Home / Rock /

Alanis Morissette: Descubra as pistas para o êxito global da artista

Alanis Morissette: Descubra as pistas para o êxito global da artista

  

A 1 de Junho de 1974 nasce Alanis Nadine Morissette, uma das cantoras-compositoras mais bem-sucedidas no rock feminino das últimas décadas.

Criada em Ottawa, Canadá, por pai franco-canadense e mãe húngara, Alanis conheceu a fama ainda antes de terminar o ensino secundário, sendo que aos 9 anos já compunha canções.

Alanis Morissette conquistou o sucesso graças à sua implacável capacidade de trabalho, mas é também uma daquelas pessoas a quem não podemos negar a existência de um dom.

Cantora, compositora, produtora, atriz e escritora, Alanis representa o pacote completo, levando-nos a pensar que pertence a um grupo restrito de indivíduos que tiveram a sorte de acertar na lotaria do talento.

Mas a verdade é que esse grupo não é tão restrito assim. O dom de Alanis Morissette advém de um traço temperamental que se encontra presente em 20 por cento da população humana: Alanis é uma Pessoa Altamente Sensível (PAS).

E você? Será que o é? Sabia que a maioria das PAS não tem conhecimento que o são nem consciência dos seus talentos?

Alanis Morissette: uma Pessoa Altamente Sensível

Se ficou curioso sobre o que escrevo então talvez queira começar por olhar o trabalho discográfico de Alanis Morissette de modo um pouco diferente do habitual. E ela dá-lhe essa oportunidade com o lançamento de Jagged Little Pill (20th Anniversary Edition).

Nesta edição comemorativa de um dos álbuns mais vendidos na história da indústria discográfica, Alanis acrescenta alguns bónus que nos permitem conhecer melhor o traço por detrás do dom.

Um deles é a inclusão de um segundo disco com 10 demos inéditas gravadas na época. Estes temas oferecem-nos um olhar mais pessoal e profundo sobre o seu trabalho e, consequentemente, uma melhor compreensão do modo de funcionar de uma Pessoa Altamente Sensível.

Mas o que para mim constitui o ex-libris desta obra comemorativa e, simultaneamente, a cereja em cima do bolo, é o ensaio escrito pela própria Alanis, onde esta reflete sobre aquela época da sua existência e a história por detrás de cada uma das demos gravadas.

Mergulhe de cabeça. Perca-se nas músicas, letras, fotografias e reflexões desta edição comemorativa e perceba até que ponto se identifica. Quem sabe se não será o início de uma nova compreensão sobre quem é?

DESCUBRA A DISCOGRAFIA COMPLETA DE ALANIS MORISSETTE NAS LOJAS ONLINE

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

NOTA: Este post foi publicado originalmente no Blog Mundo de Parentalidade com o título Alanis Morissette: Conheça a razão do seu sucesso

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *