Home / Festivais de Música /

Sabia que a maioria dos portugueses vai a Festivais de Música em 2017?

festivais de música

Sabia que a maioria dos portugueses vai a Festivais de Música em 2017?

Share this article

      

Todos os anos, pela altura em que as temperaturas começam a aquecer e o Verão surge no horizonte, sabemos também que estão para chegar os festivais do ano. Nos meses que antecedem a tais eventos aguardamos com expectativa às primeiras confirmações dos cartazes, esperando que os nossos artistas favoritos subam aos palcos. Estamos a falar de grandes festivais, como o NOS Primavera Sound e o NOS Alive.

E esta é uma realidade que se manifesta cada vez mais entre o público português. Segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre a relação dos portugueses com eventos musicais, aproximadamente 93% dos portugueses que assiste a Festivais de Música pelo menos uma vez por ano (66% de 84,6% da população portuguesa que diz assistir anualmente a eventos musicais) vai marcar presença nos Festivais de Música de 2017.

Entre os vários dados revelados por este estudo, foi possível identificar também as características que são mais valorizadas pelos portugueses nos festivais de música, destacando-se o Estilo de Musica/Cartaz, Condições de Higiene, Segurança do Recinto e Experiência/Envolvência.

A maioria da amostra inquirida (58%) indica que um Festival de Musica tem uma duração ideal de três dias e que se desloca de viatura própria (79%) para os recintos, com apenas 1% dos inquiridos a referir que utiliza os meios de transporte disponibilizados.

A relação da Internet com os festivais de música portugueses

Não ficam de fora ainda os dados que apontam que o contributo dos novos media e da internet para a promoção dos Festivais de Música, com 85% dos inquiridos a revelar ter conhecimento dos Festivais através das Redes Sociais e 54% a eleger a Internet como fonte de informação por excelência. Destaca-se que a compra de bilhetes para esta tipologia de eventos é antecipada, com 77% a adquirir bilhetes via Internet e apenas 18% no próprio recinto.

O estudo do IPAM revela ainda que a maioria da população (84,6%) assiste habitualmente a eventos musicais (Concertos, Festivais de Música, Festas Populares e Temáticas) e que apenas 15,4% afirma que não frequenta este tipo de iniciativas.

   

Os dados deste trabalho permitem concluir que os portugueses valorizam mais o acesso a eventos pagos (92%) do que a eventos gratuitos (79%), estando disponíveis (54%) para gastar anualmente um limite máximo de 100€ em eventos musicais enquanto 85% afirma gastar até um limite máximo de 150€ anualmente apenas em bilhetes.

A maioria dos inquiridos (72%) frequenta eventos musicais com regularidade (mínimo de 1-2 vezes/ano), dos quais 39% assiste a estes espetáculos 3-4 vezes por ano. Numa proporção mais reduzida mas não menos significativa, 28% dos inquiridos afirma frequentar eventos musicais mais de 5-6 vezes por ano, dos quais 19% mais de 6 vezes por ano.

No que diz respeito a géneros musicais, a maioria destaca os estilos Pop (59%) e Rock (58%). O Jazz/Blues (32%), a Musica Portuguesa (25%) e a Musica Eletrónica/Dança (22%) são também preferências com algum relevo neste estudo, contudo bem distantes das duas principais. O gosto musical da amostra inquirida apresenta similaridades com o estilo de música procurado nos eventos: o Pop (63%) e o Rock (60%) são os preferidos dos portugueses, em terceiro lugar vem o Jazz/Blues (33%) e, em quarto, a Música Portuguesa (32%).

Por último, a tipologia de “consumo” de eventos musicais traduz-se essencialmente em consumo acompanhado (99%), sendo que 41% assiste com o cônjuge/namorado(a), 38% com amigos, 17% com familiares e apenas 1% com colegas de trabalho.

O estudo foi elaborado pelo IPAM com base numa metodologia que considerou a análise de 972 inquiridos, com mais de 18 anos e residentes em Portugal Continental e Ilhas, que realizaram o inquérito em plataforma online, entre os dias 1 e 30 de junho de 2017, com uma amostra estratificada por região e uma margem de erro de 4%.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *