Home / Bateristas /

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

bateria

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

    

Jazz, hip-hop, rock e pop: todos estes géneros usam a bateria, ainda que de formas diferentes, para acrescentar aos seus ritmos sons únicos que nenhum outro instrumento seria capaz de produzir. A bateria, que terá surgido algures no início do século XX, começou por integrar bandas e orquestras sendo, antigamente, tocada por dois ou três músicos ao mesmo tempo.

Só com o avançar das décadas e a invenção do pedal e dos suportes para os tambores se fez da bateria um instrumento a ser tocado a solo. Mais modificações foram feitas à medida que os anos foram passando e novas gerações de músicos subiraam aos palcos. Na década de 80, por exemplo, a criação de baterias eletrónicas veio impor uma revolução musical que redefiniu estilos como o rock e o pop.

E, talvez não tão importante mas de igual forma notável, a Internet e as melhorias tecnológicas garantiram que o domínio da bateria poderia, de facto, ser feito por qualquer um. Hoje, basta um computador com Internet e uma bateria para que consiga, gradualmente, aprender a tocar este instrumento a partir de casa. Não acredita? Continue então a ler este post porque indicamos 6 cursos para aprender a tocar bateria.

6 cursos para se tornar um mestre da bateria

Toque Duplos Ninja

Quem quer ser baterista? E quem quer ser um baterista medíocre? Você não é, de certeza. É esta a pergunta com que parte o curso Toque Duplos Ninja, uma formação online virada para todos os que se querem tornar verdadeiros ninjas da bateria. Com uma aprendizagem que é feita de forma gradual, e passo a passo, o aluno rapidamente começará a dominar este instrumento musical. O curso é composto por 5 vídeo-aulas que são complementadas com material didático em PDF. O aluno que não ficar satisfeito com o resultado pode, no período de 7 dias após a compra, cancelar a sua inscrição e receber todo o seu dinheiro de volta. Um curso que promete ensinar os básicos dos básicos para ser um ninja da bateria.

Guimadrum

O Guimadrum 2.0 é o curso por que tanto esperava! Quer aprender a tocar bateria? Quer concretizar o sonho musical que anda a alimentar há anos? Este curso ensina-o a fazer da bateria a sua melhor amiga, dominando várias técnicas, desde as mais básicas (disponíveis no módulo 1.0) às intermediárias e avançadas. De forma a conseguir uma boa aprendizagem, o curso integra módulos extra, para que aprenda a tocar samba e blues com a sua bateria e, ainda, a afinar o instrumento, a dominar detalhes mais técnicos e a utilizar um pedal duplo. Faça a sua inscrição no Guimadrum 2.0 e tenha acesso imediato a dezenas de vídeo-aulas, para além daquelas que estão disponíveis gratuitamente na plataforma. Leia o post completo que escrevemos acerca deste curso aqui.

 

Curso de Bateria Online

Voltado para todos os que estão cansados de vídeo-aulas demasiado aborrecidas e teóricas, o Curso de Bateria Online pretende ensinar de forma essencialmente prática. A linguagem é sobretudo simples e feita de músicos para músicos. Ao todo são 13 capítulos que procuram transformar principiantes em grandes bateristas. Os níveis de aprendizagem vão do básico ao avançado, sendo que o Curso de Bateria Online é também adequado a todos os bateristas intermédios que queiram chegar à próxima fase. Por outras palavras, através de exercícios práticos, aqui propõe-se a ajudá-lo a evoluir com um método simples mas eficaz. Bastam 3 meses de prática intensiva e de muito trabalho para que no final possa não só dominar melhor as baquetas, como conseguir ter um novo olhar sobre a bateria. Leia o post completo que escrevemos acerca deste curso aqui.

Drummers Meeting

Entre 4 e 10 de maio de 2015, aconteceu na Internet o primeiro encontro de bateristas online: o Drummers’ Meeting. O resultado final foram mais de 40 palestras e vídeo-aulas, ministradas por bateristas de renome no Brasil e no estrangeiro, e que partilham com qualquer aspirante a baterista uma série de técnicas a que devem o sucesso. Mais do que promover a união dos bateristas, este evento foi a oportunidade perfeita para estudar e aprender novas técnicas. Se o perdeu, não fique desanimado: pode ter acesso à gravação de todas as aulas graças ao Drummers’ Meeting – Pacote Completo. O acesso é permanente e permitir-lhe-á flexibilidade para ver e rever as aulas sempre que quiser. Leia aqui o post completo que escrevemos acerca deste evento.

Curso Addictive Drums 1.5

No curso Addictive Drums vai aprender a utilizar uma das melhores Baterias Virtuais que existe no mercado (Vst). Além de ser fácil de utilizar, graças à sua interface intuitiva, esta bateria digital é compatível com sistemas operativos Windows e Mac. Este curso, composto por uma única vídeo-aula com mais de duas horas de duração, está repleto de recursos e dicas para que consiga fazer a sua própria música numa bateria digital. Totalmente em português, este curso de Márcio Mourão encontra-se dividido em 12 capítulos, que começa com a abertura do software e vai até à mistura e edição dos sons produzidos pela Vst.

Video Aula Bateria Drummica para Kontakt

Por fim, apresentamos o curso Bateria Drummica para Kontakt, que conta também com a assinatura do músico Márcio Mourão. Desta vez, o alvo de estudo é o software Kontakt, uma excelente bateria virtual que foi criada em conjunto pela Neumann e pela Sennheiser, duas das maiores fabricantes de microfones do mundo. Uma das vantagens que esta bateria conta relativamente às outras é que, além da qualidade, é absolutamente grátis e pode ser descarregada a qualquer momento. Um curso que promete surpreender quem estiver interessado em fazer música digital com um dos melhores softwares de bateria do momento.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Comentários

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *