Home / Blues /

Colors: Descubra o Arco-Íris Sonoro Embriagante de Beck

Colors: Descubra o Arco-Íris Sonoro Embriagante de Beck

 

Já descrito pela revista Rolling Stone como “uma explosão eufórica de pop experimental”, o 13.º álbum de estúdio de Beck, intitulado Colors, ficou disponível nas lojas numa… sexta-feira, dia 13. Sorte ou azar este é título mais apropriado da discografia de Beck, pois tal como toda a sua carreira, o disco desdobra-se num arco-íris embriagante de surpresas e doces auditivos que merecem a escuta atenta dos ouvintes.

Beck Hansen (nascido Bek David Campbell, 8 de julho de 19701 ) é um cantor, compositor e multi-instrumentista americano, conhecido pelo nome artístico Beck. Nasceu no dia 8 de Julho de 1970 em Los Angeles, sendo filho da atriz Bibbe Hansen e do músico David Campell. Com uma família de artistas, o jovem Beck cresceu num ambiente que incentivava o seu interesse pelas artes e sobretudo pela música, especialmente dos géneros folk e blues.

Ainda na juventude o pretendente a artista tocava guitarra, acompanhando de perto o surgimento da cena hip-hop de Los Angeles. Porém, algum tempo depois, Beck muda-se para casa dos avós na cidade de Kansas (EUA), onde o seu avô era um pastor da igreja presbiteriana.

Após um período curto vai para a Europa com outro avô, o também artista Al Hansen. Nessa época, Beck já tocava guitarra com influências de blues do Mississippi, desenvolvendo o talento para improvisar letras.

 

Com tanta arte a correr-lhe nas veias, espírito e alma, Beck abandona os estudos com apenas 16 anos e muda-se para Nova Iorque, determinado a vingar no Mundo da Música. Acompanhando um novo movimento musical gerado na zona de East Village em Nova Iorque, o artista tornou-se um membro ativo do género musical underground chamado antifolk, que combinava a sonoridade folk com a estética e atitude do punk.

Apesar da envolvência com a cidade nova-iorquina, Beck acabou por regressar em 1990 para Los Angeles, onde começou a exibir a persona artística genial que todos conhecemos.

Folk, blues do delta do Mississippi, hinos presbiterianos, hip-hop de rua, punk e improviso. Eis a paleta de cores com que Beck começou a preencher uma carreira que se iniciou oficialmente em 1993, quando editou o seu primeiro EP, intitulado Golden Feelings, que se tornou artefato raro.

O disco continha a canção que projectou Beck para o reconhecimento global: Loser, um hit instantâneo, que também entrou em Mellow Gold, o álbum de estreia de Beck numa grande editora.

 

Claro que Loser era perfeita para a Geração de 90, e desde então Beck conquistou a crítica, o público, as mentes e os corações de milhões de pessoas em todo o Mundo, com um carreira pontuada por momentos de genialidade, que agora é continuada com o novo disco editado em Outubro de 2017, produzido por Greg Kurstin e o próprio Beck.

 

Colors” é o primeiro álbum de inéditos de Beck desde “Morning Phase”, de 2014, que lhe valeu o Grammy de Álbum do Ano na 57.ª cerimónia dos Grammy Awards, bem como as distinções de Melhor Álbum Rock e Melhor Engenharia de Som (Exceto Música Clássica).

O álbum contribuiu ainda para que Beck fosse nomeado na categoria de Melhor Artista Masculino Internacional nos Brit Awards de 2015. Além do já revelado tema “Dear Life”, “Colors” conta ainda com os singles: “Dreams”, uma canção de verão com tons psicadélicos que a NPR descreveu como “urgentemente contemporânea e irresistivelmente vintage”, e a retro futurista “Wow”, que a NME definiu como um tema “funk selvagem brilhante”.

A crítica aliás tem aclamado fortemente este regresso de Beck aos álbuns com “Colors”. Confira algumas das opiniões mais reputadas em baixo:

“Instantaneamente memorável… Outro marco nesta carreira fascinante e imprevisível”Wall Street Journal

“‘Colors é gregário, extrovertido e comemorativo: um grande e brilhante álbum pop”UNCUT

“‘Colors prova que Beck ainda é um dos inventores mais corajosos do rock” Entertainment Weekly

“O seu melhor disco uptempo desde Odelay … Uma explosão de luz para nos acompanhar ao longo do inverno”Q Magazine

CONFIRA TODA A DISCOGRAFIA DE BECK NAS LOJAS ONLINE OU PLATAFORMAS DE STREAMING:

LIVRARIA CULTURA

FNAC PORTUGAL

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *