O AmpliTube 4 surge no mercado como uma atualização ao software de estúdio de timbres para guitarra e baixo, funcionando tanto em sistemas operativos Mac como PC. Se quer simular o som de um instrumento, então este é sem dúvida um software a merecer o seu investimento, daí fazermos neste artigo uma apresentação detalhada às suas várias funcionalidades.
Antes de mais é importante que saiba como funciona o Amplitube: trata-se de uma aplicação standalone e plug-in para a sua DAW favorita. Desta forma, o recria a cadeia de sinal de guitarra/baixo desde o instrumento até ao dispositivo de gravação, conseguindo resultados de maneira intuitiva e realista. E o melhor de tudo é que este software está na vanguarda da modelagem de amplificadores e efeitos para guitarra.
Preparado para esta apresentação? Vamos lá então!
O Cab Room do Amplitube apresenta uma avançada secção de caixas pré-definidas, para que cada produtor/músico possa avançar para um novo grau personalização e flexibilidade nunca antes visto. Basicamente conta com 5 seções diferentes de personalização:
Nunca antes o editor teve tanto controlo sobre a personalização da edição de sons. Para quem é novato na utilização deste tipo de softwares, o Cab Room é um espaço de gravação de caixas em três dimensões que pode ser trocado dependendo do tipo de sala e efeito desejado. Os músicos podem escolher entre uma variedade de tipos de salas, alcançando sons que podiam obter numa garagem, num estúdio ou até mesmo num booth.
Desta vez, a vem com 3 microfones e mais de 15 modelos adicionais de microfones de gravação procurados frequentemente na Custom Shop e que fornecem um ambiente realista na captura de som. O utilizador escolhe os microfones que quer usar entre muitos, conseguindo assim uma boa captura de som e voz de forma fácil e prática. A isto soma-se ainda a vantagem de controlar todo o ambiente da sala, usar um novo misturador de sons e utilizar efeitos incríveis.
A inclui 5 novos modelos clássicos de amplificadores que integram o mix de alguns dos melhores timbres britânicos dos anos 70, 80 e 90. Cada amplificador foi modelado cuidadosamente desde o seu rascunho para incorporar dessa forma os diferentes aspectos do poderoso design clássico do amplificador inglês. O Amplitube conta por isso com o Brit 8000, Brit 9000, Red Pig, Brit Silver e o Brit Valve-Pre. Todos estes novos amplificadores foram criados utilizando os mesmos métodos e tecnologias que fizeram da marca AmpliTube sinónimo de som de categoria internacional, garantindo um timbre hiper-realista.
O explora novas possibilidades de timbres e inclui o modelo de pedal “Acoustic Sim”, que transforma a guitarra elétrica numa guitarra acústica muito genuíno, com um corpo inesperadamente vigoroso. Em termos sonoros confere realismo e uma experiência singular ao tocar. Os músicos podem misturar entre 3 estilos de corpo acústico e 3 tipos de material do tampo para soar como uma completa gama de violões acústicos populares.
O Amplitube 4 tem agora um slot para insert de loop de efeitos situado entre as seções de pré-amplificador e de amplificador, que pode acomodar até 4 racks ou pedais de efeitos encadeados. Além do novo loop de efeitos, qualquer pedal ou rack de efeito pode agora ser colocado em qualquer slot de efeito. Está perdido? Passamos a explicar: isto significa que pedais podem ser usados na seção pós-rack, e os efeitos de rack podem ser usados em qualquer slot de pedal – ou qualquer pedalboard ou na seção de loop de efeitos. Isto abre as portas para ajustes ainda mais criativos e possibilidades inovadoras de escultura sonora.
Quando usado em modo standalone, o AmpliTube 4 apresenta uma DAW de 8 pistas embutida que torna a gravação de ideias um acto simples. O seu poderoso sequenciador em forma de editor de onda é muito fácil de usar, funcionando quase como um bloco de notas. Cada track conta com funções padrão de equalizador de agudos, médios e graves, controle de pan, volume, mute, solo e gravação, assim como um botão para adicionar efeitos, permitindo a aplicação de diferentes configurações de timbre e/ou pistas individuais.
O utilizador pode importar qualquer pista de áudio para a secção de DAW, definir pontos de loop e usar o controlo de velocidade embutido no para desacelerar passagens difíceis sem afetar o pitch, e usar o controle de pitch para trocar de tonalidade sem afetar a velocidade. Este recurso é perfeito para treinar solos difíceis ou praticar diferentes frases e melodias sobre uma progressão de acordes numa backing track.