Home / Plugins VST /

Review Novatron: Um Plugin de Compressão para o Século XXI

Review Novatron: Um Plugin de Compressão para o Século XXI

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

O plugin Novatron da Kush Audio é um compressor de modo analógico que reúne propriedades sónicas de várias unidades de hardware famosas. De facto, este plugin é tão distinto que só poderia existir no universo DSP (se não sabe o que é, clique neste link por favor).

Os plugins revolucionaram a produção musical, permitindo possibilidades criativas quase ilimitadas – desde que possua ferramentas à altura da tarefa. E o Novatron é um excelente exemplo deste princípio basilar da música moderna. Isto é compressão para o século XXI!

Kush Audio: uma empresa revolucionária e diferenciada

Antes de avançarmos para a nossa review do Novatron, convém explicar qual é a empresa que faz este plugin sensacional. A Kush Audio é uma marca realmente diferente da maioria: não somente cria software musical incrível, como também produz hardware amplamente reconhecido e utilizado por grandes nomes da indústria.

Por detrás da Kush Audio está Gregory Scott, cujo percurso tem sido marcado pela inovação, criatividade e busca incessante pelas ferramentas que inspiram milhares de músicos e produtores.

Além da capacidade inata para fazerem produtos sensacionais, a Kush Audio também espalha conhecimento sobre música e produção com elegância, sofisticação e qualidade em várias plataformas: através do site principal https://thehouseofKush.com/, ou o famoso Podcast The UBK Happy Funtime Hour (gerido por Gregory Scott e Nathan Daniel) e ainda no canal YouTube The House of Kush.

 

 

 

 

Se ainda não conhece a Kush Audio, sugiro que veja como são explicados os seus produtos e técnicas de produção musical ou tutoriais de plugins no canal YouTube: são vídeos não apenas informativos, mas com uma componente de entretenimento que não é comum em empresas de software e hardware. Acredite: são realmente radicalmente diferentes do habitual, como tudo o resto que esta marca faz.

A primeira e significativa invenção da Kush Audio é o conhecido plugin UBK, um acrónimo que significa “Banco de Conhecimento Inútil” (ou “Useless Bank of Knowledge” em inglês). O nome é também atribuído como apelido sardónico e auto-depreciativo de Gregory Scott, proprietário da Kush Audio e Sly-Fi Digital, que o utiliza no lugar do seu nome verdadeiro, quase como uma assinatura, em todos os seus produtos de hardware e software de vanguarda.

Mas se você perscrutar mesmo ligeiramente o funcionamento interior do cérebro de Gregory Scott, seja através do seu podcast extremamente divertido e estimulante referido anteriormente, The UBK Happy Funtime Hour, ou usando os seus produtos de áudio únicos e idiossincráticos, verá que o seu banco de conhecimentos interno é tudo menos inútil!

 

Gregory Scott (aka UBK) – Kush Audio

 

Por que razão deve conhecer o Novatron?

Após esta longa introdução, voltemos ao assunto deste post. Hoje analisamos o Novatron. Sim é um compressor, mas é muito mais do que isso.

Com tantas ofertas de qualidade no mercado dos plugins VST, como por exemplo os plugins da Universal Audio, Waves, Slate Digital e IK Multimedia, para citar apenas algumas das marcas mais conhecidas, podemos dizer que todos os músicos e produtores são um bocadinho mimados… perante a imensidão de escolhas quando se trata de emulações de software de equipamento analógico externo.

Apesar disso é bastante raro ouvir plugins que são genuinamente iguais ao seu equivalente em hardware analógico. Greg Scott tem estado envolvido na concepção e fabrico de alguns dos melhores softwares musicais fora da caixa dos últimos anos, desenvolvendo plugins na Kush Audio que embora inspirados por equipamentos clássicos não tentam recriar os mesmos (para essa tarefa criou precisamente a Sly-Fi Digital.

Ou seja, são produtos, plugins, maneiras de manipular o som, totalmente novos.

A sua primeira incursão no mundo dos plugins, o UBK1, portanto, não representa uma emulação de um processador externo em particular. Em vez disso, o objectivo era recorrer aos conhecimentos analógicos da Kush para criar um processador completamente novo. O resultado foi ao mesmo tempo maravilhoso e intrigante.

O Novatron segue o mesmo conceito. Com Saturação de Transformador in/out separada, dois Circuitos de Tom opcionais, e um monstruoso compressor com características de ataque e libertação revolucionária, o Novatron produz a mesma solidez tridimensional e tonalidade tipicamente reservada para hardware muito caro.

Tudo isto resulta num conjunto quase interminável de cores e estilos com os quais qualquer músico ou produtor pode brincar.

Mas o que principalmente distingue este plugin de todos os outros é o seu som deslumbrante; através de uma cuidadosa modelação dos primeiros 100 microssegundos da resposta do compressor a transientes, o Novatron produz a mesma solidez tridimensional e efeito de alisamento tonal de famosos hardwares. Também domina transientes com um carácter nitidamente análogico: rápido, firme e pesado, proporcionando calor e realismo de qualidade excepcional.

 

Novatron – Varitone Tube Compressor

 

Novatron: 3 Tipos de Compressores num único plugin

Como quase todos os plugin Kush e Sly-Fi que o fundador Gregory Scott cria, o Novatron nasceu de uma necessidade pessoal. Enquanto misturava o seu último álbum, Gregory Scott estava a utilizar diferentes compressores de hardware em diferentes fases da mistura. Quando a mistura evoluiu foi trocando unidades para acomodar diferentes gostos.

Contudo, ele sentiu que esta tarefa era inimiga da criatividade, prejudicando o seu fluxo de trabalho intrusivo. Por isso mesmo entrou numa verdadeira cruzada com a missão de criar um plugin que incorporasse quase todas as características dos seus compressores de hardware favoritos numa única interface. O Novatron foi o resultado desta busca.

Um dos aspectos típicos das invenções da Kush é o aspeto único da interface dos seus plugins. Em vez de tentar parecer um equipamento vintage familiar, a empresa desenvolve um design próprio onde os botões de controlos são dispostos como se pertencessem a um carro clássico com toques retro-futurísticos de bom gosto.

   

Todos sabemos que a aparência não significa nada quando se trata de misturar, mas o crédito do design dos plugins Kush não deve ser desmerecido, já que por si só a interface é tão atraente que dá vontade de a utilizar!

Os controlos são dispostos em ordem lógica, de uma forma que não merece muita reflexão quando se trata de ajustar os controlos. Na parte superior esquerda está a fase de entrada e saída, com a saída a controlar o nível depois de todo o processamento ter sido aplicado e a entrada a controlar o nível que entra no circuito do detector.

A entrada é um grande controlo global para o Novatron na medida em que pode ser utilizada para afinar ainda mais a sintonia em definições de compressão. A seguir ao longo do topo da GUI está o medidor Energy Delta que sobrepôs o sinal de entrada (verde) com a saída (amarelo). Ao ter ambos os contadores num só ponto, faz as comparações A/B entre o original e o processado com muita rapidez.

No meio superior reside a saturação, que não só permite a coloração na entrada mas também na saída, alterando assim ainda mais a forma como o Novatron se comporta com o áudio de entrada. Os controlos podem ser definidos de forma independente ou ligados premindo o LED Link.

A ligação dos transformadores bloqueará a sua relação de posição e permitirá que ambos sejam aumentados ou diminuídos simultaneamente. Todos podemos especular e conjecturar se esta é a mesma saturação do Eixo ou de um determinado Transformador, mas fique descansado que NÃO SÃO.

Para além disso, o transformador de entrada não é o mesmo que o de saída. A entrada é baseada num desenho de aço agressivo harmónico mais estranho, enquanto que a saída corresponde a um harmónico mais quente e uniforme. Estes transformadores não só tornam as coisas um pouco mais quentes ou agressivas, como também podem ser empurrados para toda a distorção e podem levar este plugin a transformar-se de uma ferramenta de compressão até uma ferramenta de efeito total.

 

 

Na zona de Comp são exibidos números, conforme é típico, já que o compromisso e crescimento por parte de um desenvolvedor também se vê na capacidade de manter aquilo que realmente importa, e não apenas ser disruptivo.

Mas atenção à actividade no Comp: esta é muito baseada num medidor VU clássico e exibe RMS e não PPM. Tende a ser um contador mais honesto e mais lento, o que é mais útil para dar vibração a uma pista.

No extremo direito encontra-se a cadeia lateral do detector e os botões de mistura. O que distingue esta corrente lateral das outras é que esta vai até 3kHz, fazendo do Novatron uma ferramenta perfeita para domar a dureza enquanto preserva a extremidade low-end de uma mistura. Este filtro também funciona em conjunto com o interruptor externo de cadeia lateral para empurrar a dinâmica para a categoria de efeito.

Os 3 grandes botões destacados no Novatron são o coração do plugin. Enquanto numa primeira análise estes botões parecem corresponder ao Attack, Compression e Release, na verdade estão muito longe de serem típicos.

Claro, o ataque irá ajustar-se se o compressor reagir rapidamente, mas é muito mais. Este botão mistura perfeitamente as características de ataque e agrega 3 tipos diferentes de compressores: FET, VCA, e Variable-Mu.

Sim, Gregory Scott (aka UBK) determinou que cada tipo de compressor tinha um som que ele pessoalmente queria em cada fase, o que lhe conferia qualidades específicas que gostava. Os tempos de ataque mais rápidos são tratados pelo circuito FET, os tempos de ataque médios são tratados pelo VCA, e os tempos mais lentos são controlados pelo circuito Variable-Um.

O botão de Release (libertação) funciona de forma semelhante com os mesmos circuitos que lidam com tempos específicos. O resultado disto são 2 botões que fazem todo o levantamento pesado nos bastidores e funcionam como nenhum outro plugin faz.

Em vez de ter de colocar 3 compressores diferentes numa pista, o Novatron faz isto em três botões. O botão de compressão une um valor limiar pré-determinado a um controlo de ganho automático através do qual se consegue mais compressão rodando simplesmente o botão no sentido dos ponteiros do relógio. (Já agora, UBK diz que o ponto doce deste controlo é entre as 9 e as 3 horas para atingir a fase de compressão de forma óptima).

Finalmente, os 2 pequenos botões inferiores são de facto alguns dos mais interessantes do Novatron. Estes botões são referidos como os botões de Atitude, uma vez que controlam grande parte da sensação geral de todo o compressor.

O interruptor rotativo Mode alterna entre 3 estados diferentes do compressor, cada um dos quais tem a sua própria relação, joelho (Knee), cone de libertação e carácter harmónico.

O modo Mix é o mais subtil dos 3 e incorpora uma relação baixa e joelho macio.

Por outro lado, o botão Punish faz, e bem, o que o nome indica, esmagando o sinal, tornando este modo perfeito para correr em paralelo através do botão de mistura. O limite tem um joelho médio de 6:1, perfeito para adicionar gravidade a uma mistura sem comprimir em demasia o sinal.

O botão Tone Shift adiciona mais 2 circuitos de ênfase pré e pós-compressão que impactam o áudio na sua fase de detecção e uma vez fora dele. Dark irá projectar o som sem perder demasiados agudos e Airy lança um pouco de brilho sobre o sinal.

Claro que, se transparência é o que pretende, então escolher Flat contornará completamente este circuito.

Mesmo no fundo da interface é onde reside o desvio, sobreamostragem, sidechain, predefinições, e polaridade. O botão ligado é de facto uma jóia oculta deste plugin. Desligar uma pista estéreo permitirá que o compressor se comporte como uma pista “multi-mono” no Pro Tools, em que cada lado responde para ganhar redução separadamente.

Embora isto possa por vezes ser útil, pode levar a uma pista muito desequilibrada se utilizada de forma incorrecta. Ainda assim, quando usado correctamente, pode acrescentar uma propagação muito mais percebida no espectro estéreo.

Então, esta é a nossa review do Novatron – um dos primeiros plugins que pegou em 3 compressores diferentes e tornou possível utilizá-los num único interface. E faz isso mesmo de forma brilhante! É muito flexível, super sólido, e tem várias ideias inovadoras que simplesmente não são encontradas noutros compressores. Isto é compressão para o século XXI!

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *