Home / Plugins VST /

Como poupar tempo e manter qualidade na edição vocal? Revoice Pro 4!

Como poupar tempo e manter qualidade na edição vocal? Revoice Pro 4!

by Gonçalo Sousa

Share this article

Para muitos produtores musicais, a edição de vozes é muitas vezes encarada como uma tarefa árdua, mas necessária. Poderá o software Revoice Pro 4, que pretende poupar-lhe toneladas de tempo valioso durante a pós-produção vocal, aliviar a sua dor?

Em termos práticos, o Revoice Pro 4 da Synchro Arts é um programa e/ou plugin que lhe permite controlar o tempo, o tom, a entoação, o nível, e a sibilância das vozes. Descubra tudo sobre este software incrível!

E aproveite o super-preço disponível durante a Holiday Sale com 50% de desconto!!

 

 

O seu objectivo é a manipulação correctiva e criativa do áudio, permitindo-lhe clonar e aplicar o tom e o tempo de uma gravação de voz a outra pista, o que pode poupar inúmeras horas para quem deseja criar múltiplas harmonias e também para quem faz trabalhos sonoros para filmes.

É verdade que para os conhecedores do trabalho da Synchro Arts, a versão anterior designada de Revoice Pro 3 era uma ferramenta já estabelecida na indústria do áudio. Contudo, podemos afirmar com certeza que o Revoice Pro 4 simplifica e melhora ainda mais as características do seu predecessor.

 

 

No total, esta nova versão possui mais de 70 novas características, e muitas delas são atualizações importantes em comparação com o Revoice Pro 3. Funciona como software autónomo e pode ligar-se ao seu DAW através do plugin Revoice Pro Link que lhe permite transferir as faixas de áudio para o Revoice Pro para editar o tempo, o tom, o volume e outros parâmetros, e depois transferir de novo o áudio.

As especificidades sobre como fazer isto variam entre cada DAW, mas existem alguns excelentes guias no website Synchro Arts incluindo projectos de demonstração que pode utilizar juntamente com tutoriais em vídeo.

Nesta review pode descobrir as novas características mais excitantes do Revoice Pro 4, assim como alguns elementos chave que foram transferidos da versão 3.

 

 

Principais Características do Revoice Pro 4 da Synchro Arts

Primeiro sublinho que a janela do Revoice Pro 4 é bastante semelhante às janelas típicas de uma DAW padrão, com faixas de áudio dispostas horizontalmente e empilhadas umas em cima das outras, conforme é habitual em plugins VST. Cada faixa permitir-lhe-á silenciar, assim como fazer solo e pan, além de controlar o volume do seu áudio. Além disso, Revoice Pro 4 permite agora alargar os controlos das faixas para ler nomes mais longos e juntar mais faixas.

Uma vez que tenha transferido o seu áudio, pode controlar clicando numa região e seleccionando Make Warp Region para a tornar editável. É então apresentado com várias sobreposições gráficas diferentes que mostram o tom real, as regiões de notas detectadas, a transição entre notas, e as regiões que não têm tom definitivo, tais como respirações e sibilância.

Também se pode mostrar e esconder marcadores transitórios, mas isso é feito a partir de uma janela diferente. É um pouco confuso no início e seria bom ter a opção de esconder e mostrar certas informações mas, como tudo, começa-se a decifrá-las ao longo do tempo.

Se depois clicar em Control, obtém uma série de ferramentas de edição que lhe permitem cortar secções, desenhar novos lançamentos com um lápis, forçar a correcção para uma grelha de tons e, uma das minhas favoritas, suavizar as transições entre notas. Isto é especialmente útil se fizer edições de tom maiores que resultem num salto maior entre notas, pois pode adicionar uma curva subtil que faça os saltos soarem mais naturais.

 

 

 

É também aqui que encontrará uma das outras grandes novidades da versão 4, a Warp Vibrato. Esta função muito inteligente identifica as características do vibrato de um cantor, com base nos pontos de início e de fim que se estabelece, e depois mantém a velocidade e o estilo, mesmo quando a nota é prolongada.

Este ponto é bastante importante. A nova função Vibrato Warp identifica as características do vibrato do cantor e preserva-as, mesmo quando o tempo estica ou comprime a sua voz. Os pontos de Vibrato permitem-lhe manipular facilmente a velocidade e intensidade das suas vozes, e fornecer-lhes pontos de início e de fim suaves. Habitualmente, com outros softwares de produção vocal, o vibrato acelera para cima ou para baixo quando se altera o comprimento da peça, mas com o Revoice Pro 4, o vibrato é preservado (ou mais precisamente, regenerado).

Esta característica é realmente entusiasmante, representando um enorme avanço tecnológico – e ainda nenhum outro software de produção vocal é capaz de o fazer!

 

 

O APT (Audio Performance Transfer) foi aperfeiçoado e permite agora alternar entre dois modos: Música e Diálogo. Deste modo, o APT permite-lhe transferir qualquer das características de tempo, pitch, ou nível de uma faixa de áudio para outra. Saliento que esta característica justifica por si só a fama do Revoice Pro.

O modo Diálogo é a funcionalidade que fez do Revoice Pro o programa padrão para a substituição automática de diálogos na indústria cinematográfica. O novo modo de música responde melhor ao conteúdo musical, o que lhe permitirá sincronizar duplas e harmonias vocais.

Existem muitos parâmetros que lhe permitirão manter intactas as características humanas desejáveis ao sincronizar o tempo, o tom e o nível de diferentes gravações em conjunto. Além disso, o modo de música APT permite a segmentação das notas, a capacidade de alinhar o tempo a um guia, e a correcção do tom a uma escala.

As melhorias gerais do APT incluem mais visualizações de energia, a capacidade de comparar traços de guia e dobragem, um controlo mais confortável sobre visualizações de informação, e as áreas protegidas de pitch têm agora crossfades de pitch no final.

O Revoice Pro 4 permite ainda gerar duplas vozes da mesma forma que o Revoice Pro 3. Isto é excelente para criar largura stéreo, e funciona muito melhor do que duplicar a sua faixa vocal original e adicionar-lhe um refrão. Se gravar vozes duplas reais não for uma opção, a funcionalidade Doubler no Revoice Pro 4 é a sua próxima melhor aposta!

O Revoice Pro 4 traz características compatíveis com ARA2 para seleccionar DAWs. O que é ARA? Significa Audio Random Access (ARA), ou seja, uma extensão de plugin que proporciona comunicação instantânea entre um plugin e a sua DAW anfitriã.

 

 

Isto significa que não é necessário nenhum processo de captura ou spotting para colocar o seu áudio no Revoice Pro 4, e as actualizações que fizer dentro do Revoice Pro 4 são instantaneamente actualizadas dentro da sua DAW. A falta de uma integração perfeita foi um grande problema com as versões anteriores do Revoice Pro, mas agora foi corrigido. O ARA2 é a actualização mais significativa do fluxo de trabalho do Revoice Pro, e uma característica que entusiasma muito!

Existem muitas novas actualizações relacionadas com a interface que incluem agrupamento instantâneo de faixas, gráficos actualizados, e comandos-chave definidos pelo utilizador. A Synchro Arts também optou por integrar o licenciamento iLok baseado na nuvem, o que significa que a autorização do seu software não requer um dongle.

No geral, o Revoice Pro 4 é muito mais fácil de usar do que as versões anteriores. Embora ainda estejam escondidas um número razoável de funções nas barras de menu, quase todas as funções são acessíveis através de um comando de teclas predefinido ou personalizado.

Naturalmente quem não está familiarizado com a interface do Revoice Pro 3, a curva de aprendizagem para o Revoice Pro 4 será maior. Mas ver os tutoriais que a Synchro Arts fornece ou ler o manual do utilizador irá acelerar significativamente este processo.

A nova função de agrupamento no Revoice Pro 4 é uma boa ideia, porque permite soltar todos os sinais processados de uma só vez, em vez de ter de soltar cada um individualmente. Com uma ou duas harmonias isto não é um problema, mas para sessões maiores é uma dádiva de Deus!

Sinceramente, parece que a Synchro Arts prestou realmente atenção ao feedback dos seus utilizadores na versão 3, e tomou medidas drásticas para assegurar que a versão 4 resolvesse quaisquer problemas.

ATENÇÃO: O Revoice Pro 4 não é um plug and play VST, pois requer alguma investigação para quem deseja utilizá-lo de maneira eficaz. Contudo, após 1 ou 2 horas, deverá estar operacional.

 

 

Conclusão sobre o Revoice Pro 4 da Synchro Arts

Em conclusão, o Revoice Pro 4 oferece toneladas de melhorias no fluxo de trabalho, desenvolvimentos significativos na concepção e tecnologia, e correcções cruciais a deficiências em edições anteriores. O software continua a ser uma peça fundamental na cena de pós-produção, e com a versão 4, o seu valor é ainda mais elevado no mundo da música com o novo modo de música APT, função Vibrato Warp, e capacidades ARA.

Se trabalha muito com vocais de várias camadas, e descobre que tem de passar muito tempo a editar o tom e o tempo para fazer as coisas bem feitas, ou se está a trabalhar em projectos de diálogo pós-produção, então o Revoice Pro pode ter um impacto realmente positivo no seu tempo de estúdio. Embora o seu efeito não seja reproduzido em tempo real como alguns outros plugins de duplicação, a função de duplicação é provavelmente a melhor e mais natural sonorização que já ouvi.

Se possuir uma versão anterior do Revoice Pro, o preço do Revoice Pro 4 é mais reduzido, e se possuir o software Vocalign Pro 4 da Synchro Arts, pode trocá-lo pelo Revoice Pro 4! Se estiver a utilizar o Revoice Pro profissionalmente, o preço da actualização é bem justificado. As melhorias do fluxo de trabalho irão poupar-lhe toneladas de tempo a longo prazo, e a actualização irá certamente pagar por si mesma.

Não é um software barato mas, com o tempo, o Revoice Pro pode poupar-lhe horas e horas de edição vocal. Isto também pode ser especialmente útil se tiver um cantor na sala enquanto estiver a colocar algumas vozes, pois pode rapidamente arrumar as actuações, dando-lhes uma melhor ideia do produto final, o que por sua vez aumentará a sua confiança em si e nas suas próprias vozes.

 

 

Os novos aditamentos à versão 4 ajudam a definir melhor o Revoice Pro como a ferramenta para trabalhar com as actuações vocais. Alternativamente, poderá também usar as excelentes características de duplicação em qualquer instrumento, ou usar o APT como um dispositivo único para a concepção do som. Vale a pena mencionar que já fizemos uma review sobre o software VocAlign Ultra 4 da Synchro Arts, assim como do grande rival Melodyne da Celemony que vale a pena conferir, clicando nos links.

Se já tem o Melodyne, então vale a pena frisar que ambos têm as suas vantagens e podem potencialmente complementar-se bem um ao outro.

Seja como for, o Revoice Pro 4 é uma melhoria sólida num conjunto já robusto de ferramentas assinadas Synchro Arts. O software é rápido, soa muito bem e as suas funcionalidades poupam-lhe uma tonelada de tempo!

 

 

 

 

 

 

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *