Home / Country /

Peace Trail de Neil Young: um novo manifesto em defesa da Terra

Peace Trail de Neil Young: um novo manifesto em defesa da Terra

 

Apesar da sua longa carreira, Neil Young não consegue estar parado. O icónico cantor e compositor canadiano anunciou o lançamento de mais um disco em 2016. Trata-se de Peace Trail, que sai no próximo dia 2 de dezembro pelo selo Reprise Records, num disco em que o artista manifesta novamente a sua preocupação com causas como a defesa do ambiente e do Planeta Terra.

Neil Young compôs e gravou Peace Trail pouco depois do lançamento de Earth, um álbum ao vivo com a maioria das músicas tocadas durante a sua última digressão “Promise of the Real” (que contou com a particpação da banda formada por alguns dos filhos de Willie Nelson), misturadas com sons da natureza e dos animais. O disco saiu em junho deste ano.

E agora, Neil Young regressa com um estilo mais convencional que o antecessor. Peace Trail foi gravado no Shangri-la Studios, do renomado produtor Rick Rubin, e é um trabalho acústico, com Jim Keltner tocando bateria e Paul Bushnell no baixo. Young coproduziu o disco ao lado de John Hanlon, que também mixou o LP.

Peace Trail já está em pré-venda no site de Neil Young e na loja online do PONOMusic. Quem comprar o álbum durante a pré-venda recebe também o download instantâneo da faixa-título.

O disco também será editado em CD e fita cassete, sendo que a versão em vinil chega às lojas apenas em janeiro de 2017.

Recordamos que em setembro, Neil Young lançou uma nova música e vídeo, “Indian Givers”, em apoio aos protestos do Native American contra a Dakota Access Pipeline. Essa canção faz parte do alinhamento de Peace Trail e foi composta apenas duas semanas antes de ter sido lançada, uma vez que menciona o militante Dale “Happy” American Horse Jr., preso em 31 de agosto.

 

Ouça “Indian Givers” AQUI.

Capa e tracklist de Peace Trail

1. “Peace Trail”
2. “Can’t Stop Workin'”
3. “Indian Givers”
4. “Show Me”
5. “Texas Rangers”
6. “Terrorist Suicide Hang Gliders”
7. “John Oaks”
8. “My Pledge”
9. “Glass Accident”
10. “My New Robot”

Quem é Neil Young?

O cantor, compositor e guitarrista Neil Young, nascido em Toronto, Canadá, em 12 de novembro de 1945, ganhou notoriedade quando participou do grupo Buffalo Springfield. Mas a consagração definitiva veio posteriormente, ao lado de David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash, no lendário grupo Crosby, Stills, Nash and Young.

Contudo, foi quando se lançou numa carreira a solo que Neil Young criou álbuns essenciais na música country, folk acústico e rock. A década de 1970 é conhecida por ser a época em que o artista lançou alguns dos seus principais álbuns, como “After the Gold Rush”, “Harvest” e “Rust Never Sleeps”.

Na década de 80, o canadiano fez experimentações diversas, obtendo resultados irregulares., num período menos feliz da sua carreira. No início dos anos 90, Neil Young recuperou a criatividade, aumentou ainda mais o volume da guitarra, dominando com mestria o som sujo, idiossincrático e distorcido que o caracteriza até aos dias de hoje.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *