Home / Plugins VST /

Solte os seus Monstros interiores com o Dehumaniser 2 da Krotos

Solte os seus Monstros interiores com o Dehumaniser 2 da Krotos

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

Robots, criaturas alienígenas, seres estranhos do mar submarino, demónios assustadores. Sim, estou a falar do Dehumaniser 2 da Krotos que permite transformar vozes humanas em monstruosidades de outro mundo.

Este plugin espantoso foi concebido para ser uma arma poderosa para artistas musicais, criadores de jogos e engenheiros de som que precisam de criar criaturas maiores do que a vida. Sendo ideal para compositores que criam sons para jogos e filmes, a verdade é que as possibilidades abertas por este software são infinitas.

Este tipo de soluções está na génese da empresa Krotos, que se especializou em ferramentas poderosas e eficientes de design de som para pós-produção, áudio de jogos e música. São plugins e efeitos sonoros únicos que fazem avançar a criatividade e encurtar o caminho crítico desde a imaginação dos criadores de sons até à mistura final.

Através de software que revoluciona o fluxo de trabalho do design de som, a marca encoraja os utilizadores a executar e manipular o som, poupando horas de tempo de edição. O fluxo de trabalho da Krotos, que tem sede em Edimburgo na Escócia, permite a todos apenas concentrarem-se nas melhores partes do design de som – sendo criativos, aumentando a produtividade e divertindo-se no processo.

Já agora, recentemente apostaram também na criação do Krotos Studio, um plugin gratuito que permite aos utilizadores criarem todo o tipo de sons para ambientes em segundos!

Se ficou interessado então gostará de saber que todos os plugins da marca têm uma versão de teste gratuita durante 10 dias. Clique aqui para experimentar estes recursos incríveis.

 

 

Como são geradas as vozes dos monstros do Cinema e TV?

Desde que descobri que o vocalista Mike Patton (o prolífico cantor dos Faith No More, Mr. Bungle, Tomahwak e muitos outros projectos) tinha sido o responsável pelos sons emitidos pelos zombies que perseguiam o último homem à face da Terra no filme Eu Sou A Lenda com o actor Will Smith que desenvolvi um certo fascíno por este aspeto tantas vezes presente em obras do cinema, TV e jogos.

Na verdade, procurei imenso sobre qual a melhor maneira de gravar vozes de criaturas assustadoras e quando descobri o Dehumaniser 2 foi como atingir um clímax. Este plugin é um sistema modular de design de som vocal baseado em Nodes para conceber uma vasta gama de efeitos vocais, tais como monstros ou robots, mas também é incrivelmente versátil para criar diálogos subtis, voice-over e processamento musical.

Os módulos de efeitos modulares do software podem ser personalizados e combinados para opções praticamente infinitas, sendo naturalmente um programa favorito nas indústrias de pós-produção áudio e jogos.

De facto, o Dehumaniser 2 (cujo nome talvez seja uma homenagem ao disco Dehumanizer editado pelos Black Sabbath em 1992) tem sido responsável pelos efeitos de criaturas numa lista crescente de títulos importantes da TV e Cinema, como Ozark, Guerra dos Tronos, Stranger Things, Avengers, Captain Marvel, Star Trek, The Jungle Book, Far Cry 4, The Conjuring e muitos mais. E nem que seja apenas por isso já merece a sua atenção.

Para além deste foco na manipulação radical da voz, o Dehumaniser 2 é também capaz de fazer algumas coisas interessantes em conteúdo de áudio não vocal, e pode mesmo ter aplicações ocasionais na produção musical criativa.

Tenho visto, experimentado e escrito sobre muitos Plugins VST nos últimos anos, mas poucas vezes fiquei tão impressionado como no caso do Dehumaniser 2. Vamos explorá-lo com mais detalhes nesta review.

 

 

Características únicas do Dehumaniser 2

O Dehumaniser 2 vem equipado com mais de 100 predefinições diferentes, tornando-o muito fácil de usar imediatamente. Não é necessário mergulhar em águas profundas para obter grandes resultados, mas se optar por fazê-lo encontrará um plugin repleto de características distintas da maioria dos softwares de manipulação vocal.

Ele é de facto totalmente diferente dos recursos apresentados pelos famosos Melodyne da Celemony, Vocal Effects da Antares Tech, VocalSynth2 da Izotope, VocAlign Ultra ou Revoice Pro da Synchro Arts.

Embora possa certamente produzir resultados poderosos em pistas pré-gravadas nos meus próprios testes descobri que o Dehumaniser 2 brilha mais quando é utilizado como uma ferramenta usada em tempo real na criação de performances únicas.

O desempenho de locuções usando Dehumaniser 2 torna-se uma experiência interactiva diferenciada, uma vez que permite ouvir como a sua voz está a manipular o plugin e vice-versa, atuando em conformidade de acordo com a sua vontade.

Então, logo de início existem duas opções principais ao configurar o Dehumaniser 2: pode correr pistas de áudio pré-gravadas através dele, ou utilizá-lo como uma ferramenta de desempenho ao vivo (permitindo a gravação em simultâneo obviamente).

Para utilizar o Dehumaniser 2 com áudio pré-gravado, basta colocar o plugin na faixa que deseja afectar dentro da sua DAW. Quando reproduzir o seu áudio, ouvirá o Dehumaniser 2 a fazer a sua magia. E poderá alternar ao seu gosto.

Para utilizar o Dehumaniser 2 como uma ferramenta de actuação ao vivo, certifique-se de que está preparado para gravar vozes e de que tem um microfone adequado para o fazer. Assegure-se de que a faixa que gravou tem monitorização activada para que quem está a gravar consiga ouvir a voz à medida que fala ou canta.

Perante um som tão complexo e profundo que emana deste plugin, o mais chocante no Dehumaniser 2 é a sua simplicidade de utilização, mesmo quando se trata de transformar radicalmente o material de origem.

 

 

Ele é composto por 5 secções principais: Node Browser, Node Workspace, Node Parameter Section, Mixer e Preset Directory.

A força motriz por trás do Dehumaniser 2 consiste num conjunto de módulos de efeito áudio especializados na transformação vocal. A Krotos chama a estes módulos Nodes, e existem 10 tipos diferentes. Os Nodes disponíveis incluem Ring Modulator, Flanger/Chorus, Pitch Shifter, Delay Pitch Shifter, Noise Generator, Scrubbing Convolution, Granulator, Spectral Shifter, Sample Trigger e Vocoder.

Para começar a utilizar estes Nodes, terá de os arrastar para o Espaço de Trabalho do Node (Node Workspace), que fica directamente abaixo do Navegador de Node (Node Browser). É aqui que pode movê-los e encaminhá-los juntos de forma criativa.

É possível ligar os Nodes utilizando cabos. Basta clicar e segurar na saída de um Node, e depois arrastar o cabo que aparece para a entrada de outro Node. Organizando os Nodes de diferentes maneiras é possível aplicar processamento paralelo e/ou em série ao áudio com o qual se está a trabalhar, formando assim uma cadeia de efeitos (soberba quase sempre!).

Para alterar rapidamente os parâmetros de um Node, basta clicar no Node Parameter Section (encontrado na parte inferior do Node). Estes separadores são chamados Drawers, e dão acesso aos parâmetros fundamentais do Node que seleccionou. É possível atribuir diferentes parâmetros a estas ranhuras de controlo clicando com o botão direito do rato no Node e seleccionando Assign Parameter to Control Slot.

Para aceder a todos os parâmetros do Node de uma só vez, apenas tem de clicar no cabeçalho do Node, e uma secção maior de parâmetros do Node aparecerá na parte inferior do Dehumaniser 2. Dentro desta secção maior, encontrará uma porta, EQ, limitador, e controlos específicos para o Node.

   

 

 

Uma das coisas divertidas sobre estes Nodes é que pode fazê-los responder dinamicamente a vários parâmetros, incluindo amplitude e inclinação. Esta característica acrescenta realmente essa camada extra de profundidade e credibilidade às vozes das suas criaturas.

A vista do misturador (Mixer) é o que aparece no fundo do Dehumaniser 2 quando o carregamos, bem como quando clicamos no fundo do espaço de trabalho do Node. Esta secção permite-lhe controlar o volume que entra e sai do Dehumaniser 2, assim como o volume individual de cada Node. Além disso, tem a opção de Solo, Mute e Bypass em cada Node.

Parece complicado? Garanto que não é, apenas tem se habituar aos controlos numa curva de aprendizagem muito rápida. Se não tem ideia do que está a fazer, mas mesmo assim quer criar sons monstruosos, não há problema!

O Dehumaniser 2 tem mais de 100 predefinições (Presets) diferentes que pode escolher. Ao separar as predefinições existentes irá descobrir como cada um dos módulos interage entre si. Um flanger por si só é apenas um flanger, mas quando passa por um pitch shifter em série, torna-se um Pie Monster! Descubra tudo neste vídeo demonstrativo da autoria da Krotos.

 

Dehumaniser 2 Overview

 

Como funciona o Dehumaniser 2?

Conforme já referi, o plugin Dehumaniser 2 é muito fácil de usar e pode ser aprendido em apenas alguns minutos, de modo a começar a trabalhar rapidamente. O seu aspecto mais atractivo são os resultados rápidos que proporciona.

Uma coisa é certa: se está actualmente a fazer – ou planeia fazer – muito trabalho de voice-over criativo, o Dehumaniser 2 vai poupar-lhe uma tonelada de tempo valioso. Poderá provavelmente obter resultados sonoros semelhantes utilizando um monte de outros plugins todos juntos, mas as coisas tornam-se muito mais complicadas e demoradas se seguir por esse caminho.

Uma vez que Dehumaniser 2 funciona como um sistema modular, pode criar algumas rotinas muito complexas. Complicar em demasia as coisas não é recomendado, mas se quiser criar camadas realmente estranhas com as suas opções de encaminhamento, tem a capacidade de o fazer. Quanto ao som das predefinições elas são fantásticas e por si só já vão resolver o problema da maioria dos utilizadores.

Existe porém um aspecto que é essencial salientar desde já. Para além das suas capacidades de manipulação de voz, o Dehumaniser 2 pode servir para muito mais do que conceber sons de criaturas.

Pode ser útil em guitarras, sintetizadores e até baterias. Os sons que vai obter ao utilizar Dehumaniser desta forma tendem a acabar por ser ambientes do tipo cinematográfico e de outro mundo. Mas não há limites para a sua criatividade! No entanto torna-se um pouco mais difícil controlar o plugin quando é utilizado desta forma, mas por vezes ir para fora da caixa é exactamente o que é necessário quando se trabalha na concepção de som!

 

 

Conclusão sobre o Dehumaniser 2 da Krotos

A Krotos tem outros plugins inovadores e muito criativos para ultrapassar as fronteiras da indústria do design de som, incluindo uma versão mini do Dehumaniser 2, nomeadamente o plugin Simple Monsters.

Mas a ferramenta que falamos neste artigo é a jóia da coroa e tem alcançado muito sucesso. E a razão é fácil de perceber: o Dehumaniser 2 constitui um conjunto de efeitos áudio muito eficaz para criação de sons monstruosos e processamento vocal único, tudo-em-um, sendo fácil de navegar e simples de aplicar.

Qualquer utilizador consegue processar inúmeros cenários vocais dentro de um único plugin sem necessidade de software adicional. A ênfase que a Krotos coloca no elemento de performance do design de som é refrescante.

O Dehumaniser 2 é absolutamente recomendado para designers de som profissionais que procuram poupar um tempo significativo na criação de vozes de criaturas e monstros, mas também no domínio da produção musical e para trabalhos avançados de pós-produção áudio.

Não me acredito que Mike Patton tenha utilizado algo como este plugin (até porque ele é sem dúvida um vocalista demasiado talentoso para isso), mas como nem todos temos os recursos vocais dele, então imagino que será bastante útil para muitos músicos, produtores e engenheiros de som. 🙂

 

 

Antes de terminar não posso deixar de recomendar a descoberta de outros plugins da Krotos, como os seguintes:

Krotos Studio – um plugin gratuito que permite aos utilizadores criarem todo o tipo de sons para ambientes em segundos!

Weaponiser – permite criar sons de armas

Reformer Pro – permite executar as suas próprias bibliotecas de sons

Igniter – uma solução única para conceber, executar e automatizar veículos directamente na sua DAW

Concept um plugin mais tradicional pois corresponde a um sintetizador moderno com sons bonitos, embora sem a complexidade de operação encontrada em muitos outros sintetizadores

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER TODA A GAMA DE PRODUTOS DA KROTOS

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *