Home / Indústria Musical /

Qual foi a primeira Boys Band da História da Música?

boys band

Qual foi a primeira Boys Band da História da Música?

    

Hoje todos nós conhecemos boys bands. Se lhe pedíssemos para nomear uma série de grupos musicais compostos apenas por rapazes, ia com certeza dar-nos uma lista com pelo menos 5 nomes de bandas, desde portuguesas a internacionais. Mesmo que não seja um ouvinte regular de tal trabalhos, é impossível não conhecer certos nomes que figuram frequentemente nas tabelas dos mais vendidos ou nos chegam aos ouvidos a partir do rádio.

Integrando uma série de ingredientes para o sucesso, o termo boy band é vago, já que, em teoria, qualquer conjunto musical formado por rapazes se enquadraria nesta categoria – até mesmo os The Beatles. Mas aquela imagem que temos de jovens que dançam e cantam, sem necessariamente compor as próprias músicas e focados principalmente no público feminino, remonta ao fim da década de 1950, nos EUA.

Uma boy band é um tipo de banda – que normalmente se encaixa no género pop/pop rock – que integra apenas cantores do sexo masculino. É importante apresentarmos esta definição para que perceba a distinção com boy group: um termo que é frequentemente confundido com boy band. No entanto, ainda que por vezes possam fazer parte da mesma indústria, boy group é constituído por rapazes mas que, além de música, se focam também nas coreografias. No nosso blog, já falamos inclusive de um boy group bastante conhecida: os Bangtan Boys.

Agora que todas as dúvidas estão esclarecidas, vamos passar à resolução de um mistério que afeta ainda a indústria da música: qual foi a primeira boys band de sempre? Não é fácil chegar a uma resposta ou solução concreta. Na verdade, para muitos que não se deem sequer ao trabalho de investigação a resposta que poderá sair naturalmente é nomes como os Jackson Five, The Beatles ou até mesmo os Backstreet Boys.

Mas qualquer uma destas respostas está errada. A primeira boys band na história da música (pelo menos na concepção pela qual as conheces hoje) foram os The Osmunds, em 1958. Mas as coisas não parecem tão lineares como na verdade foram. Passamos já de seguida a explicar, contando a história da banda e como cresceu ao longo das décadas.

O The Osmonds Brothers é um grupo musical formado por uma família norte-americana com uma carreira musical longa e variada, carreira esta que os levou pelos palcos desde muito cedo para cantar música de barbeiro, quando não passavam ainda de crianças. Mas esse era apenas o início de uma jornada para o sucesso, tornando-se gradualmente ídolos da música adolescente. Além de produzirem um programa de TV, alguns membros do The Osmonds conseguiram mesmo vingar na indústria musical com carreiras a solo.

 

Olhando para a cronologia da história da banda, os The Osmonds foram constituídos em 1958 (seis anos antes de surgirem os Jackson 5). Inicialmente, era um quarteto, sendo o grupo constituído pelos irmãos Alan, Wayne, Merrill e Jay Osmond.

Anos mais tarde, o quarteto uniu forças com os dois irmãos mais novos, Donny e Jimmy, consolidando assim a formação do grupo. Mesmo estando de fora dos The Osmonds, a irmã Marie – a única rapariga da família – raramete cantava com os irmãos mas não foi por isso que desistiu de uma carreira no meio. A solo, conseguiu lançar uma carreira de sucesso em 1973.

No total, esta boys band e a sua família vendeu um total de 102 milhões de discos no mundo inteiro. Os singles One Bad Apple e Puppy Love são apenas dois dos mais memoráveis.

Para muitos, o facto de que os The Osmonds sejam reconhecidos como a primeira boys band de sempre pode parecer estranho. E não é difícil perceber porquê: o sucesso dos The Osmonds só se deu muito depois do início oficial do grupo, quando deixaram o registo de barbershop quartet – altura em que cantavam como cantores acapella.

O alinhamento vocal do grupo, aliado ao carisma e à dança fizeram da família a pioneira na base do que seria, anos mais tarde, o estilo das boy bands dos anos 90. No auge da carreira, a banda era composta pelos irmãos Alan, Wayne Merril, Jay e os mais novos Jimmy e Donny Osmond.

Apesar de sucessos, como a super One Bad Apple que ouvimos acima, os irmãos começaram a arriscar-se em carreiras solo, onde Donny Osmond conseguiu notável distinção em vários discos a solo e canções como Where Did Are The Good Times Go.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *