Home / Filmes sobre Música /

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary celebra o Santo do Jazz

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary celebra o Santo do Jazz

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

A 17 de novembro de 2017 o aclamado documentário “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary”, de John Scheinfeld, foi editado em DVD e Blu-ray com material bónus exclusivo.

No mesmo dia chegou às lojas a banda sonora do filme, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary Original Soundtrack”, em CD, duplo vinil de 180 gramas e em formato digital.

São duas obras que reflectem o percurso de John Coltrane enquanto homem e artista, enquadrando ainda sobre o contexto social, político e cultural da época. O filme é considerado mesmo o olhar definitivo sobre o músico e compositor que destruiu fronteiras e cuja influência continua a sentir-se em todo o mundo.

Escrito e realizado por John Scheinfeld, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” é um retrato rico e cativante de um artista único que nos revela os acontecimentos mais importantes, as paixões, experiências e desafios que moldaram a vida de John Coltrane e a sua música revolucionária.

Este filme é produzido por Spencer Proffer, John Beug, Scott Pascucci e Dave Harding com o apoio da família Coltrane e das editoras que, coletivamente, gerem o catálogo de Coltrane. Os DVD e Blu-ray de “Chasing Trane” incluem um booklet com um ensaio de Scheinfeld e fotografias raras vistas no filme.

O booklet da banda sonora também inclui fotos raras do filme e um ensaio do jornalista Ashley Kahn, que também participa no documentário.

 

 

CONFIRA O DOCUMENTÁRIO CHASING TRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

 

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” conta com vídeos caseiros nunca antes vistos de Coltrane, imagens de arquivo do músico e da sua banda em estúdio (descobertas numa garagem na Califórnia, durante a produção do filme), além de centenas de fotografias inéditas e atuações televisivas raras um pouco por todo o mundo.

Esta é uma história de demónios e trevas, de persistência e redenção. Acima de tudo, esta é a incrível viagem espiritual de um homem que se encontrou e, no processo, criou um corpo de trabalho extraordinário e icónico que transcende todas as fronteiras geográficas, de raça, religião e idade.

A história incrível de John Coltrane é contada pelos músicos que trabalharam com ele (Sonny Rollins, McCoy Tyner, Benny Golson, Jimmy Heath, Reggie Workman), músicos que se inspiraram na sua arte destemida e na sua visão criativa (Common, John Densmore dos The Doors, Wynton Marsalis, Carlos Santana, Wayne Shorter, Kamasi Washington), pelos filhos e biógrafos de Coltrane, e admiradores bem como conhecidos como o presidente Bill Clinton e Dr. Cornel West.

Apesar de Coltrane não ter participado em nenhuma entrevista televisiva e de ter gravado poucas entrevistas de rádio, a sua presença no filme é constante e vibrante, através das suas atuações e dos pensamentos que expressou durante entrevistas a várias publicações impressas. Em “Chasing Trane”, as palavras de John Coltrane são ditas por Denzel Washington.

   

A 17 de novembro de 2017, no mesmo dia em que saiu a banda sonora de “Chasing Trane”, o Grammy Museum, em Los Angeles, inaugurou uma nova exposição de John Coltrane, intitulada “Chasing Time: Coltrane’s Musical Journey Transcended”.

Esta exposição contou com fotografias raras, gravações áudio da digressão japonesa de Coltrane em 1966, manuscritos e vários instrumentos musicais da lenda do jazz.

 

 

CONFIRA A DISCOGRAFIA DE JOHN COLTRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

“Both Directions at Once: The Lost Album” coloca John Coltrane nos tops musicais

Mais de 50 anos depois da sua morte, John Coltrane ultrapassou os seus recordes de vendas um pouco por todo o mundo. É incrível, mas é demonstrativo do poder da música assinada por John Coltrane, o único músico que foi elevado à condição de santo e que ainda hoje é venerado pelos fiéis da Saint John Coltrane Church.

De forma inesperada e rara com obras de jazz em Portugal, o disco Both Directions at Once: The Lost Album entrou diretamente para o top 20 dos álbuns mais vendidos na semana de lançamento!

A nível internacional o álbum entrou no n.º 21 do Top 200 da Billboard, a mais alta posição que teve nesta tabela de vendas, colocando-o ao lado de discos de nomes populares como Drake e Florence The Machine.

Leia também o nosso artigo O disco perdido de John Coltrane é uma obra-prima de sucesso mundial para saber mais sobre registo histórico.

 

CONFIRA O NOVO DISCO DE JOHN COLTRANE NAS LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

ITUNES

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

 

 

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *