Home / Indústria Musical /

Waves Audio: conheça a melhor empresa de plugins musicais do Mundo

Waves Audio: conheça a melhor empresa de plugins musicais do Mundo

WavesAudio
   

Waves Audio é a empresa líder mundial no desenvolvimento de plugins de áudio e processadores de sinal para o mercado de produção musical. Não acredita?

Pode procurar no Google, mas asseguro que não existe outra instituição que consiga reunir produtores musicais e engenheiros de som do gabarito de Butch Vig (Nirvana, Smashing Pumpkins, Foo Fighters, Green Day, Garbage), Michael Brauer (Coldplay, John Mayer, Florence & the Machine, Bob Dylan, Aretha Franklin), Andrew Scheps (Adele, Jay Z, Metallica), Eddie Kramer (The Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin), Jack Joseph Puig (U2, Mary J. Blige, Black Eyed Peas, Snow Patrol, Beck, The Rolling Stones, Lady Gaga), entre muitos outros nomes sonantes.

Ouvidos em discos de sucesso, grandes filmes e videogames populares em todo o mundo, os processadores de software e hardware de ponta da Waves são usados em todos os aspectos da produção de áudio, desde o rastreamento até à mixagem, masterização, transmissão, som ao vivo e muito mais. A empresa fornece plugins de áudio nativos e SoundGrid nos formatos VST, TDM, RTAS e AU para Pro Tools, Logic, Cubase, Ableton e outros hosts populares.

Neste artigo contamos toda a história desta empresa lendária e, sobretudo, como se tornou um player tão importante neste mercado da produção musical.

Mas antes de continuar, clique aqui neste link para aproveitar ao máximo os recursos incríveis desta empresa. Se você é um músico, produtor, engenheiro de som ou artista amador ou profissional que utiliza software para criar música, então não irá querer perder esta oportunidade. Economize muito em plugins e pacotes Waves com um código de 40% de desconto.

Aproveite as super ofertas com 40% de desconto em mais de 125 plugins com o código MAGIC40 e ainda pode ganhar plugins gratuitos em compras superiores a 50€ (oferta de 1 plugin) e 90€ (oferta de 2 plugins).

A história de sucesso da Waves Audio

A Waves começou a sua actividade em outubro de 1992 com a introdução do primeiro plugin de áudio, o equalizador Q10 Paragraphic. O Q10 inovou em 3 áreas principais. No início foi a estreia do plugin de processador de sinal de áudio, uma ferramenta habitualmente usada hoje por músicos e produtores.

Em segundo lugar, a sua interface gráfica de utilizador permitiu um controlo sem precedentes e eliminou a necessidade de um histórico de engenharia DSP, uma vez que automatizou os cálculos do coeficiente do filtro. Finalmente, o revolucionário Q10 ofereceu qualidade de som igual ou melhor do que muitos dos seus equivalentes de hardware.

Outro destaque da primeira década de sucesso da Waves foi o desenvolvimento do L1 Ultramaximizer ™, que estabeleceu uma nova referência para controles dinâmicos. Ainda hoje considerado um dos plugins mais inovadores de sempre, os incríveis L1s são parte integrante de estúdios em todo o mundo.

Impulsionada por uma linha de produtos cada vez mais abrangente, a Waves rapidamente tornou-se a empresa favorita dos engenheiros de som em todo o mundo e a escolha de mestres de áudio reconhecidos.

Os fundadores da Waves, Gilad Keren e Meir Shaashua, partilham um amor extraordinário pela música. Ao estabelecer a empresa, Gilad valeu-se da sua experiência como engenheiro de som talentoso, tendo gravado e produzido sucessos para grandes artistas israelitas, enquanto Meir foi músico em bandas de sucesso.

Gilad e Meir seguiram estudos de engenharia: Meir foi para a Universidade Hebraica e formou-se em Física e Matemática; Gilad frequentou o Instituto de Tecnologia Technion de Israel e formou-se em Matemática aplicada. Eles conheceram-se por intermédio de um amigo em comum num estúdio de gravação em 1982. Em 1990, os dois trabalharam para uma start-up chamada AudioAnimation. Dois anos depois, a Waves Ltd. foi formada em Israel e nos EUA simultaneamente.

Nos anos seguintes, a Waves tornou-se a desenvolvedora e fornecedora líder mundial de ferramentas de processamento de sinal de áudio baseadas em software, enquanto se expandia para atender à demanda por processamento de Waves em produtos baseados em hardware.

A linha de produtos atual da empresa aumentou para mais de 60 processadores que foram adotados pela indústria de áudio na produção musical, filme, concertos e transmissão de música. Na verdade, o próprio nome Waves tornou-se sinónimo de processamento de áudio de ponta, e os produtos da empresa são usados onde a qualidade superior é um pré-requisito: discos de sucesso, grandes filmes e também nos jogos mais vendidos em todo o mundo.

Gilad lembra-se bem do início modesto de Waves. Ele observa: “No início, muitas pessoas pensavam que o software seria um brinquedo em comparação com o hardware! Mas agora, nossos produtos frequentemente substituem várias caixas de hardware.”

Tecnologia de ponta ao serviço da Música

A missão da Waves é desenvolver e fornecer soluções que possibilitem uma qualidade sonora incomparável para todas as aplicações de áudio. Enfatizando essa conquista, os seus plugins de processador de áudio premiados são agora considerados a tecnologia padrão para milhares de profissionais de áudio na criação de conteúdos.

 

Esses plugins utilizam algoritmos DSP proprietários da Waves com base na sua experiência psicoacústica. Para quem não sabe, a psicoacústica é o estudo da percepção do som.

A tecnologia Maxx® da Waves suporta a sua experiência em psicoacústica para fornecer semicondutores personalizados e soluções de licenciamento DSP para fabricantes de áudio de consumo em todo o mundo.

Essas soluções compensam as limitações de qualidade acústica de pequenos sistemas de alto-falantes com baixo consumo de energia encontrados nos produtos CE mais populares de hoje, como TVs LCD, notebooks, sistemas de alto-falantes portáteis e telefones celulares. Por exemplo, a tecnologia Maxx® já é utilizada por algumas das mais importantes empresas de áudio e eletrónicos de consumo do mundo, incluindo a Dell, Asus, Altec Lansing, Audio Products International, Clarion, JVC, Microsoft, Samsung, Sanyo e Sony.

Os produtos abrangentes da Waves suportam mais de 20 ambientes diferentes de edição de áudio, tanto para operação baseada em CPU, quanto para soluções de aceleração DSP. Com mais de 150.000 utilizadores registados em todo o mundo, o site da Waves oferece a mais ampla selecção do mercado de plugins, bem como o conjunto de soluções de software da mais alta qualidade disponível.

Como disse o famoso produtor dos The Beatles, Sir George Martin, “Waves é sinónimo de excelência”. Não por acaso, existem dezenas de plugins desenvolvidos com reputados produtores musicais e engenheiros de som, como por exemplo…

Butch Vig (Nirvana, Smashing Pumpkins, Foo Fighters, Green Day, Garbage)

Michael Brauer (Coldplay, John Mayer, Florence & the Machine, Bob Dylan, Aretha Franklin)

Andrew Scheps (Adele, Jay Z, Metallica)

Eddie Kramer (The Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin)

Jack Joseph Puig (U2, Mary J. Blige, Black Eyed Peas, Snow Patrol, Beck, The Rolling Stones, Lady Gaga)

… entre muitos outros nomes sonantes!

Melhor ainda é que além dos produtos, a Waves promove webinars regularmente com dezenas de técnicos, produtores e engenheiros de som qualificados, que ensinam imenso a todos os adeptos de home studio. Confira aqui os WEBINARS WAVES.

Mais detalhes sobre os dois fundadores da Waves

Conforme já referimos, Gilad Keren é cofundador e CEO da Waves Audio. Nas últimas duas décadas, Gilad foi o pioneiro em um tipo inteiramente novo de ferramenta, o plugin de áudio digital, e a empresa que ele ajudou a criar passou a afetar todos os estágios do processo criativo de áudio, da gravação à mixagem e masterização para transmissão, som ao vivo e muito mais.

A sua paixão sempre foi criar software para obter um som excelente. Durante o seu último ano no exército israelita, Gilad começou a trabalhar para o lendário Tommy Friedman, uma figura renomada na indústria fonográfica de Israel. Quando um primo o apresentou a (eventual co-fundador da Waves) Meir Shaashua, os dois encontraram um forte interesse comum: som e, mais precisamente, som digital.

Depois de retornar ao Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), Keren começou a desenvolver o que se tornaria o primeiro plugin do Waves, o Q10, que estreou na convenção da Audio Engineering Society (AES). Nos anos seguintes, a Waves cresceu de uma operação de dois homens para uma empresa mundial com mais de 150 funcionários e escritórios nos Estados Unidos, Israel e China.

Meir Shaashua é cofundador e Diretor Tecnológico da Waves Audio. Desde o início da empresa, ele é responsável pelo desenvolvimento de todos os produtos e tecnologias.

Antes de fundar a empresa, ele trabalhou junto de Keren na Audio Animation, onde foi responsável pelo desenvolvimento de algoritmos DSP usados em estações de rádio FM para aprimoramento de som.

Shaashua também fez parte do prestigioso programa Talpiot no IDF, servindo como oficial de P&D por cinco anos e completando o seu serviço como capitão. Durante o serviço militar, ele foi ativo no desenvolvimento de algoritmos DSP e software de controle para um sistema de radar experimental, e mais tarde serviu como chefe da seção de RPV. Ele possui um B.Sc. em Matemática e Física pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também estudou no Departamento de Controle de Comunicação e Computadores da Universidade de Tel Aviv.

Entre os produtos criados sob a direção de Shaashua estão mais de 100 processadores de áudio, que receberam dezenas de prémios, incluindo 4 Prémios de Excelência Técnica e Criatividade por Realização Técnica Extraordinária na categoria de Tecnologia / Software de Processamento de Sinal.

Nos últimos cinco anos, Meir mais uma vez ajudou a Waves a liderar uma revolução no mundo do som com modelos vintage inovadores como SSL 4000 Collection e The API Collection, que possibilitaram a engenheiros de som, produtores musicais e artistas utilizarem o poder da gravação mais respeitada do mundo nos seus sistemas de produção através do computador.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *