Home / Indústria Musical /

10 datas alternativas que podem representar o Dia Mundial do Rock

dia mundial do rock

10 datas alternativas que podem representar o Dia Mundial do Rock

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas
 

Hoje é Dia Mundial do Rock… ou talvez não. A controvérsia relativa à origem deste dia nos nossos calendários continua a ser alvo de discussão na comunidade musical e o consenso é difícil de encontrar. Por não entendermos à primeira vista as razões que justificam o porquê de ser este o dia eleito para celebrar a música rock, fomos navegar na Internet à procura de respostas.

A data é uma alusão direta ao evento Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985. Este megaconcerto, que decorreu simultaneamente em Londres e Filadélfia, com transmissão em direto pela BBC, contou com um cartaz tão variado que incluiu nomes como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 entre outros. O objectivo do concerto era levantar fundos para combater a fome na Etiópia.

Terá sido neste contexto, e perante uma audiência que o ouvia de todo o mundo, que Phil Collins demonstrou a sua intenção de que aquele dia fosse considerado o Dia Mundial do Rock. Todavia, apesar de se chamar Dia Mundial do Rock, a data só é comemorada no Brasil desde meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas começaram a mencionar a data na sua programação.

Mesmo que a celebração tenha sido amplamente aceite pelos ouvintes brasileiros, a data nunca chegou a ser consensual. Muitos especialistas de música sugerem que outras datas sejam consideradas para celebrar a história do rock. Olhando para o calendário, procuramos verificar cada uma das datas alternativas e tentar perceber porque são candidatas legítimas à data que se celebra no Brasil.

10 datas alternativas que podem representar o Dia Mundial do Rock

1 – Um dia em Abril

A expressão “rock n’ roll” tão popular no Mundo da Música e para descrever o género da música rock foi cunhado pela primeira vez num dia de abril, no ano de 1951. Embora não existam detalhes certos acerca do dia, foi nesta altura que o DJ Alan Freed se referiu, numa entrevista de rádio, à célebre expressão “rock n’ roll” que significava “ir dançar e depois fazer amor”. Muitos especialistas consideram que um dia qualquer de Abril seria mais apropriado para se celebrar a música rock.

2 – 9 de fevereiro de 1964

O que tem de especial esta data? Está directamente relacionada com um dos grupos musicais mais populares do género rock: os The Beatles. A banda britânica dos Fab Four apresentou-se pela primeira vez na televisão norte-americana no dia 9 de fevereiro e daí em diante acumulou um sucesso desmedido. Para muitos especialistas, esta data é uma opção mais adequada.

3 – 5 de abril de 1994

Esta é uma data mais triste, e que muitos fãs do Nirvana reconhecerão de certo: trata-se do fatídico dia em que Kurt Cobain, o guitarrista e cantor dos Nirvana, se suicidou. Muitos músicos e estudiosos do tema consideram que, dado o contributo quase lendário de Kurt Cobain para o género rock, este devia ser assinalado como o Dia Mundial do Rock.

 

4 – 20 de abril de 1983

Esta é uma data menos conhecida, mas de igual forma importante para entender a história da música rock. No dia 20 de abril de 1983, Ahmet Ertegun – fundador do selo Atlantic – criou o Rock and Roll Hall of Fame, um quadro que homenageia as maiores vozes e artistas do rock and roll.

5 – 5 de julho de 1954

Este foi um dia muito importante para o género rock and roll, visto que foi a 5 de julho de 1954 que Elvis Presley criou a sua versão acelerada dos blues “That’s All Right, mama”. Esta versão, como se viria a revelar mais tarde, marcou de forma profunda a história da música rock.

6 – 12 de julho de 1962

Quem se lembra desta noite de verão, em 1962, no Marquee Club em Londres, lembra-se claro do concerto inesquecível que os Rolling Stone deram em terras de Sua Majestade. Tratou-se do primeiro concerto da banda norte-americana no Reino Unido.

7 – 25 de julho de 1965

Regressando no tempo até ao dia 25 de julho de 1965, ficamos a saber que foi nesta data que Bob Dylan se apresentou a tocar guitarra elétrica no Newport Folf Festival, chocando os puristas do género folk. Para muitos estudiosos da música, esta data em julho deveria ser assinadal como Dia Mundial do Rock.

8 – 26 de Novembro de 1976

A história do género punk ficou marcada neste dia de 1976, quando os Sex Pistols dão um passo em frente para revolucionar o género. Nesta data, a banda lança o seu primeiro compacto punk, “Anarchy in the U.K.” que revitalizou o género. Para muitos especialistas em música, esta é uma data mais credível para se assinalar o Dia Mundial do Rock.

9 – 8 de dezembro de 1980

Uma vez mais, muitos fãs do género rock poderão identificar a importância deste dia olhando diretamente para a data. Foi a 8 de dezembro de 1980, em Nova Iorque, que um homem chamado Mark Chapman disparou tiros fatais sobre John Lennon, o artista dos The Beatles.

10 – 29 de dezembro de 1974

Por fim, uma outra data alusiva aos The Beatles e à história do género rock: o dia 29 de dezembro de 1974 é ainda relembrado como a data em que os Fab Four separaram águas e enverederam por carreiras a solo, tendo a Justiça britânica oficializado a separação do grupo musical.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *