Home / Concertos /

Dave Matthews: o empregado de mesa que decidiu subir ao palco

Dave Matthews: o empregado de mesa que decidiu subir ao palco

 

O sul-africano Dave Matthews vai passar em Lisboa para brindar os fãs portugueses com a sua música única. Vencedor do Grammy Award de melhor cantor-compositor, conta com uma carreira de distinção e uma discografia que aumenta de ano para ano. Trabalhando com a Dave Matthews Band ou a solo, é conhecido por variar a sua música entre o rock e o jazz.

Nascido e criado na África do Sul até aos dois anos, Dave Matthews mudou-se com a sua família para Nova Iorque quando era ainda uma criança. A mudança deveu-se ao emprego do pai, que trabalhava como físico, e que tinha acabado de assumir um novo emprego na IBM. No entanto, quando o pai morre em 1977, na sequência de cancro pulmonar, a família decide que está na altura de regressar às origens e voltar à África do Sul.

Este momento marcante para a família Matthews terá deixado também marcas profundas no jovem Dave, que entretanto moldaram o artista e que facilmente encontramos em algumas das letras que compôs ao longo dos anos que se seguiram.

Em Joanesburgo, na África do Sul, Dave Matthews frequenta então uma série de escolas de música, sempre à procura de uma que lhe permita expressar o talento que tem dentro de si. Por fim, deixa a África do Sul uma última vez para se estabelecer em Charlottesville, no estado de Virgínia (EUA), onde encontra emprego num bar.

É aqui que integra a comunidade musical local, encontrando várias oportunidades para expressar o seu talento em espetáculos locais. Ainda que fosse entusiasta de música e empregado de mesa no bar Miller’s, e assistisse por isso diariamente a espectáculos de artistas, Matthews teve sempre receio de dar o passo em frente e de subir ao palco.

No entanto, Tim Reynolds, um conhecido artista local –  e que é hoje seu colaborador – incentivou-o a juntar-se a ele no palco. Matthews não só o fez como impressionou também a audiência com o seu desempenho. Não muito depois estava já a fazer o seu primeiro espetáculo musical profissional numa demonstração de dança moderna da Companhia de Dança Miki Liszt, cantando “Sensitive Feelings”, composta por John D’earth e Dawn Thompson.

 

Em 1990 é formada então a Dave Matthews Band. Sempre incentivado pelo seu amigo Tim Reynolds, Dave começa a dar forma ao seu lado musical e a reunir composições que tinha na gaveta, convidando o saxofonista Leroi Moore e o baterista Carter Beauford para gravar uma demo. É ao levar este grupo a estúdio que nasce a Dave Matthews Band, batizada em homenagem ao compositor das letras interpretadas pelo grupo. Ao microfone, inesperadamente, é o próprio Dave que assume a liderança, apesar de ter composto algumas músicas a pensar noutras vozes.

Após anos de inúmeros sucessos, a atual formação do grupo musical conta com Dave Matthews (violão e vocal), Boyd Tinsley (violino), Carter Beauford (bateria), Stefan Lessard (baixo) e Jeff Coffin (saxofone). O saxofonista anterior, e um dos fundadores da banda, LeRoi Moore, faleceu em 19 de agosto de 2008, após complicações sofridas num acidente de quadriciclo.

Dave Matthews & Tim Reynolds

Coliseu dos Recreios (Lisboa) – 10/11 Abril 2017

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR BILHETES NO BOL + TICKETBIS + VIAGOGO

Em 2017 os fãs dos Dave Matthews Band terão uma rara oportunidade de testemunhar ao vivo a química especial entre Dave Matthews e Tim Reynolds, numa digressão que passará pelas mais intimistas salas europeias. Em Portugal, a dupla atuará dia 10 de abril no Coliseu de LisboaMatthews e Reynolds irão descortinar a essência de cada música, bem como revelar a sua história. O sul-africano Dave Matthews vai passar em Lisboa para brindar os fãs portuguesas com a sua música acompanhado pelo parceiro de longa data Tim Reynolds.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *