Home / Lendas da Música /

Queen On Air reúne gravações inéditas dos Queen da década de 70

Queen On Air reúne gravações inéditas dos Queen da década de 70

 

A ascensão meteórica dos Queen durante os anos 1970 tem sido bastante documentada. Desde o gloriosamente ambicioso álbum homónimo de estreia, de 1973, até ao disco que os colocou no patamar dos maiores grupos de sempre, A Night At the Opera, de 1975, o grupo percorreu um caminho muito singular, que os tornou numa das bandas mais visionárias, inventivas e carismáticas da sua geração.

Mas existe um outro lado do percurso ascendente dos Queen que se tem mantido em segredo. Pelo menos até agora.

Entre fevereiro de 1973 e outubro de 1977, os Queen gravaram seis sessões em exclusivo nos estúdios de rádio da BBC. As 24 gravações que estas sessões produziram incluíam versões alternativas do single de estreia da banda, versões inéditas de alguns dos clássicos que se encontram nos álbuns do grupo e até uma versão radicalmente re-imaginada de um dos mais conhecidos hinos dos Queen e que até hoje nunca foi editada, nomeadamente de We Will Rock You.

Durante anos as gravações capturadas durante estas seis sessões foram guardadas e mantidas longe do público. Agora, pela primeira vez, as seis sessões que os Queen gravaram na BBC serão editadas em conjunto. Todas as gravações foram meticulosamente restauradas por Kris Fredriksson, engenheiro de som dos Queen, e masterizadas por Adam Avan, já premiado nos Grammys.

Queen On Air é o título da coletânea que já está disponível nas lojas num duplo CD, em triplo LP e numa caixa limitada de 6CD que inclui um CD com gravações ao vivo e três CD com entrevistas feitas na rádio. Para todos os fãs da banda britânica, Queen On Air é uma obra essencial para conhecer profundamente esta fase tão rica do percurso da banda.

Queen On Air: novas versões de músicas bem conhecidas

Desta coletânea faz parte uma nova versão de My Fairy King, a primeira canção dos Queen a ser transmitida na rádio, na altura pelo célebre divulgador e radialista John Peel. My Fairy King foi transmitida na BBC cinco meses antes do lançamento do álbum e single de estreia dos Queen, sendo que a versão que o grupo gravou na rádio é menos polida que a versão do disco, estando a voz de Freddie Mercury e os coros mais definidos.

 

O guitarrista Brian May descreve My Fairy King, uma das canções de Freddie Mercury que é frequentemente ignorada, como a predecessora do estilo barroco que se afirmou em canções icónicas como Bohemian Rhapsody e The March of the Black Queen.

O lyric vídeo criado para My Fairy King já foi disponibilizado pela produtora.

Queen On Air é muito mais do que um conjunto de gravações raras, é um autêntico retrato do momento em que os Queen se tornaram numa lenda musical.

Entre fevereiro de 1973 e outubro de 1977 a banda gravou seis sessões em exclusivo nos estúdios de rádio da BBC. As 24 gravações que estas sessões produziram incluem versões alternativas do single de estreia da banda, versões inéditas de alguns dos clássicos que se encontram nos álbuns do grupo e até uma versão radicalmente reimaginada de um dos mais conhecidos hinos dos Queen e que até hoje nunca foi editada, nomeadamente de We Will Rock You.

Queen On Air é muito mais que um conjunto de gravações raras, é um autêntico retrato do momento em que os Queen se tornaram numa lenda musical. Graças aos seus álbuns de estúdio e aos seus concertos históricos, o estatuto dos Queen cimentou-se como raros artistas conseguem. Com Queen On Air o mundo pode finalmente ouvir e descobrir este lado fascinante do seu legado.

Pode comprar também o álbum Queen On Air em:

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *