Home / Instrumentos Musicais /

Descubra 7 Instrumentos e Bibliotecas de Vozes para Fazer Músicas Soberbas

Descubra 7 Instrumentos e Bibliotecas de Vozes para Fazer Músicas Soberbas

Share this article

Giveaway Virtual Drummer
     

Todos os que fazem música através de hardware e software de edição musical sabem que existe um certo tipo de instrumento e biblioteca que é difícil de encontrar, sobretudo quando queremos ter algum tipo de controlo e qualidade de nível elevado. Ao contrário dos plugins VST para guitarra, teclado, baixo ou até mesmo baterias, as bibliotecas de som relacionadas com vozes são muitas vezes demasiado estáticas, simplistas e inócuas.

Apesar de ser útil de maneira pontual, os conjuntos de samples de voz, que habitualmente são apenas grupos de palavras ou expressões verbais compiladas em vários ficheiros, servem de pouco quando queremos criar faixas de vozes potentes, diversificadas e com todas as variáveis que procuramos durante o período de composição e mistura.

Por isso mesmo, porque sentimos na pele essa dificuldade comum a tantos músicos, produtores e compositores, hoje dedicamos o nosso olhar a 7 instrumentos e bibliotecas de vozes que permitem atingir resultados soberbos.

O melhor é que apresentamos esta solução da maneira mais económica possível, ou seja, são 7 bibliotecas de vozes que estão disponíveis no website Audio Plugin Deals, que foi alvo da nossa atenção aqui nesta entrevista.

A importância da voz humana na Música

A voz humana é muito poderosa. E é muito importante para os humanos. É através dela que comunicamos com o mundo exterior as nossas ideias, emoções e personalidade. A voz é o próprio emblema do locutor, indelevelmente entrelaçado no tecido da fala e no cantar.

Nesse sentido, cada um dos nossos enunciados de língua falada carrega não apenas a sua própria mensagem, mas também, através do sotaque, tom de voz e qualidade vocal habitual, constitui ao mesmo tempo uma declaração audível da nossa inclusão em determinados grupos sociais, representando a nossa identidade física e psicológica.

O instrumento musical mais antigo é a voz humana. Como cada cantor é o seu próprio instrumento, a voz nunca se distancia totalmente da personalidade. Mas é possível manipulá-la, fazer intervalos vocais, jogar com ritmos, formas de cantar, explorar ritmos de respiração.

As possibilidades são infinitas. Desde os sons espontâneos que fazemos para expressar qualquer coisa, como a euforia (woohoo) ou constrangimento (ops), até a entoação de escalas musicais todas as expressões da voz dizem muito mais sobre o que estamos a sentir do que outras manifestações.

De acordo com uma nova pesquisa da UC Berkeley, que provou que um suspiro não é apenas um suspiro, os cientistas conduziram uma análise estatística das respostas do ouvinte a mais de 2.000 exclamações não-verbais conhecidas como “explosões vocais” e descobriram que elas transmitem pelo menos 24 tipos de emoção. Os estudos anteriores de explosões vocais definiram o número de emoções reconhecíveis próximo a 13!

Os resultados, recentemente publicados online no jornal American Psychologist, são demonstrados em cores e sons vívidos no primeiro mapa de áudio interativo de comunicação vocal não verbal.

“Este estudo é a demonstração mais extensa de nosso rico repertório vocal emocional, envolvendo breves sinais de mais de duas dúzias de emoções tão intrigantes quanto admiração, adoração, interesse, simpatia e constrangimento”, disse Dacher Keltner, autor do estudo, professor de psicologia na UC Berkeley e diretor do Greater Good Science Center, que ajudou a apoiar a pesquisa.

Estas descobertas mostram que a voz é uma ferramenta muito mais poderosa para expressar emoções do que se supunha anteriormente. São resultados que mostram que as expressões emocionais que advêm da voz são muito poderosas e, por isso mesmo, faz ainda mais sentido quando você é um músico, compositor, produtos que quer criar música com vozes incorporadas. Tem isto tudo a ver com aquilo que afirmamos na introdução deste artigo.

Assim, se você está à procura de bibliotecas de vozes de elevada qualidade, e que pode ser usada com várias opções de controlo, então deve ler este artigo até ao final.

 

India Vocals by Rast Sound

A Rast Sound, uma marca em ascensão, é composta por um coletivo de designers de som, engenheiros, produtores e músicos com sede em Istambul e Berlim. Eles têm lançado mais pacotes de som e instrumentos personalizados de vários tipos de sessões de gravação para produtores e compositores usarem em todo o mundo, oferecendo loops de diferentes comprimentos, one-shots e loops processados ​​personalizados para caber em qualquer género.

É neste contexto que surgiu o Rast Sound – India Vocals uma biblioteca vocal detalhada e cheia de recursos, composta por samples vocais e instrumentos solo manipuláveis, que permite aos compositores e produtores musicais produzir os melhores sons de alta qualidade.

O software integra mais de 1GB para utilização no Kontakt da Native Instruments ou em ficheiros WAV, incluindo performances com mais de 250 samples e mais de 100 Padrões combinados com instrumentos solo facilmente controlados ​​para criar várias abordagens sonoras.

É uma ferramenta abrangente que vem com improvisações infinitas, devidamente preparada para tocar vozes a solo com vários estilos e padrões ricos em inspiração. De facto, o Rast Sound – India Vocals assume-se como uma biblioteca poderosa para compositores, produtores e beatmakers que desejam aproveitar o talento de 3 artistas de topo com uma riqueza de inspiração única.

Todos os performers transmitem a cultura da música indiana e são gravados em preciso detalhe, através de improvisações, padrões, frases, palavras e multiamostras. Além destes atributos, o India Vocals permite a execução em staccato e legato, assim como padrões sincronizados no tempo e frases adicionais mapeadas.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR INDIA VOCALS BY RAST SOUND

 

MidEast Vocals II by Rast Sound

Também lançado pela Rast Sound, o MidEast Vocals II é também um instrumento para Kontakt, que apresenta gravações de 3 vocalistas diferentes, cujo estilo vocal varia desde o género tradicional ao contemporâneo. É uma biblioteca impressionante que conjuga amostras tradicionais, improvisadas, étnicas e vocais de várias culturas da música do Médio Oriente.

O seu conteúdo é dividido em diferentes samples, incluindo improvisações longas e curtas, loops naturais, loops processados ​​e instrumentos vocais multi-sampleados facilmente manipuláveis ​​em modo solo. Se você ambiciona criar músicas com esta coleção diversificada de samples vocais, certamente encontra no MidEast Vocals um estilo especializado e com impacto cultural.

Cada um dos 4 vocalistas (2 Masculinos + 2 Femininos) gravados corresponde a um instrumento separado para tons longos solo e tons longos etéreos. Os tons longos são na sua maioria estáticos, mas têm dinâmicas diferentes em toda a gama de notas, além de momentos de vibrato característicos e lindos!

Os instrumentos solo soam muito bem também quando são tocados como acordes ou intervalos, uma vez que cada nota possui o seu próprio caráter e realismo. Os instrumentos de curta e longa duração integram frases vocais e técnicas dos cantores clássicos do Médio Oriente.

Você pode tocar as frases vocais no Kontakt ou importar os arquivos .wav incluídos para a sua DAW para manipular, cortar e sincronizar com o tempo da sua música. Existem improvisações cuja duração se estende até 1 minuto, o que é um factor importante para músicos, produtores e compositores que desejam obter muita flexibilidade e escolha. Mas destacamos sobretudo a opção do Vocal Ensemble (um pequeno coro) cujos sons são excitantes e particularmente vibrantes.

Na nossa opinião, os loops naturais e processados ​​são particularmente adequados para o género musical EDM e para DJs, já que possuem grande variedade de material de samples organizados numa infinidade de grooves diferentes. Para uma biblioteca menor, existe uma ampla gama de opções vocais neste instrumento incrível que se adequada a diferentes géneros.

O Kontakt Player personalizado possui algumas ferramentas básicas de manipulação como um envelope de ataque e liberação, reverb com seis espaços e um afinador para ajustes grosseiros, finos, micro e macro. Aumentar os botões de ataque e liberação funciona muito bem para os samples vocais etéreos. E, uma vez que todas as frases longas e curtas estão disponíveis numa tonalidade específica, você definitivamente precisará fazer experiências com a seção Tuner.

Os números desta biblioteca de voz são muito atraentes:

1 GB de ficheiros descompactados para Kontakt e WAV

206 Amostras

87 Improvisações Longas e Curtas

62 Loops

57 Multisamples

12 instrumentos solo, reprodutores de padrões e conjunto vocal para Kontakt

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR MIDEAST VOCALS II BY RAST SOUND

 

Aurora Choir by ARIA SOUNDS

O Aurora Choir é uma biblioteca de vozes que apresenta um coro elegante e poderoso para utilização no Kontakt, sendo o culminar de muitas horas de trabalho, estudo e ajustes.

Na verdade, podemos afirmar que foi e é uma grande conquista para a Aria Sounds, cujo percurso na indústria de produção musical tem abrangido uma grande variedade de instrumentos solo, incluindo orquestra tradicional, assim como uma variedade de instrumentos mundiais e percussão. O destaque do seu portfolio porém é a famosa London Symphonic Strings, uma orquestra de cordas de 40 instrumentos sampleada com uma grande variedade de articulações.

Assim, quando apresentaram o Aurora Choir, a empresa ficou ainda mais perto de atingir com brilhantismo o seu objectivo de proporcionar instrumentos virtuais a um preço acessível para que mais pessoas possam fazer boa música.

A biblioteca contém Sopranos e Altos (instrumentos separados para máximo controlo) e tem um tom legato absolutamente impressionante. Além disso, integra sílabas curtas, organizadas num sequenciador de fácil execução. Você pode simplesmente organizar a sua frase na sequência e tocar sem parar, enquanto o coro canta automaticamente as sílabas que você inserir previamente.

Você pode criar as suas próprias frases épicas de modo muito fácil através do sequencer, além de utilizar bonitos sopranos e altos sonoros com 3 distintos modos jogáveis! No total, esta biblioteca tem 11 GB de conteúdos.

O Aurora Choir vem com 3 modos distintos:

Sílabas de Legato Verdadeiras

Modo Polifónico

Modo Shorts de sílabas

O modo True Legato Syllable permite que você toque “aah”, “eeh”, “ih” ou “oh” em true legato (com amostras em 2 dinâmicas), fornecendo 8 conjuntos completos de intervalos de legato – que são perfeitos para realismo e variedade.

O modo polifónico permite tocar acordes completos em uníssono. A dinâmica para este modo e para o modo legato verdadeiro é controlada pela roda de modulação (CC1).

Também está incluído o modo Shorts de sílabas, permitindo que você toque 24 curtas de sílabas diferentes, cada uma com 3 camadas dinâmicas, sequenciais na GUI, dando um total de 72 variações por nota curta.

A seção do sequenciador permite a criação de linhas faladas extremamente realistas e poderosas, com as 24 sílabas incluídas. Você também pode controlar a velocidade ou precisão da sequência, para que pareça mais solta e prolongada, ou muito rápida, urgente, poderosa e épica.

A sequência padrão mostra o texto “Dies Irae”, mas você pode personalizar facilmente ou alterá-lo completamente. Basta clicar em qualquer sílaba e selecionar uma diferente das 24 opções no menu suspenso que se abre. Cada sílaba foi gravada em 3 dinâmicas, que respondem à velocidade.

O G # baixo (em amarelo) pode ser usado para redefinir a sequência para o início, caso você não queira usar todas as 24 etapas todas as vezes, permitindo uma variação ainda maior.

Outro factor desta biblioteca de vozes que se destaca consiste na possibilidade você conseguir personalizar o seu som com 4 posições de mic em qualidade pristina de 48 khz / 24 bit! O coro foi gravado numa sala de tamanho médio, para um som puro e claro, usando 4 posições de microfone a 48kHz / 24 bits para garantir que nenhuma parte do glorioso som dos vocalistas fosse perdida.

Uma variedade de microfones foi usada, incluindo microfones Neumanns, DPA’s e Coles 4038. Escolha entre cada uma delas ou crie a sua própria mistura pessoal a partir das 4 posições disponíveis (perto, fita, meio e longe). As posições são ordenadas da posição mais próxima para a mais distante, e você ainda tem a opção entre microfones condensadores próximos e microfones de fita próximos (para um som mais escuro e mais quente).

Se você deseja um som ainda mais reverberante existe um controle deslizante de reverberação na interface e você também ficará satisfeito em saber que esta biblioteca aceita reverberação externa muito bem.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR AURORA CHOIR BY ARIA SOUNDS

 

Divine Vocal Mantras by Black Octopus Sound

A diversidade geográfica, linguística e cultural da Índia contribui para uma ampla gama de estilos musicais dentro da música indiana. Certos estilos populares e tradições musicais importantes para uma região podem ser virtualmente desconhecidos em outras. Neste segmento, as vozes indianas que cantam mantras ocupam um lugar especial.

Mantra, para quem não sabe, corresponde a uma expressão sagrada, um som numinoso, uma sílaba, palavra ou fonemas ou grupo de palavras em sânscrito, pali e outras línguas que os praticantes acreditam ter poderes religiosos, mágicos ou espirituais.

Os primeiros mantras foram compostos em sânscrito védico na Índia e têm pelo menos 3.500 anos de idade. Na sua forma mais simples, a palavra ॐ (Aum, Om) serve como um mantra, e alguns especialistas acreditam que corresponde ao primeiro som que se originou no planeta Terra.

O som Aum, quando produzido, cria uma reverberação no corpo que ajuda o corpo e a mente a acalmarem-se. Em formas mais sofisticadas, os mantras são frases melódicas com interpretações espirituais, como um anseio humano pela verdade, realidade, luz, imortalidade, paz, amor, conhecimento e ação. Alguns mantras sem significado literal são musicalmente edificantes e espiritualmente significativos.

A Black Octopus Sound (outra marca cujo percurso ascendente temos seguido com particular interesse) apresenta o pacote Divine Vocal Mantras, uma biblioteca verdadeiramente requintada de cantos espirituais indianos e acapellas. Este pacote de amostra épica contém quase 3 GB de cânticos sagrados autênticos e hipnóticos, perfeitos para faixas sonoras tradicionais ou para EDM moderno (como Psytrance, Trap e Dubstep), assim como muitos outros estilos de música.

O Divine Vocal Mantras foi profissionalmente gravado, composto e produzido pelo lendário compositor Pandit KV Balakrishnan (Mystical India Percussion, Deep India, Indian Bamboo Flute), sendo por isso mesmo assegurada a máxima qualidade e excelência de um dos melhores músicos indianos.

Incluídos no pacote estão lindos vocais masculinos e femininos, apresentados como conjuntos de coros, harmonias e samples individuais para permitir máxima flexibilidade a cada músico, compositor e produtor escolher exatamente como deseja sobrepor as suas camadas sonoras. Os vocais foram habilmente organizados por vários temas, como Cinematic Style, Tribal, Lullaby, Love, Folk style, Film style, Arabic, Classical e muito mais estilos que asseguram facilidade na escolha do ambiente desejado para as suas faixas.

Todos os sons são arquivos WAV de 24 bits livres de royalties e marcados com ritmo e teclas, sendo que a maioria estão disponíveis com versões dry & fx.

Atenção: este é um pacote de amostra vocal, os elementos musicais ouvidos na demonstração não estão incluídos no pacote.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR DIVINE VOCAL MANTRAS BY BLACK OCTOPUS SOUND

 

Celestial Voices Calypso by Auddict

O Celestial Voices Calypso corresponde a uma biblioteca vocal feminina solo para o Kontakt cuja qualidade sonora soberba pode facilmente impressionar.

Esta biblioteca contém um vocalista soprano solo, gravada com uma grande variedade de microfones, misturados em 5 perspectivas, incluindo 3 opções de close (LDC, SDC e Ribbon), além de um par de médios e perspectiva de palco, permitindo ao utilizador misturar entre um close som seco adequado para pop / rock, trilhas sonoras, assim como um som operático distante e mais projetado.

Estão incluídos 5 verdadeiros modos de legato (nomeadamente aah, eeh, ee, ih e mm), além de mais 12 consoantes, que podem ser escolhidas para iniciar uma frase de legato ou misturar dentro do legato, multiplicando desse modo as possibilidades da frase.

As consoantes incluídas, brilham mais quando usadas como pequenos acréscimos ao início das frases. Eles não foram projetados para serem pressionados por muito tempo e em loop, caso contrário, você perderá o realismo. Se você escolher iniciar uma frase com uma nota longa (digamos, três segundos e meio ou mais), escolha uma das cinco vogais. Estilística e realisticamente, esta é de longe a melhor opção.

Esta biblioteca tem 4 GB de tamanho, sendo fácil classificar este produto assinado pela Auddict como vocais femininos solo de tirar o fôlego que provocam uma emoção poderosa.

Celestial Voices Calypso promete “vocais femininos solo espirituais, etéreos” e oferece exatamente isso. Criar uma biblioteca vocal solo convincente não é tarefa fácil, mas a Auddict parece ter capturado expressividade e paixão nesta biblioteca com frases muito bem selecionadas, cheias de curvas e muito mais.

É um instrumento vocal multi-sampleado que proporciona performances muito convincentes, sendo muito fácil de usar e bastante expressivo.

Os instrumentos são muito bem planeados, a articulação e a funcionalidade de comutação facilitam a criação de frases realistas e a adição de controlos para vibrato é muito bem-vinda. Se você deseja adicionar um toque exótico ou intriga ao seu trabalho musical, sobretudo em música ambiente, épico ou mesmo étnico, então esta é uma biblioteca a considerar seriamente.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR CELESTIAL VOICES CALYPSO BY AUDDICT

 

Cristina Soto Vocal Atmospheres by Black Octopus Sound

A vocalista de dance music superstar Cristina Soto reuniu esforços com a Black Octopus Sound para criar a, uma coleção incrível de vocais livres de royalties.

Residente em Austin, TX, Cristina Soto é uma cantora / compositora e performer ao vivo para projetos vocais de vários géneros, amplamente conhecida pelo seu trabalho em EDM. Ela é treinada em ópera, jazz, teatro musical e vocais gospel e toca vários instrumentos.

A amplitude da experiência musical de Cristina permite que ela se mova como um camaleão entre géneros musicais, permitindo que os seus vocais ricos, emocionais e edificantes sejam uma verdadeira atração. Como vocalista original do power duo Tritonal, os tons etéreos e as letras inebriantes de Cristina desempenharam um papel instrumental em trazer seu trance melódico, mas progressivo, para a vanguarda da cena da dance music.

Famosa por trabalhar com artistas como Tritonal, Illenium & Said the Sky, Au5, Bassnectar, Psymbionic, Matt Lange e muitos outros, Cristina Soto adicionou a sua experiência em estúdio para proporcionar uma solução sonora extremamente interessante na criação do instrumento virtual Cristina Soto Vocal Atmospheres.

Neste software poderoso existem 12 pastas de conteúdo vocal altamente utilizável, incluindo 6 canções completas. Tudo isso com camadas vocais, harmonias, doubles, versos, refrão e até mesmo várias hastes de violão! Abrangendo o espectro de 120-182BPM, este pacote é o complemento perfeito para as suas produções, independentemente do estilo!

Cada uma das músicas completas é gravada em tons diferentes para maior versatilidade, sendo de realçar que cada um deles foi pensado para ativar uma ideia ou elevar um caminho já existente para o próximo nível. Há também 6 pastas de efeitos vocais incríveis, com Atmospheres, Vocal Chops (ambos os loops e uma cena), palavra falada e aumentos vocais.

Este pacote é projetado para fornecer a você um nível de qualidade extremamente alto e vozes profissionais na sua música, sendo elaborado de forma brilhante de modo a tornar a sua experiência de produção muito mais agradável. A qualidade, organização e extrema versatilidade deste pacote garantem que seja altamente utilizável por muitos anos.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR CRISTINA SOTO VOCAL ATMOSPHERES BY BLACK OCTOPUS SOUND

 

Lyrical Vocal Phrases by SONUSCORE

Quem ouvir a biblioteca Lyrical Vocal Phrases da SONUSCORE pela primeira vez pode facilmente criar na sua mente imagens de paisagens exóticas, criaturas encantadas e aventuras épicas. Não é por acaso!

Conny Kollet, a cantora que gravou esta biblioteca, destacou-se na banda-sonora de filmes como O Hobbit: a Desolação de Smaug, Os Pergaminhos Antigos, Mortal Kombat X, Halo Legends e muito mais.

Assim, não é propriamente uma grande surpresa que a sua voz deslumbrante evoce o mundo da fantasia de maneira tão imediata e forte, pois sem dúvida que ela é bastante talentosa na criação de linguagens e performances através de 4 designs próprios, incluindo temas falados.

São mais de 300 frases, divididas em 17 temas, sendo de referir que um tema corresponde a um grupo de 5 frases que se adequam a um ambiente ou ambiente específico. A maioria dos temas (exceto aqueles que são falados) podem ser reproduzidos em qualquer tonalidade; a raiz pode ser alterada usando os interruptores de chave começando em C2.

Os temas stão disponíveis com escalas em tonalidade menor, Etno Maior, Etno Menor, Dorian, Lydian e falada. Existe também um tema bónus chamado Whispering Witches, que integra cânticos crepitantes, sinistros e às vezes quase roucos.

Dentro de um tema existem 5 frases completas que foram subdivididas em aberturas, meios e finais, permitindo dezenas de combinações, assim como 2 finais curtos que são duplicados no teclado para um rápido retorno à raiz. As frases de um tema também podem ser combinadas com as de outro tema, permitindo ainda mais combinações.

De referir que a cada tema é atribuída a sua própria chave seletora, que se torna disponível na faixa C5-B5 quando um tema é selecionado na janela principal. A seleção de vários temas dá acesso rápido a todas as frases dentro dos temas selecionados por meio dos interruptores de tecla, o que se torna particularmente útil quando quiser selecionar todos os temas designados como secundários e, em seguida, alternar entre eles para combinar frases.

Atrás da janela principal, existe uma rack de efeitos que possui EQ multibanda, Delay e 5 Reverbs especialmente projetados. Na parte inferior encontra uma predefinição divertida chamada Mystique, para quando você precisar que a sua vocalização seja ainda mais misteriosa.

Embora seja uma biblioteca de frases, você tem controle total sobre a tonalidade usada pelo artista solo. O processo de amostragem foi muito cuidadoso para capturar performances em vários níveis de afinação, o que permite dizer que esta biblioteca soa genuína em cada tonalidade e não como se tivesse mudado de afinação. Existe um botão que permite a você acelerar ou desacelerar as frases, mantendo a autenticidade mesmo nos extremos.

A Sonuscore pensou também na capacidade de reprodução ao projetar o mecanismo para esta biblioteca e, por isso mesmo, existe uma janela útil na parte superior chamada Phrase Progress Bar que permite que você veja a forma de onda da frase com um streamer mostrando a posição de reprodução em tempo real. Uma vez que o streamer chega à borda da barra de progresso de frase, você pode acionar a próxima frase sem problemas.

No geral, esta biblioteca é fácil de usar, muito bem projetada para ser eficaz em vários géneros e, em particular, adequada para o reino da fantasia com letras cativantes que transportam imediatamente o ouvinte para um reino distante e geram entusiasmo pela história que se pode desenvolver ao nível musical.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR LYRICAL VOCAL PHRASES BY SONUSCORE

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *