Home / Indústria Musical /

Como criar um blog de músicas? Descubra agora!

Como criar um blog de músicas? Descubra agora!

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas
 

É interessante aproveitar os variados recursos que a web oferece para investir numa atividade lucrativa. Por isso, quando alguém pensa em como ganhar dinheiro na Internet, uma das alternativas viáveis é a criação de um site ou blog.

Para que um blog possa render algum retorno financeiro é necessário adotar algumas decisões básicas, tais como a escolha adequada da plataforma, o visual atrativo, uma boa divulgação e até um cronograma de postagens.

Além desses detalhes, é necessário também levar em consideração outro item: escolher um tema que seja do seu interesse e do seu conhecimento.

Ao abordar um assunto que você aprecia e sabe bem a respeito das suas particularidades, as suas postagens terão mais credibilidade e, por consequência, você terá mais leitores.

Uma dica interessante para quem procura um assunto para o seu blog é apresentar nele um conteúdo musical. Vale salientar que música, além de fazer parte do gosto popular, é uma arte que se divide nos mais variados géneros e atinge diversos tipos de público online.

Vamos falar de música 

A criação de um blog de músicas não é distinta da construção de um blog que aborda algum outro tipo de assunto. Por isso, na hora de colocar esse projeto em prática, vale seguir essas dicas:

Escolha uma boa plataforma 

A plataforma é o elemento que servirá de suporte para o seu blog. Nesse caso, é importante contar com uma que seja de fácil administração e manuseio, bem como possibilite vários recursos para as suas postagens.

E quando o assunto é plataforma mais acessível para um blog, a mais recomendada é o WordPress. Além de contar com uma série de temas visuais bonitos e interessantes, possui também plugins diferenciados, que tornam as suas postagens mais dinâmicas e interativas. Confira neste LINK as melhores opções no ThemeForest.

Utilize um tema interessante 

Para o seu blog de música ser atrativo capriche na escolha do visual. O WordPress conta com temas que você pode personalizar, conferindo para o seu blog um visual diferenciado e de acordo com as suas preferências.

Além disso, saiba como distribuir os links e outros elementos visuais de um modo que não prejudique a navegação dos seus leitores. Lembre-se que a parte estética de um blog é importante para atrair público.

Explore os recursos que um blog permite

Ao ter o seu blog de músicas, faça uso de recursos típicos para esse tipo de projeto. Utilize plugins de players e outras funcionalidades que permitam o download de músicas, por exemplo.

Outro ponto importante é importante separar artistas, estilos e géneros musicais por categorias ou albúns. Isso facilita muito a navegação e a usabilidade do blog.

Como lucrar com o seu blog de músicas

Após a criação do seu blog, de escolher bem a plataforma e o visual adequado e de ter também um plano de postagens, chega o momento de segmentar o seu público. No caso de um blog de música, você pode optar por comentar a respeito de um gênero em específico.

 

Há também a hipótese de abordar os mais variados géneros musicais em seu blog. Nesse caso, é pertinente contar com links separados destinados a cada estilo, assim o leitor encontrará com mais facilidade o que ele procura.

Ao facilitar a navegação para o seu público, você terá condições de consolidar uma quantidade considerável de leitores e, posteriormente, será possível encontrar maneiras de monetizar o seu blog.Para conseguir isso, mantenha um trabalho constante de divulgação e confira aqui este E-Book Gratuito sobre Como Ganhar Dinheiro com Blog.

Quando se trata de lucrar com o seu blog, vale lembrar que algumas dicas consistem em:

Postagens patrocinadas

Uma das possibilidades para que o seu blog de música renda um retorno financeiro é efetuar postagens patrocinadas. Nesse caso, pode ser uma postagem referente a algum instrumento musical (guitarra, ou violão, ou bateria, por exemplo) divulgando alguma loja especializada no respectivo instrumento.

Divulgação de artistas

O seu blog pode conter um espaço destinado para divulgar o trabalho de um determinado cantor ou conjunto musical, mencionando informações a respeito de datas de apresentações.

Além disso, o blog poderá ser também uma loja virtual para vender material relacionado ao artista, tais como CDs, camisetas, palhetas para guitarra e outros artigos que levam a marca do artista.

Venda de Infoprodutos 

Além das alternativas citadas, caso você seja músico e tenha um bom conhecimento a respeito de teoria musical e noções de como tocar um determinado instrumento, poderá colocar no seu blog materiais como e-books gratuitos e vídeos.

Alguns temas como tutoriais a respeito de técnicas de voz, acordes para piano, guitarra e demais temas relacionados a teorias musicais, ou mesmo aulas de música, podem interessar leitores que estão iniciando na música e, até mesmo, alguns mais experientes.

Divulgação constante

Para o seu blog render o lucro esperado é preciso investir em divulgação frequente para atingir o seu público. Por isso, é válido utilizar outros meios, tais como redes sociais e canais de vídeos, por exemplo.

É pertinente também efetuar parcerias com outros blogs que abordam a mesma área, pois isso amplia a sua capacidade de atingir novos públicos de leitores. Além disso, dê a devida atenção para as técnicas de SEO.

Conclusão

Música é um tema que interessa a muitas pessoas, tanto os profissionais envolvidos com ela quanto o público que apenas aprecia essa forma de arte, sobretudo com a expansão da Internet. Por isso, um blog de música tem muitas condições de ser bem sucedido.

Por fim, se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar esse texto entre os seus contatos, talvez alguém tenha a inspiração necessária para dar início a um novo projeto web com foco musical.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *