Home / Instrumentos Musicais /

Yaybahar: um instrumento que desafia a realidade

yaybahar

Yaybahar: um instrumento que desafia a realidade

 

Um músico turco, residente em Istambul, teve há uns anos uma ideia: criar um instrumento que desafiasse todas as barreiras da imaginação, capaz de produzir um som único, digno da banda sonora de filmes de ficção científica. Assim, arregaçou as mangas e pôs mãos à obra para criar o yaybahar.

O formato do yaybahar é tão estranho como o seu nome e não é nada daquilo a que estamos habituados. Pegando em alguns instrumentos clássicos e ainda em alguns conceitos mais modernos, o turco Görkem Şen juntou o melhor de dois mundos para criar um bastardo musical.

O yaybahar é assim composto por uma grande estrutura de madeira da qual faz parte uma extensão, semelhante a qualquer instrumento de cordas. As cordas, no entanto, estão ligadas a dois tambores, através de molas finas em espiral. Para que perceba melhor como é o instrumento, deixamos que as imagens falem por si mesmas.

 

 

Como se toca o yaybahar?

Nós bem avisamos que o yaybahar não era nada como os instrumentos a que estamos habituados a ver, ouvir e até tocar. Mas significa isso que não é fácil de tocar? Não propriamente. De acordo com Görkem Şen, o yaybahar é muito parecido com o violoncelo e o contrabaixo na forma como se toca. Basta passar sobre as cordas horizontais um arco enquanto dedilha as cordas verticais e toca nos tambores com os pés.

No entanto, ao contrário dos instrumentos habituais de corda, as vibrações produzidas pelo arco do yaybahar viajam através das molas e ressoam repetidamente nos tambores. É produzido assim um som complexo, onde a música folclórica se parece cruzar com os tons mais futuristas num encontro decididamente hipnotizante. Efeitos ou distorção não são para aqui chamados, tratando-se o yaybahar de um instrumento cem por cento acústico.

Ainda não há muita informação disponível sobre o yaybahar. Para quem perceber o idioma turco, existe uma conferência TED (disponível AQUI) onde Görkem Şen fala do instrumento, de como surgiu a sua ideia e onde chega mesmo a fazer uma belíssima demonstração sobre como tocar o yaybahar. Mas como a música é uma língua sem fronteiras, deixamos também a playlist do Soundcloud do artista, com 4 faixas tocadas exclusivamente com este instrumento.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *