Home / Bateristas /

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

 

Jazz, hip-hop, rock e pop: todos estes géneros usam a bateria, ainda que de formas diferentes, para acrescentar aos seus ritmos sons únicos que nenhum outro instrumento seria capaz de produzir. A bateria, que terá surgido algures no início do século XX, começou por integrar bandas e orquestras sendo, antigamente, tocada por dois ou três músicos ao mesmo tempo.

Só com o avançar das décadas e a invenção do pedal e dos suportes para os tambores se fez da bateria um instrumento a ser tocado a solo. Mais modificações foram feitas à medida que os anos foram passando e novas gerações de músicos subiraam aos palcos. Na década de 80, por exemplo, a criação de baterias eletrónicas veio impor uma revolução musical que redefiniu estilos como o rock e o pop.

E, talvez não tão importante mas de igual forma notável, a Internet e as melhorias tecnológicas garantiram que o domínio da bateria poderia, de facto, ser feito por qualquer um. Hoje, basta um computador com Internet e uma bateria para que consiga, gradualmente, aprender a tocar este instrumento a partir de casa. Não acredita? Continue então a ler este post porque indicamos 6 cursos para aprender a tocar bateria.

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

Toque Duplos Ninja

Quem quer ser baterista? E quem quer ser um baterista medíocre? Você não é, de certeza. É esta a pergunta com que parte o curso Toque Duplos Ninja, uma formação online virada para todos os que se querem tornar verdadeiros ninjas da bateria. Com uma aprendizagem que é feita de forma gradual, e passo a passo, o aluno rapidamente começará a dominar este instrumento musical. O curso é composto por 5 vídeo-aulas que são complementadas com material didático em PDF. O aluno que não ficar satisfeito com o resultado pode, no período de 7 dias após a compra, cancelar a sua inscrição e receber todo o seu dinheiro de volta. Um curso que promete ensinar os básicos dos básicos para ser um ninja da bateria.

Guimadrum

O Guimadrum 2.0 é o curso por que tanto esperava! Quer aprender a tocar bateria? Quer concretizar o sonho musical que anda a alimentar há anos? Este curso ensina-o a fazer da bateria a sua melhor amiga, dominando várias técnicas, desde as mais básicas (disponíveis no módulo 1.0) às intermediárias e avançadas. De forma a conseguir uma boa aprendizagem, o curso integra módulos extra, para que aprenda a tocar samba e blues com a sua bateria e, ainda, a afinar o instrumento, a dominar detalhes mais técnicos e a utilizar um pedal duplo. Faça a sua inscrição no Guimadrum 2.0 e tenha acesso imediato a dezenas de vídeo-aulas, para além daquelas que estão disponíveis gratuitamente na plataforma. Leia o post completo que escrevemos acerca deste curso aqui.

 

Curso de Bateria Online

Voltado para todos os que estão cansados de vídeo-aulas demasiado aborrecidas e teóricas, o Curso de Bateria Online pretende ensinar de forma essencialmente prática. A linguagem é sobretudo simples e feita de músicos para músicos. Ao todo são 13 capítulos que procuram transformar principiantes em grandes bateristas. Os níveis de aprendizagem vão do básico ao avançado, sendo que o Curso de Bateria Online é também adequado a todos os bateristas intermédios que queiram chegar à próxima fase. Por outras palavras, através de exercícios práticos, aqui propõe-se a ajudá-lo a evoluir com um método simples mas eficaz. Bastam 3 meses de prática intensiva e de muito trabalho para que no final possa não só dominar melhor as baquetas, como conseguir ter um novo olhar sobre a bateria. Leia o post completo que escrevemos acerca deste curso aqui.

Drummers Meeting

Entre 4 e 10 de maio de 2015, aconteceu na Internet o primeiro encontro de bateristas online: o Drummers’ Meeting. O resultado final foram mais de 40 palestras e vídeo-aulas, ministradas por bateristas de renome no Brasil e no estrangeiro, e que partilham com qualquer aspirante a baterista uma série de técnicas a que devem o sucesso. Mais do que promover a união dos bateristas, este evento foi a oportunidade perfeita para estudar e aprender novas técnicas. Se o perdeu, não fique desanimado: pode ter acesso à gravação de todas as aulas graças ao Drummers’ Meeting – Pacote Completo. O acesso é permanente e permitir-lhe-á flexibilidade para ver e rever as aulas sempre que quiser. Leia aqui o post completo que escrevemos acerca deste evento.

Curso Addictive Drums 1.5

No curso Addictive Drums vai aprender a utilizar uma das melhores Baterias Virtuais que existe no mercado (Vst). Além de ser fácil de utilizar, graças à sua interface intuitiva, esta bateria digital é compatível com sistemas operativos Windows e Mac. Este curso, composto por uma única vídeo-aula com mais de duas horas de duração, está repleto de recursos e dicas para que consiga fazer a sua própria música numa bateria digital. Totalmente em português, este curso de Márcio Mourão encontra-se dividido em 12 capítulos, que começa com a abertura do software e vai até à mistura e edição dos sons produzidos pela Vst.

Video Aula Bateria Drummica para Kontakt

Por fim, apresentamos o curso Bateria Drummica para Kontakt, que conta também com a assinatura do músico Márcio Mourão. Desta vez, o alvo de estudo é o software Kontakt, uma excelente bateria virtual que foi criada em conjunto pela Neumann e pela Sennheiser, duas das maiores fabricantes de microfones do mundo. Uma das vantagens que esta bateria conta relativamente às outras é que, além da qualidade, é absolutamente grátis e pode ser descarregada a qualquer momento. Um curso que promete surpreender quem estiver interessado em fazer música digital com um dos melhores softwares de bateria do momento.

   

Partilhar este artigo

Comentários

  • Miguel
    27 junho, 2016

    Ai.. gosteis das opções de curso.
    Tenho uma batera eletrônica pra poder treinar no meu AP.
    Queria saber se existe um software para conectar a bateria e fazer algum tipo de tutorial/treinamento guiado pelo aplicativo. Tipo um guitar hero, onde eu toco e o programa me diz se eu fiz certo.

  • 25 fevereiro, 2017

    Post fera! Valeu

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *