Home / Lendas da Música /

The Beatles: 50 anos depois, a celebração de luxo do disco Abbey Road

The Beatles: 50 anos depois, a celebração de luxo do disco Abbey Road

Foi há 50 anos, no dia 8 de agosto de 1969, que a banda mais célebre do mundo saiu dos EMI Recording Studios, em Londres, para caminhar, em fila única, pelas faixas a preto e branco da passadeira mais próxima de Abbey Road na capital inglesa.

Com o fotógrafo Iain MacMillan equilibrado numa escada e um polícia a parar o trânsito da rua, os The Beatles cruzaram por três vezes a passadeira, liderados por John Lennon, seguidos por Ringo StarrPaul McCartney e George Harrison. Foram tiradas apenas seis fotos, tendo a quinta sido a escolhida para a capa do penúltimo álbum da banda britânica, intitulado Abbey Road.

O novo vídeo de Here Comes The Sun dá as boas-vindas aos espectadores no Estúdio Dois, dos Abbey Road Studios, onde os Beatles gravaram a maior parte de Abbey Road, de forma a experienciar um nascer do sol único e comovente sobre os instrumentos e equipamentos da banda. Tendo trabalhado de perto com a Apple Coprs Ltd., o vídeo é realizado pela equipa de direção da Trunk AnimationAlasdair + Jock (Alasdair Brotherston e Jock Mooney) e produzido por Maria Manton da Trunk.

A peça central do vídeo foi filmada e meticulosamente trabalhada no Estúdio Dois de Abbey Road. O vídeo mostra-nos fotos do arquivo da Apple Corps e fotos e imagens de arquivo tiradas por Linda McCartney e cedidas por Paul McCartney.

Lançado a 26 de setembro de 1969, Abbey Road marcou a última vez em que JohnPaulGeorge e Ringo trabalharam juntos enquanto banda.

Em 2019, os The Beatles celebram o aniversário de Abbey Road com uma série de reedições que chegaram às lojas de todo o mundo. Os 17 temas do álbum foram novamente misturados pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro de mistura Sam Okell em stereo, stereo de alta resolução, 5.1 surround e Dolby Atmos, acompanhados de 23 gravações de sessões e maquetes, a maioria inéditas.

“As gravações dos Beatles passaram por muitas reviravoltas. Aqui estávamos nós – ainda a imaginar a magia de tudo isto”, recorda McCartney no seu prefácio escrito para as reedições de aniversário de Abbey Road.

CONFIRA A VERSÃO REEDITADA DO DISCO ABBEY ROAD NAS LOJAS ONLINE

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

Abbey Road: 50 anos depois uma reedição de luxo

Esta nova edição sucede às aclamadas edições alargadas e remisturadas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e THE BEATLES (White Album) em 2017 e 2018, respetivamente.

Para criar as novas misturas em stereo, 5.1 surround e Dolby Atmos, Martin e Okell trabalharam com uma equipa de engenheiros de som e especialistas em restauração áudio nos Abbey Road Studios. Todos os novos lançamentos de Abbey Road contam com a nova mistura em stereo, criada diretamente a partir das gravações originais em fita de 8 pistas. Para produzir a mistura, Giles foi guiado pela mistura em stereo original, supervisionada na altura pelo seu pai, George Martin.

“A magia vem das mãos a tocarem os instrumentos, da mistura das vozes dos Beatles, da beleza dos arranjos”, explica Giles Martin na sua introdução a esta nova edição. “O nosso objetivo foi simplesmente o de garantir de que tudo soa tão fresco e tem um impacto tão grande quanto no dia em que foi gravado.”

A edição mais completa de Abbey Road é a versão Super Deluxe, que contém 40 temas em 3CDs e um disco Blu-ray (Dolby Atmos, alta resolução stereo 96kHz/24bit e 96kHz/24bit DTS-HD Master Audio 5.1).

Esta caixa traz um livro de capa dura de 100 páginas com prefácio de Paul McCartney, uma introdução de Giles Martin, capítulos escritos pelo historiador dos Beatles, Kevin Howlett, sobre os meses que antecederam as gravações de Abbey Road, detalhes sobre cada tema, notas das sessões de gravação, e ainda um ensaio do jornalista David Hepworth sobre a influência do álbum nos últimos 50 anos.

O livro é ilustrado com fotografias raras e inéditas, incluindo muitas de Linda McCartney, imagens nunca antes publicadas de manuscritos, rascunhos e uma partitura de George Martin, correspondência dos Beatles, entre outro material.

A versão digital desta edição Super Deluxe apresenta todos os 40 temas para download e streaming nos formatos standard e MFiT, bem como em alta resolução áudio (96kHz/24 bit) para download.

Abbey Road foi mais um sucesso para os The Beatles, mantendo-se no 1.º lugar do top de vendas no Reino Unido durante 17 semanas, enquanto alcançou o impressionante marco de 11 semanas no 1.º lugar do top da Billboard, nos EUA.

Em 1995, Abbey Road foi incluído no Grammy Hall of Fame, tendo sido reconhecido pela sua “importância histórica”.

Ainda hoje, Abbey Road é o álbum mais bem vendido dos The Beatles, tendo a sua popularidade e influência crescido sempre desde o seu lançamento.

Desde o lançamento de Abbey Road que a passadeira londrina se tornou num dos locais mais fotografados em todo o mundo, estando protegida como marco histórico e sendo visitada por milhares de fãs da banda inglesa todos os anos. Devido ao sucesso do álbum dos The Beatles, os EMI Recording Studios foram rebatizados de Abbey Road Studios.

Sendo propriedade da Universal Music Group, os Abbey Road Studios são os estúdios mais famosos de todo o mundo e um verdadeiro ícone musical global.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *