muitas das tarefas que o VocAlign Ultra executa com rapidez, eficácia e profissionalismo.

Vamos ver porquê?

 

 

O básico do VocAlign Ultra

O VocAlign Ultra é uma revolução no alinhamento áudio baseado em plugins. Suportado pelos últimos algoritmos do Revoice Pro, o VocAlign Ultra fornece consistentemente melhores resultados no alinhamento de secções de áudio mais longas e mais complexas.

De modo a proporcionar uma completa liberdade criativa, este plugin dispõe de um novo controlo de aperto, que decide o alinhamento que deve aplicar aos sinais de áudio da sua gravação.

Além disso, o VocAlign Ultra não se limita a fixar o tempo das suas actuações com uma facilidade e velocidade sem precedentes, pode também alinhar o tom. E isso é apenas para começar, existem muitas outras melhorias que fazem do VocAlign Ultra uma ferramenta essencial para produtores musicais, engenheiros de mixagem e profissionais de áudio pós-profissionais que trabalham em vocais.

Sem hesitar, recomendamos que faça download da versão de teste, que permite a sua utilização durante 14 dias sem custos, e ouça por si próprio.

Salientamos ainda que a Synchro Arts possui um extenso tutorial em vídeo no seu site, que explica em pormenor e com demonstração como funciona este plugin que permite obter uma performance vocal soberba.

 

 

Os desafios do VocAlign Ultra

A voz humana raramente produz duas vezes o mesmo som, por isso existe a tendência nas gravações modernas para editar infinitamente com o objectivo de alcançar quase a mesma duplicação. Pois bem, o VocAlign Ultra propõe que passemos menos tempo a fazer esta tarefa e, sobretudo, a obter uma duplicação perfeita!

Conforme já afirmamos, oVocAlign Ultra suporta muitas das suas características no Revoice Pro da Synchro Arts, que deve merecer a sua atenção. Contudo, este é um plugin mais leve e mais barato para alinhamento do tempo e tom de várias faixas vocais. Embora o Revoice Pro seja uma super-ferramenta de renome para a produção vocal, não tenha dúvidas que o VocAlign Ultra fornece um aparelho de edição completamente profissional.

 

 

ARA ou Realtime no VocAlign Ultra

O princípio central do VocAlign é aplicar o tempo e as características do tom vocal, o Guia, a um tom (ou toms) de destino, o Dub. Existem duas formas do plug-in VocAlign (AAX, AU & VST3) conseguir alcançar esta tarefa com sucesso.

A primeira utiliza a extensão ARA (Audio Random Access), que coloca VocAlign no seu DAW como um editor integrado. Os utilizadores podem então seleccionar o Guia e o Dub como eventos dentro de um projecto DAW. O website Synchro Arts contém informações sobre quais são as DAWs que suportam actualmente este método. A vantagem disto é a eficiência, uma vez que o Guia e o Dub não precisam de ser usados antes da edição.

Por exemplo, o Pro-Tools, a famosa DAW da Avid, tem uma implementação semelhante à da AudioSuite que também não precisa de reproduzir áudio no plugin, o que pode tornar o processamento extremamente rápido.

O segundo método obriga o utilizador a colocar o plugin VocAlign na faixa Dub e seleccionar a faixa Guia como uma entrada sidechain. A quase-ubiquidade da função sidechain torna esta abordagem possível em quase todas as DAWs. O plugin precisa então de reproduzir o Guia e as peças do Dub em tempo real para recolher os dados necessários, embora não seja necessário fazê-lo numa faixa longa.

O VocAlign pode construir uma manta de retalhos ao longo da linha temporal à medida que vai trabalhando nas secções. Só precisa de ser refeito se os eventos áudio forem movidos ou editados na DAW. Ambos os métodos são rápidos de configurar, mas o algoritmo dita quanto mais rápido e melhor é esta abordagem semi-automatizada à edição das faixas vocais.

 

 

Ligar e usar em segundos

A interface do VocAlign Ultra é relativamente despojada, livre de infinitas opções e controlos espúrios. A operação inicial é simples. Depois, uma vez seleccionada a pré-configuração, e o Guia e o Dub estejam ligados, é sobretudo um caso de ajuste dos botões Match Timing e Match Pitch para conseguir o resultado necessário. Naturalmente, existe também um mundo de possibilidades de edição à espreita a poucos cliques de distância quando a interface é trocada do modo Básico para Avançado.

Na maior parte da interface escalável são exibidas 3 exibições em forma de onda: Guia, Dub e Output.

O Output sobrepõe o Dub ajustado com o esboço do Guia, actualizando à medida que se alteram os parâmetros. Este mostrador pode mudar para mostrar a variação do passo dos 3 sinais ou os seus níveis de energia. Em todos os 3 modos, existem barras deslizantes de zoom verticais e horizontais e uma linha de tempo facilmente navegável.

No modo avançado, os ecrãs permitem adicionar e editar pontos de sincronização para ajustar a avaliação do algoritmo da relação temporal entre o Guia e o Dub. Estas ferramentas avançadas só se tornam necessárias quando o material de origem possui grandes divergências, tais como respirações pesadas entre palavras ou frases.

Para além da edição de sincronização, o utilizador pode também definir áreas protegidas no Dub que são poupadas ao processamento de tempo/pitch. Esta função é especialmente conveniente quando se trabalha em camadas vocais que têm harmonizações ocasionais ou sincopações rítmicas.

 

 

Explore as excelentes predefinições (presets) do VocAlign Ultra!

O VocAlign apresenta opções predefinidas muito boas, começando com um menu simples e prático. Quer esteja a ser utilizado em camadas de vozes ou numa produção ADR, as bases principais estão cobertas, com necessidades mais extremas atendidas em subpastas. O menu também contém uma pasta recente que salva a pesquisa de menus para quem utiliza muito o VocAlign Ultra.

Os processos automatizados na produção áudio podem ser uma área sensível para muitos, especialmente quando as áreas de eficiência qualificada se tornam uma fonte de orgulho profissional. O ajuste das camadas vocais está definitivamente nessa categoria.

Ou seja, se você tem criado cortes rápidos ao longo dos anos, decerto ficará feliz por ceder grande parte desse trabalho ao VocAlign Ultra! A configuração, com ou sem ARA, é rápida, e um resultado passível de revisão é quase instantâneo. Tudo isto resulta na libertação de tempo para tarefas mais criativas – ou pausas mais longas para o café! 🙂

Com a pré-configuração apropriada, é difícil de falhar a saída inicial do VocAlign Ultra, e muitas vezes só são necessários os controlos do modo Básico para temperar a gosto.

 

 

Use o modo Avançado e espante-se infinitamente!

A abertura do modo Avançado é inevitável à medida que os seus ouvidos se habituarem à gama de recursos do VocAlign Ultra, e com esse modo vem uma série de opções extra que permitem aprofundar o seu conhecimento nas regras que regem a forma como o Guia define o Dub.

O mais útil é o menu pendente da Regra de Alinhamento que oferece 7 gamas de flexibilidade para compressão/expansão do tempo. Isto afecta significativamente a forma como os tempos e os níveis de energia coincidem e o grau a que um artifício audível pode vir a suportar no sinal de saída. O excesso no rastreio de cada passo causará um acabamento não natural, mas existe muito controlo com dois modos de operação para evitar isto.

O Modo 1 cobre a maioria das necessidades vocais, aumentando o botão de aperto com um controlo Pitch Target (mais/menos Guia/Dub) e um menu Target Mode. Este último define o alcance dentro do qual o Dub trabalha, por exemplo, a Oitava mais próxima mantendo-o dentro de uma oitava da sua posição original, enquanto o Absolute segue o Guia directamente para onde quer que vá.

O Modo 2 troca o alvo para a correspondência de detalhes, o que se adequa às ocasiões em que o seguimento de flutuações curtas é de importância primordial, ou seja, com vibrato.

O conjunto de controlo avançado também aloja um botão de transposição para criar um pequeno espaço entre as vozes ou deslocá-las de forma mais selvagem. Ambos os modos transportam um controlo de deslocamento que é divertido quando é utilizado em grandes doses. Porém, se for usado cuidadosamente dentro de uma grande secção vocal de apoio pode aumentar enormemente a sensação de profundidade e variação, especialmente com algumas imagens estéreo pesadas.

 

 

Conclusão sobre o VocAlign Ultra

Embora o VocAlign Ultra se concentre no trabalho de voz, tem um conjunto de pré-configurações de instrumentos. É melhor com fontes percussivas e monofónicas, embora os instrumentos de corpo ressonante, por exemplo guitarras acústicas que tocam linhas de uma nota, sejam melhor processados sem correspondência de tom. É mais útil para acertar um conjunto de faixas de percussão.

O VocAlign Ultra pode ser mais barato do que Revoice Pro, mas ainda constitui um investimento para aqueles que procuram uma solução profissional para o que pode ser uma tarefa árdua e repetitiva. É um produto que pode ser integrado sem grande esforço dentro do processo de produção e levar os utilizadores a ponderarem porque razão passaram tanto tempo a editar à mão inúmeras faixas vocais!

Recomendamos o VocAlign Ultra especialmente para quem faz muitas gravações vocais. Decerto não se vai arrepender de adquirir uma licença. Pode, e deve, até pensar nesta solução como uma forma de ganhar tempo para fazer algo mais criativo ou relaxante.

 

Características principais

Combina o timing e a sintonia de sinais múltiplos

Controlo de Acerto Simples

Deslocação formal

Mais de 60 predefinições para voz, ADR e instrumentos

Apoio ARA2

Disponível em AAX, AU & VST3 e AudioSuite

 

 

Mais características excelentes em VocAlign Ultra

 

SmartAlign

A nova tecnologia SmartAlign utiliza a presença de áudio na sua pista Dub, em vez do Guia, para decidir quando deve começar e terminar um alinhamento. Isto é uma enorme poupança de tempo, pois já não há necessidade de qualquer pré-edição manual, deixe o SmartAlign fazer todo o trabalho árduo por si.

 

Secção de Partida

Antes do Ultra, VocAlign apenas alinhava o timing das suas actuações, mas agora também pode apertar o tom. Não perca tempo a afinar as suas vozes duplas ou backing vocals separadamente, uma vez que esteja satisfeito com a afinação da sua pista, VocAlign Ultra aplica instantaneamente o tom do seu guia a quaisquer outras vozes que necessitem de corresponder.

 

Mais de 60 Alinhamentos Pré-definidos

Não tem a certeza de quais os parâmetros de alinhamento a utilizar? Isso não é problema, VocAlign Ultra inclui uma variedade de predefinições cuidadosamente concebidas e bem rotuladas cobrindo todos os cenários de alinhamento mais comuns, basta fazer a sua escolha e começar a alinhar. Também pode afinar e criar as suas próprias predefinições que podem ser guardadas para serem utilizadas novamente no futuro.

 

Formas de Ondas e Pitch Melhorados

Para permitir uma inspecção visual rápida e fácil dos resultados de alinhamento, a Synchro Arts acrescentou dois novos ecrãs no VocAlign Ultra. O primeiro é um visor em forma de onda que mostra o seu áudio exactamente como ele apareceria no seu DAW. Em segundo lugar, tem uma nova visualização que mostra o tom dos seus sinais para que possa facilmente ver como eles diferem antes e depois do processamento.

 

GUI totalmente redimensionável

Uma vez decidida a sua configuração, o VocAlign Ultra pode ser reduzido a um tamanho compacto, mostrando apenas os controlos-chave para o funcionamento. Com uma GUI completamente redimensionável, VocAlign Ultra pode ser tão grande ou tão pequeno quanto precisar de ser, dependendo dos controlos que precisa de ver.

 

Painéis de edição básica e avançada

Em VocAlign Ultra pode alternar entre os modos de edição básica e avançada, dependendo da profundidade a que pretende ir ao afinar os parâmetros. Se precisar de fazer alterações rápidas e simples seleccione o modo básico, mas para ajustes mais detalhados basta mudar para avançado e serão exibidos mais controlos.

 

Integração total do ARA2 com DAWs compatíveis

O ARA ou Audio Random Access é uma extensão revolucionária de plugin áudio que permite uma comunicação instantânea sem precedentes entre plugins com ARA e DAWs. O enorme benefício de poupar tempo para os utilizadores do VocAlign Ultra é que a captura de áudio em tempo real já não é necessária, uma vez que os ficheiros de áudio podem ser instantaneamente capturados, actualizados e devolvidos ao seu DAW.

 

Pontos de Sincronização e Áreas Protegidas

Para problemas complexos de alinhamento, VocAlign Ultra tem algumas ferramentas de edição avançada úteis para corrigir rapidamente as suas vozes. Os pontos de sincronização são pontos-alvo definidos pelo utilizador no seu guia e faixas de dobragem que o VocAlign tentará assegurar a sua sincronização durante o processamento. As áreas protegidas permitem-lhe seleccionar uma parte do seu duplo ou harmonia que não quer que o VocAlign processe.

 

Mudança de Formante

As frequências harmónicas que ocorrem naturalmente na voz humana são referidas como Formantes. VocAlign Ultra pode deslocar os formantes do seu desempenho para alterar o seu timbre sem afectar o tom. Uma ferramenta criativa muito útil!

 

Duas Activações com cada Licença

Cada compra de VocAlign Ultra vem com duas activações para que tenha mais flexibilidade quando se trata de utilizar este software. Por exemplo, se tiver um computador de estúdio e um portátil, ambas as máquinas podem agora ser activadas utilizando o iLok. Todas as opções de protecção contra cópia iLok suportadas (não são necessários dongle iLok USB).

Com VocAlign Ultra pode armazenar a sua licença no seu computador, na sua chave USB iLok ou no iLok Cloud, o que lhe permite iniciar sessão na sua conta iLok a partir de qualquer local e aceder à sua licença.

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *