Review FabFilter Pro-Q 3: um Equalizador Distinto e Imprescindível
Desde o seu lançamento original em 2009, o plugin FabFilter Pro-Q tornou-se no Equalizador de eleição de inúmeros produtores em todo o mundo, sendo amplamente elogiado pelo seu excelente fluxo de trabalho, excelente qualidade de som e vasto conjunto de características.
Com a versão 3 lançada em 2018, a FabFilter elevou o Pro-Q a um nível superior, introduzindo novas características como o EQ dinâmico, suporte de áudio surround/immersivo até Dolby Atmos 9.1.6, processamento em Mid/Side, e muito mais. Hoje vamos analisar precisamente o FabFilter Pro-Q 3, este fantástico Equalizador que é já um recurso indispensável em muitos estúdios.
Para ser direto, começo por dizer que o FabFilter Pro-Q 3 proporciona a mais alta qualidade de som possível num conjunto completo de características únicas e uma interface deslumbrante e inteligente, concebida para ajudar a obter aquele som que se procura de forma rápida e fácil.
Como o FabFilter Pro-Q 3 facilita a importante tarefa de equalização
Para quem não sabe convém referir que, entre vários outros recursos importantes, o equalizador é provavelmente a ferramenta mais utilizada enquanto se mistura e masteriza uma música.
A equalização – ou EQ – é uma das formas mais conhecidas de processamento de áudio na produção musical. Com O EQ, pode-se ajustar o nível de volume de uma frequência (ou gama de frequências) dentro de um som, o que por sua vez permite curar um som – ou por vezes mesmo canções inteiras – das suas imperfeições. Isto é feito cortando frequências indesejadas e/ou impulsionando outras, tudo para equilibrar os sons de modo a funcionarem bem uns com os outros.
Sim, não tenha dúvidas, se perguntássemos a mil produtores qual a ferramenta que mais utilizam, o EQ estaria no topo da lista. Mas embora a sua utilização pareça bastante simples, muitas pessoas pensam demasiado levianamente na EQ e no que ela faz. E faz muito!
Por isso mesmo, o facto do Pro-Q 3 oferecer tudo o que um engenheiro exigente pode desejar é um dos melhores trunfos deste software sensacional.
Tal como outros plugins VST que já analisamos da FabFilter, nomeadamente o Saturn 2 e o Pro-DS, a empresa de Amesterdão pensou em tudo o que é essencial: operação de fase linear de alta qualidade para além da latência zero e modos de fase natural únicos, EQ dinâmico suave, processamento por banda Mid/Side, suporte surround completo (até Dolby Atmos 7.1.2), uma característica solo inteligente, Ganho Automático opcional e um analisador de espectro incorporado, totalmente personalizável.
Basicamente, o FabFilter Pro-Q 3 foi concebido para o ajudar a obter o seu som da forma mais rápida possível. Através do grande ecrã interactivo EQ, pode criar bandas onde precisar delas, permitindo EQ dinâmico para qualquer banda, e seleccionar e editar múltiplas bandas ao mesmo tempo.
Outras características únicas como o Spectrum Grab, modo ecrã inteiro e EQ Match vão acelerar ainda mais o seu fluxo de trabalho.
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Naturalmente, o Pro-Q 3 também possui as funcionalidades habituais da FabFilter: botões perfeitamente afinados, MIDI Learn interactivo, undo/redo e interruptor A/B, Interpolação de Parâmetros Inteligentes para transições suaves de parâmetros, um extenso ficheiro de ajuda com dicas interactivas, automatização de amostras precisas, optimização avançada e muito mais.
As maiores novidades do FabFilter Pro-Q 3
Com sede em Amesterdão, a FabFilter é amplamente conhecida pela criação de alguns dos melhores plugins do mercado. Não é por acaso!
A interface do FabFilter Pro-Q 3 é simples e directa. O visor interactivo de EQ preenche toda a janela plugin, e permite criar e ajustar bandas de EQ usando o rato. Ao criar ou seleccionar bandas, os controlos das bandas aparecerão, flutuando acima do visor, posicionados por baixo das bandas seleccionadas.
Usando os controlos de banda, pode alterar as definições das bandas de equalizador actualmente seleccionadas. A barra inferior oferece características como modo de processamento (latência zero, fase natural ou fase linear), definições do analisador de espectro, bypass global, phase-invert, ganho automático, escala de ganho e nível/panning de saída.
Talvez os dois maiores desenvolvimentos sejam a inclusão da Visualização do Espectro Externo e o Modo EQ Dinâmico.
Se estiver familiarizado com o Neutron da iZotope, saberá tudo sobre o primeiro tópico mencionado em cima. Esta característica permite-lhe sobrepor a frequência de qualquer instância do Pro-Q 3 a outra pista na sua mistura, para que possa ver onde as frequências entram em conflito o suficiente para causar problemas.
O uso mais comum disto será ver onde as frequências do kick da bateria e do baixo podem estar em guerra, mas esta funcionalidade é bem-vinda também em outras áreas de tom. É aliás muito bem representada, com sombreamento vermelho na forma de onda que indica as frequências que será sensato abordar.
O Modo EQ Dinâmico permite criar pontos de frequência que respondem dinamicamente ao nível de entrada de um sinal, para que seja aplicada uma maior atenuação à medida que o sinal de entrada se torna mais alto. Isto é extremamente bem-vindo por ser uma ferramenta tão flexível.
Os fãs da FabFilter estarão, naturalmente, bem cientes de que a empresa já faz o soberbo Pro-MB, que proporciona um processamento dinâmico versátil dependente da frequência, pelo que a questão para muitos seria como iriam introduzir isto no Pro-Q sem duplicar a funcionalidade Pro-MB ou criar uma imitação pálida da mesma. E não ficarão surpreendidos ao saber que encontraram de facto uma forma de o fazer.
O que não se obtém nas bandas dinâmicas do Pro-Q 3 é muito controlo sobre os parâmetros dinâmicos reais. Ataque, libertação e rácio são totalmente automáticos, tal como o limiar por defeito, embora este possa ser mudado para controlo manual.
Em uso, porém, isto não é realmente um problema, porque as definições automatizadas respondem de forma muito inteligente a qualquer sinal de entrada que lhes atira, e pode facilmente definir um limite para a quantidade de impulso ou atenuação de ganho que é aplicada.
A direcção da acção dinâmica é também facilmente controlável, pelo que pode ter um impulso que atenua de forma dinâmica ou vice-versa. O que se obtém aqui, e que não está disponível no Pro-MB, é a capacidade de criar bandas dinâmicas muito estreitas, o que lhe permite mergulhar dinamicamente ressonâncias e feedback.
Houve também outras melhorias nas características da análise. Anteriormente, funções como a correspondência de EQ dependiam da criação de roteamento em cadeia lateral pelo utilizador, mas agora, várias instâncias de Pro-Q podem comunicar directamente dentro da mesma sessão de mistura.
No painel de controlo pop-up para o analisador de espectro, verá uma lista de todas as outras instâncias no seu projecto. Seleccionando uma, então irá mostrar o sinal que está a ver sobreposto ao da instância aberta. Isto torna muito mais fácil configurar a correspondência de EQ, e também permite uma nova funcionalidade chamada Show Collisions, que o avisa quando duas fontes podem estar a lutar pela mesma frequência na propriedade espectral. Fantástico e super útil!
Outras características novas incluem uma inclinação de filtro de Brickwall e a forma de Plain Flat, que simplesmente gira todo o espectro de frequências em torno de um ponto fixo, aplicando cada vez mais impulso ou corte, quanto mais longe se for obtendo a partir desse ponto.
Finalmente, o Pro-Q 3 funciona agora em todos os principais formatos surround, e um menu pendente para cada banda permite-lhe especificar exactamente quais os canais que essa banda deve afectar – em estéreo, as escolhas são esquerda, direita, Mid, Sides ou ambos os canais. Ah, e se já é utilizador do equalizador da FabFilter anterior, a nova versão até abre as suas predefinições do Pro-Q e Pro-Q 2!
Em conclusão, o Pro-Q 3 é uma actualização maravilhosa de um equalizador (indiscutivelmente) que já era líder no sector. Agora, ficou ainda mais distinto e imprescindível para todos os produtos, engenheiros de som e músicos. É certamente um dos melhores EQs que pode utilizar. O fluxo de trabalho eficiente, o som, a profundidade e facilidade de utilização são inigualáveis.
Todos os tópicos importantes do Pro-Q 3
Além de garantir a mais alta qualidade de som possível, o FabFilter Pro-Q 3 tem as seguintes características:
Até 24 bandas de EQ
Modo EQ dinâmico opcional para todas as bandas (formas bell e shelf), usando qualquer configuração de inclinação e com correspondência analógica perfeita, com activação opcional de sidechain externa
Interface em Retina linda com grande ecrã interactivo EQ, selecção e edição multi-banda para a máxima facilidade de utilização e eficiência
Definição de inclinação ‘Brickwall’ ultra-estreita para filtros LP e HP
Suporte surround completo (até Dolby Atmos 7.1.2) com selecção inteligente de altifalantes
Visualização do espectro externo a partir de qualquer outra instância Pro-Q 3, incluindo a detecção de colisão
Processamento por banda, médio/lado ou esquerdo/direito, para que possa EQ os sinais médio/lado, esquerdo ou direito separadamente
Funciona em modo de latência zero, modo de fase linear com latência ajustável ou o modo de fase natural único
Forma de filtro de inclinação plana, uma curva de correcção de inclinação plana ao longo de todo o espectro de frequências audíveis
Spectrum Grab: basta agarrar e ajustar um pico no analisador de espectro em tempo real de imediato!
Diferentes tamanhos de interface e modo adicional Full Screen
Formas de filtro: Bell, Notch, High/Low Shelf, High/Low Cut, Band Pass, Tilt Shelf, Flat Tilt
Suporte universal de inclinação do filtro para todos os tipos de filtro, até 96 dB/oct
Função EQ Match para corresponder automaticamente ao espectro de outra instância Pro-Q 3 ou de um sinal externo
Analisador de espectro incorporado com visualização de Pré-EQ, Pós-EQ e espectro externo, alcance ajustável, velocidade, resolução, inclinação, congelamento e detecção de colisão
Auto Ganho e Escala de Ganho
Visualização opcional de rolo de piano para quantificar as frequências de EQ às notas musicais
Diferentes gamas de visualização: 3 dB e 6 dB para masterização, 12 dB e 30 dB para mistura
O modo solo inteligente torna fácil encontrar frequências problemáticas e ouvir o efeito de uma banda
Opção de inversão de fase para alterar a polaridade
Grande medidor de nível de saída com leitura de nível de pico
Extrema optimização da CPU: O Pro-Q 3 utiliza muito pouco CPU e memória, pelo que pode utilizar centenas de instâncias numa sessão
Aceleração gráfica alimentada por GPU
Entrada de texto com duplo clique de valores de parâmetro
Suporta layouts de canais estéreo, mono e surround (até Dolby Atmos 7.1.2)
Suporta superfícies comuns de controlo de hardware Pro Tools
MIDI Learn com opção para controlar a banda actualmente activa
Undo/redo e comparação A/B
Interpolação de Parâmetros Inteligentes
Automatização precisa de amostras de todos os parâmetros
Ficheiro de ajuda extensiva com dicas de ajuda interactiva
Disponível nos formatos VST, VST3, Audio Units, AAX Native e AudioSuite (todos os formatos 64-bit e 32-bit)