Home / Filmes sobre Música /

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary celebra o Santo do Jazz

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary celebra o Santo do Jazz

  

A 17 de novembro de 2017 o aclamado documentário “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary”, de John Scheinfeld, foi editado em DVD e Blu-ray com material bónus exclusivo.

No mesmo dia chegou às lojas a banda sonora do filme, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary Original Soundtrack”, em CD, duplo vinil de 180 gramas e em formato digital.

São duas obras que reflectem o percurso de John Coltrane enquanto homem e artista, enquadrando ainda sobre o contexto social, político e cultural da época. O filme é considerado mesmo o olhar definitivo sobre o músico e compositor que destruiu fronteiras e cuja influência continua a sentir-se em todo o mundo.

Escrito e realizado por John Scheinfeld, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” é um retrato rico e cativante de um artista único que nos revela os acontecimentos mais importantes, as paixões, experiências e desafios que moldaram a vida de John Coltrane e a sua música revolucionária.

Este filme é produzido por Spencer Proffer, John Beug, Scott Pascucci e Dave Harding com o apoio da família Coltrane e das editoras que, coletivamente, gerem o catálogo de Coltrane. Os DVD e Blu-ray de “Chasing Trane” incluem um booklet com um ensaio de Scheinfeld e fotografias raras vistas no filme.

O booklet da banda sonora também inclui fotos raras do filme e um ensaio do jornalista Ashley Kahn, que também participa no documentário.

 

 

CONFIRA O DOCUMENTÁRIO CHASING TRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

 

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” conta com vídeos caseiros nunca antes vistos de Coltrane, imagens de arquivo do músico e da sua banda em estúdio (descobertas numa garagem na Califórnia, durante a produção do filme), além de centenas de fotografias inéditas e atuações televisivas raras um pouco por todo o mundo.

Esta é uma história de demónios e trevas, de persistência e redenção. Acima de tudo, esta é a incrível viagem espiritual de um homem que se encontrou e, no processo, criou um corpo de trabalho extraordinário e icónico que transcende todas as fronteiras geográficas, de raça, religião e idade.

A história incrível de John Coltrane é contada pelos músicos que trabalharam com ele (Sonny Rollins, McCoy Tyner, Benny Golson, Jimmy Heath, Reggie Workman), músicos que se inspiraram na sua arte destemida e na sua visão criativa (Common, John Densmore dos The Doors, Wynton Marsalis, Carlos Santana, Wayne Shorter, Kamasi Washington), pelos filhos e biógrafos de Coltrane, e admiradores bem como conhecidos como o presidente Bill Clinton e Dr. Cornel West.

Apesar de Coltrane não ter participado em nenhuma entrevista televisiva e de ter gravado poucas entrevistas de rádio, a sua presença no filme é constante e vibrante, através das suas atuações e dos pensamentos que expressou durante entrevistas a várias publicações impressas. Em “Chasing Trane”, as palavras de John Coltrane são ditas por Denzel Washington.

A 17 de novembro de 2017, no mesmo dia em que saiu a banda sonora de “Chasing Trane”, o Grammy Museum, em Los Angeles, inaugurou uma nova exposição de John Coltrane, intitulada “Chasing Time: Coltrane’s Musical Journey Transcended”.

Esta exposição contou com fotografias raras, gravações áudio da digressão japonesa de Coltrane em 1966, manuscritos e vários instrumentos musicais da lenda do jazz.

 

 

CONFIRA A DISCOGRAFIA DE JOHN COLTRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

“Both Directions at Once: The Lost Album” coloca John Coltrane nos tops musicais

Mais de 50 anos depois da sua morte, John Coltrane ultrapassou os seus recordes de vendas um pouco por todo o mundo. É incrível, mas é demonstrativo do poder da música assinada por John Coltrane, o único músico que foi elevado à condição de santo e que ainda hoje é venerado pelos fiéis da Saint John Coltrane Church.

De forma inesperada e rara com obras de jazz em Portugal, o disco Both Directions at Once: The Lost Album entrou diretamente para o top 20 dos álbuns mais vendidos na semana de lançamento!

A nível internacional o álbum entrou no n.º 21 do Top 200 da Billboard, a mais alta posição que teve nesta tabela de vendas, colocando-o ao lado de discos de nomes populares como Drake e Florence The Machine.

Leia também o nosso artigo O disco perdido de John Coltrane é uma obra-prima de sucesso mundial para saber mais sobre registo histórico.

 

CONFIRA O NOVO DISCO DE JOHN COLTRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *