Home / Instrumentos Musicais /

Melodyne 5: o Melhor Software de Edição de Vozes e Instrumentos!

Melodyne 5: o Melhor Software de Edição de Vozes e Instrumentos!

Share this article

Giveaway Virtual Drummer
      

Imagine que está num deserto, cheio de sede e fome e após caminhar muitos quilómetros… encontra um oásis com cascatas, árvores cheias de frutos e ainda por cima um lago repleto de peixes. Foi assim que me senti quando pela primeira vez usei o Melodyne 5 da Celemony!

Sinceramente, nunca pensei ser possível criar um software destes. Mas não só foi possível como, conforme assinala o seu criador, consiste numa ferramenta bastante lógica e fácil de utilizar, de certa forma. Bom, mas… Não é todos os dias que estamos perante um software musical premiado com um Grammy! Conheça agora o Melodyne 5 com todas as versões e as suas diferenças!

“Como é o som de uma pedra?”

Tudo começou com a pergunta estranha, precisamente a que está no sub-título em cima. Assim se formou uma ferramenta que alterou para sempre a manipulação de áudio em todo o mundo.

Se conhece o Auto-Tune da Antares ou o Waves Tune Real-Time (que são apenas 2 exemplos de excelentes ferramentas para afinação de vozes), então sabe que existem no mercado musical software acessível para afinar vozes e instrumentos que apenas há alguns anos atrás eram impensáveis. Pois bem, se conhece esses 2 plugins que falei, ficará espantado com aquilo que o Melodyne faz e, sobretudo, como faz muito mais do que esses 2 exemplos.

Uma ideia excepcional como o Melodyne só poderia surgir de uma mente incrivelmente excepcional – como a de Peter Neubäcker. As suas raízes filosóficas, musicais e matemáticas, em conjunto com a sua individualidade e o seu engenho foram factores que permitiram a existência do Melodyne – uma ferramenta única que revolucionou o mundo da música.

Se ainda tem dúvidas do que afirmamos, então confira o mini-documentário disponível no YouTube para conhecer o trabalho deste inventor cuja paixão por geometria e música parecem ter trilhado o seu caminho continuamente através da sua vida.

 

Depois de anos à deriva (Peter Neubäcker foi hippie, luthier e astrólogo por vezes, e no início dos anos 80 foi expulso da escola por faltar às aulas, escapou por pouco de 6 meses de prisão por se recusar a cumprir o serviço militar / comunitário obrigatório e construiu um laboratório alquímico no seu porão!), ele finalmente encontrou um foco no estudo de harmónicos, um assunto que examina as relações numéricas e musicais defendido pelo professor vienense Rudolf Haase.

Foi o interesse de pesquisa de Neubäcker em harmónicos que o levou a fazer experiências com computadores, primeiro o Atari e depois com o CSound na plataforma de computador NeXT.

Em meados dos anos 90, ele conheceu o co-fundador da Celemony (e agora Diretor Técnico) Carsten Gehle por meio do seu interesse comum na programação NeXT, e quando a ideia do Melodyne apareceu, os dois decidiram unir as suas cabeças brilhantes para criar um produto para o mercado.

“Eu não tinha nenhuma experiência no campo do desenvolvimento profissional de software e subestimei totalmente a quantidade de trabalho envolvida na passagem de um protótipo funcional para um produto real”, admite Neubäcker francamente, “[então] eu teria falhado irremediavelmente nesse esforço se não fosse o Carsten e o seu dom para o pensamento estruturado e o design de software com base sólida.”

A partir de então, a maioria dos produtores musicais está familiarizada com a ascensão contínua da empresa Celemony, cujo principal produto é o Melodyne. Primeiro, surgiu o Melodyne autónomo original em 2001; depois, 2 versões subsequentes integradas com sequenciadores MIDI + Áudio padrão por meio do plugin Melodyne Bridge; em seguida, um plugin Melodyne completo e genuíno; e, finalmente, o lançamento, no final de 2009, do plugin Melodyne Editor baseado em DNA.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE OFICIAL DO MELODYNE

Se quiser aprender tudo o que precisa saber para tirar o máximo rendimento desta ferramenta, então clique nos cursos online MELODYNE 5 EXPLAINED AND EXPLORED (para iniciantes) ou MELODYNE 5 EXTREME (para utilizadores avançados).

 

Edição de áudio baseada em notas

O Melodyne garante um acesso incomparável a todos os detalhes musicais das suas gravações e samples – nota por nota. Isto é apenas possível devido a uma análise sofisticada que investiga profundamente as suas gravações e samples, reconhecendo e compreendendo as relações musicais dentro dos ficheiros: as notas individuais e as suas características, as escalas, as tonalidades e acordes, o tempo, o andamento, a cor do tom.

E com o Melodyne você pode editar todas estas coisas intuitivamente! Podem ser vozes, mas também qualquer tipo de instrumento – inclusive instrumentos polifónicos, como piano e viola. Confira o canal YouTube da Celemony para entender como pode fazer todas as tarefas fundamentais com o Melodyne, sem dúvida o Plugin VST mais poderoso que já apresentamos no nosso blog.

Notas e ferramentas no centro da acção do Melodyne

No Melodyne, as notas são representadas por blobs. Ao manipulá-los com as ferramentas poderosas do Melodyne, você pode editar (entre outras coisas) a nota, vibrato, volume, sibilantes, comprimento, tempo e formants de cada nota. Desta forma, você pode aprimorar de uma maneira musical, porém bastante direta, a entonação, o fraseado, a dinâmica e o timbre de uma gravação. O mais fantástico é que os algoritmos poderosos do Melodyne garantem que a sua edição será quase sempre inaudível, sensível, natural.

Isso acontece devido a vários factores técnicos implementados por este software, que tanto pode funcionar como um plugin VST como uma aplicação stand-alone.

Vamos ver alguns dos requisitos que permitem ao Melodyne fazer um trabalho incrível – o que em consequência permite a você, que é um músico, produtor, compositor ou DJ também apresentar resultados sensacionais nas suas gravações!

 

Notas em vez de formas de onda

Com o Melodyne, você vê as notas das suas gravações e amostras, sendo possível manipulá-las e modificá-las à vontade. Mesmo com instrumentos polifónicos como piano e viola isto é possível.

Ferramentas e macros

Edite entonação, melodia e harmonia, mas também ritmos e grooves, dinâmicas, formants e muito mais. Usando macros inteligentes ou – com grande precisão – manualmente.

Edição de notas em várias faixas

Veja e edite as notas de várias faixas simultaneamente numa única janela. Apenas o Melodyne torna a música tão transparente e tangível.

Tudo isso conta musicalmente. O Melodyne também reconhece acordes, tons, afinações e tempos. E as funções de edição para esses parâmetros musicais importantes são tão abrangentes quanto para as próprias notas.

Design de som inovador

Aceda aos sobretons dos seus instrumentos diretamente e altere a sua cor de tom de maneiras exclusivas. Usando um equalizador ultramusical, ressíntese e transformação.

Compatibilidade e facilidade de uso

O Melodyne pode ser operado via ARA ou como um plugin diretamente numa DAW. Ou mesmo como um programa independente. A sua interface flexível adapta-se perfeitamente às necessidades de cada situação.

Andrew Scheps, produtor que trabalhou com bandas como os Red Hot Chili Peppers, Metallica, Johnny Cash ou Adele, é um dos nomes mais creditados da indústria músical a aprovar este software. Porquê? “Porque o Melodyne permite que você faça coisas que você não achava serem possíveis”.

Por sua vez, Midge Ure (guitarrista, cantor e compositor britânico de particular sucesso durante as décadas de 1970 e 1980) descreve o software com um frase reveladora: “Melodyne é magia negra!”

 

Por que o Melodyne é melhor do que Auto-Tune?

O fato de o Melodyne soar tão bem e ser tão simples de usar baseia-se em 2 coisas.

O menos importante é a tecnologia.

O fator decisivo é a compreensão da música.

Sim, o Melodyne é uma tecnologia que identifica as notas e as relações entre elas. É somente como resultado desse conhecimento que os algoritmos deste software espantoso são capazes de “pensar” e operar de forma musical. Os benefícios para você como músico e produtor incluem o famoso som superior do Melodyne e muitas outras vantagens que um software sem esse entendimento de contextos musicais é incapaz de oferecer.

Não pense porém que são apenas os músicos e produtores que estão rendidos ao Melodyne. Assim que saiu a versão 5, a imprensa especializada revelou estar encantada. Não acredita?

Aqui estão algumas citações seleccionadas dos meios de comunicação:

“O Melodyne 5 demorou muito para chegar, mas é difícil imaginar alguém sentindo-se desapontado com os resultados! Esta é outra atualização matadora que melhora enormemente o processo de trabalho com vocais, ao mesmo tempo que adiciona alguns novos poderes criativos também.” – Sound On Sound, Julho de 2020

“Se você quer algo que lhe vai dar todas as ferramentas criativas para retrabalhar o material de áudio como se fosse MIDI, e economizar muito tempo ao ajustar os vocais, talvez seja hora de investir no Melodyne. Você não vai se arrepender.” – MusicTech, Setembro de 2020

“Quando se trata de corrigir o tom e a entonação de gravações vocais, o Melodyne 5 supera os métodos alternativos. O manual online e os vídeos tutoriais são exemplares. Eles não apenas explicam as funções básicas, mas também fornecem dicas valiosas para aplicação prática.” – c’t Magazin, Julho de 2020

No YouTube as reações não são menos efusivas: existem literalmente milhares de vídeos com testes, tutoriais e relatórios sobre o Melodyne 5.

Clique aqui e veja a Playlist com os melhores vídeos no YouTube

 

Melodyne 5: Excelente e aclamado mundialmente

Devido à sua abordagem musical inovadora, a sua singularidade e a sua qualidade, o Melodyne ganhou vários prémios internacionais:

Grammy Técnico em 2012 para “contribuições de grande importância técnica para o campo de registro”: O Prémio Grammy é o maior prémio internacional para artistas musicais e equipas de gravação. É apresentado pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos. O prémio é a música equivalente ao Oscar de cinema.

Prémio TEC: Prémio TEC 2020 (Melodyne 5 Studio), Prémio TEC 2011 (Melodyne Editor). Os prémios TEC são apresentados anualmente pela Fundação NAMM e são amplamente considerados como o maior prémio para empresas e inovações no setor de produção musical.

Prémio SOS: Prémio SOS de 2017, 2012 e 2011 (Melodyne Studio, Melodyne Editor). O SOS Awards homenageia os melhores produtos de tecnologia de gravação do ano, conforme votado pelos leitores da revista Sound On Sound (Reino Unido).

 

Experimente o Melodyne 5 GRATUITAMENTE!

Deixei para o final do artigo a melhor notícia que tenho para lhe dar: você pode experimentar por 30 dias (grátis e sem compromisso) o Melodyne 5!

Sim, você pode testar todas as suas funções o quanto quiser e sem quaisquer limitações, salvando tudo e fazendo uso dele mais tarde – exatamente como se você já tivesse comprado o aplicativo. Durante o período de teste, você pode até mesmo alternar para as edições menores para comparar os seus vários conjuntos de funções. Isso torna mais fácil encontrar a edição certa.

A propósito, a versão de teste do Melodyne 5 ainda funcionará no seu computador, mesmo que você tenha usado uma versão de teste anterior do Melodyne nele.

Veja agora quais são as versões existentes do Melodyne.

Melodyne 5 Studio

O Melodyne 5 Studio corresponde ao Melodyne completo, com todas as funções e possibilidades exclusivas. Para edição profissional de vocais, coros, instrumentos de todos os tipos e samples. E com um fluxo de trabalho multifaixa insuperável em termos de facilidade de uso e musicalidade. PREÇO = 849 USD

Melodyne 5 Essential

A maneira mais fácil de começar. Com o Melodyne 5 Essential, você edita os seus vocais usando as funções básicas de afinação e tempo. Musical, rápido e fácil. E se precisar de mais, você sempre pode fazer um upgrade, pagando apenas a diferença. PREÇO = 99 USD

Melodyne 5 Assistant

O caminho para os vocais profissionais. O Melodyne 5 Assistant oferece o kit de ferramentas Melodyne completo para pitch, timing, vibrato, fraseado, formants e dinâmica. Tudo que você precisa para edição vocal profissional. PREÇO = 299 USD

Melodyne 5 Editor

Nesta versão encontra a potência do Melodyne para vocais, instrumentos de todos os tipos e samples. O Melodyne 5 Editor contém todas as funções vocais profissionais. Além do lendário algoritmo de DNA para áudio polifónico. Com ele, você pode adaptar qualquer amostra da biblioteca aos acordes da sua música. PREÇO = 499 USD

POSTS RELACIONADOS

   

Share this article

Comments

  • Tiago
    27 August, 2021

    OLA GONÇALO, O SEU BLOG É ÓTIMO!

    PARA QUEM NÃO SABE AFINAR NO MELODYNE, EU DOU CURSO DE AFINAÇÃO ONLINE!

    @tiagosantanamaster é meu perfil do insta….. é só chamar lá!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *