Home / Indústria Musical /

YouTube for Artists: uma ferramenta a pensar no mundo da música

youtube for artists

YouTube for Artists: uma ferramenta a pensar no mundo da música

 

Não vale a pena esconder. Todos usamos o YouTube para ouvir música. Mesmo que as plataformas de streaming, como o Spotify e o Apple Music, estejam muito em voga, a verdade é que o YouTube continua a ser o primeiro a receber novas músicas e videoclips dos seus artistas favoritos.

Vamos somar a tudo isso o facto de que o YouTube tem lançado, nos últimos anos, inúmeros artistas que se auto divulgam com vídeos. Basta olharmos para os casos dos YouTubers que, só em Portugal, têm conseguido milhares de seguidores. Com ajuda de uma câmara e de um computador, estes jovens têm conquistado audiências com o mais variado tipo de conteúdos: fazem sketchs cómicos, falam sobre temas do dia-a-dia, desabafam sobre a sua vida pessoal ou, como acontecem em alguns casos, fazem a sua própria música.

Uma vez que este é um blog de música vamo-nos focar mais nesta última parte: fazer música e divulgá-la através do YouTube. Há quem o faça anos. Alguns artistas, como é o caso de Ana Free, tornaram-se de tal forma populares que até conseguiram assinar contratos com editoras. A nível internacional outros nomes também começaram assim. O mais notável é, talvez, Justin Bieber, que começou por partilhar as suas covers no YouTube e conta hoje com o segundo vídeo mais visto de toda a plataforma.

Perante todo este potencial, o YouTube reconheceu uma oportunidade e decidiu prestar a sua pequena ajuda a artista, reservando grande parte dos conteúdos àqueles que estão a dar os seus primeiros passos. Neste post, apresento-lhe o Youtube for Artists, uma plataforma para artistas novos e artistas que já vingaram no mercado mas que partilham o mesmo objetivo: usar o YouTube para chegar aos seus fãs.

YouTube for Artists: afinal, como é que isto te pode ajudar?

O Youtube for Artists assumiu-se como uma nova iniciativa dirigida a todos os músicos que se querem ligar à audiência, gerir vídeos e analisar estatísticas… Mas que não o conseguem fazer. É o seu caso? Então pouse a guitarra durante alguns minutos e continue a ler este artigo.

Antes mais, aconselhamo-lo a ver este breve vídeo de apresentação da plataforma.

A reunir informação útil, pronta para responder a todas as suas dúvidas, o YouTube acredita estar a apoiar e incentivar todos os artistas, principalmente os iniciantes. Há muito material por onde aprender. A partir de vários tutoriais pode finalmente tirar todas as suas dúvidas sobre como usar as ferramentas e técnicas de marketing do Youtube, como melhorar a qualidade dos vídeos e como conseguir mais audiência.

Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa: como é que o YouTube for Artists te pode ajudar?

 

A parte pela qual deves começar é a Master the basics. Ao entrar neste separador vais ter acesso imediato a truques, dicas e importantes lições relacionadas com marketing digital e utilização do YouTube. Detalhadamente é explicado como funcionam os algoritmos do YouTube – responsáveis por determinar em que posição aparecem os vídeos quando alguém fizer uma pesquisa – e como um utilizador otimizar os conteúdos para melhor figurar nos resultados de pesquisa.

Queres que o teu vídeo seja o primeiro a aparecer quando alguém escrever uma certa palavra? Então tens de ler estes conselhos para te tornares um verdadeiro mestre. O melhor de tudo é que esta informação é absolutamente grátis.

Agora, algo importante: quem vê os teus vídeos? De onde vêm essas pessoas? A parte relacionada com as estatísticas vai ser a tua melhor amiga na hora de analisar a performance dos vídeos. Além de permitir ver o número de visualizações dos teus vídeos oficiais, o YouTube for Artists permite-te analisar o desempenho de vídeos onde esteja presente sons que tenhas produzido. Claro que isto funcionará melhor quando atingires um nível de popularidade suficiente para que outros utilizadores comecem a partilhar a tua música nos seus canais.

YouTube for Artists: monetizar os teus vídeos

E, por fim, a pergunta que todos querem ver respondida: como ganhar dinheiro no YouTube? O YouTube for Artists responde a essa pergunta propondo que te associes ao YouTube Partner Program. Ainda que não esteja disponível em todo o mundo, este sistema permite monetizar os vídeos através da inclusão de publicidade. Assim, quanto mais visitas tiveres nos teus vídeos, maior será a comissão que o YouTube te vai pagar por deixares que outras empresas anunciem no teu espaço.

Este programa permite ainda que participes na versão beta do Music Key, a plataforma de streaming de música que o YouTube tenciona lançar oficialmente nos próximos meses.

O Youtube for Artists também te ensina a criar anotações sobre os teus vídeos para que o público possa facilmente saltar de um vídeo para o outro ou ir diretamente para uma página onde vendas artigos de merchandising ou bilhetes para os teus concertos. Não é incrível?

Resta falar do Music Insights. Esta é uma ferramenta útil para artistas, sem dúvida, mas não para os iniciantes. Aqueles que já alcançaram mérito na indústria musical podem digitar os seus nomes e ver quantos utilizadores viram os seus vídeos em cada país. Isto serve para quê? Para decidir em que cidades passar quando planearem uma tour de concertos, por exemplo. Se um dia conseguires usar esta ferramenta, então é sinal de que alcançaste o sucesso que tanto procuravas.

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *