Home / Country /

Yusuf / Cat Stevens celebra 50 anos do disco icónico Tea for the Tillerman

Yusuf / Cat Stevens celebra 50 anos do disco icónico Tea for the Tillerman

    

Cinquenta anos depois do lançamento de “Tea for the Tillerman” (1970), o álbum multiplatinado que define uma era e que fez de Yusuf / Cat Stevens numa estrela foi reeditado com o título “Tea for the Tillerman2”.

“Como se o destino estivesse à espera de acontecer, parece que chegou o momento de voltar à mensagem de ‘T4TT2’”, afirmou Yusuf / Cat Stevens sobre a nova visão apresentada deste disco memorável.

Em “Tea for the Tillerman2”, Yusuf reformula as mesmas onze canções para uma nova era, com resultados dramáticos. Meio século e um universo inteiro de experiências desde que foram originalmente gravadas, “T4TT²” resulta numa bela reunião entre o artista e as canções que ajudaram a definir os melodiosos anos 1970.

O impacto de “Tillerman” embrenhou-se subtilmente no tecido da cultura popular, enquanto as suas canções ganharam uma vida própria através da sua utilização cada vez mais regular no cinema, na TV e em inúmeras reinterpretações de outros artistas.

A capa do álbum “T4TT²” ilustra a mesma cena pitoresca da “Hora do chá” que adornava o álbum original, cinquenta anos depois.

Tillerman regressou de uma expedição ao espaço, tendo descoberto um mundo que se tornou decididamente mais sombrio. As duas crianças ainda brincam ao seu lado… mas desta vez ouvem as músicas mais recente em streaming e fazem um FaceTime nos seus telemóveis.

O conceito de “Tea for the Tillerman2” resultou de uma conversa entre Yusuf e o seu filho de como se devia celebrar o 50.º aniversário do álbum. Isto deu origem à ideia de se reimaginar e regravar as canções e os resultados falam por si.

Paul Samwell-Smith foi contactado e foi logo reservada uma semana no La Fabrique Studio, no sul de França, durante o verão de 2019, próximo de St. Remi, onde Van Gogh pintou algumas das suas obras mais célebres. O estúdio em si carrega uma história muito rica, tendo sido uma fábrica para tingir as prestigiadas jaquetas vermelhas dos famosos hussardos de Napoleão, além de ter acolhido uma das maiores coleções de clássicos do cinema francês e discos de vinil. Providencialmente, toda a experiência foi filmada.

A história de um marco na carreira de Yusuf / Cat Stevens

A maioria das 11 canções foi escrita por um jovem Cat Stevens de 22 anos, quando se movia pelo Soho, no final dos anos 1960, mas agora estes temas são cantados e tocados depois de uma vida de introspeção, crescimento e em que o músico desenvolveu novas perspetivas sobre a vida.

Vistas como algumas das melhores canções da sua época, ou de qualquer outra época, estas canções mantêm, novamente, os seus próprios méritos, enquanto refletem uma nova luz cintilante nas gravações originais, ampliando a sua relevância contínua e colocando-as no vocabulário das grandes composições.

 

“Embora as minhas aventuras na composição nunca se tenham limitado a ‘Tillerman’, as canções desse álbum definiram-me e apontaram o caminho para a viagem misteriosa da minha vida. Desde aquelas sessões nos Morgan Studios, Willesden, em 1970, que ‘Tillerman’ cresceu e desenvolveu a sua própria ‘gravitas’ e influência na história da música e como a banda sonora da vida de tantas pessoas. Como se o destino estivesse à espera de acontecer, parece que chegou o momento de voltar à mensagem de ‘T4TT2’.” – Yusuf / Cat Stevens

Em “Tea for the Tillerman2”, Yusuf reúne-se aos principais “atores” do álbum original – o produtor Paul Samwell e o guitarrista Alun Davies. A eles, juntaram-se Bruce Lynch no baixo, membro da banda de Yusuf desde meados dos anos 1970.

O guitarrista Eric Appapoulay e o multi-instrumentista Kwame Yeboah na percussão e teclados representam a atual banda ao vivo de Yusuf, sendo apoiados por Jim Cregan na guitarra e Peter Vettese nos teclados. As gravações contaram com o engenheiro de som David Hefti, que trabalha com Yusuf em estúdio e ao vivo há quase dez anos.

Cinquenta anos depois, as canções de “T4TT2” são tão prementes como sempre o foram. O álbum fala de novo sobre a preocupação pelo mundo natural e examina alguns dos nossos relacionamentos mais profundos, geração a geração, sustentados por um desejo de união espiritual num mundo materialista imprevisível e cada vez mais dividido.

A vida e a carreira de Yusuf / Cat Stevens viram-no seguir um caminho sem limites e, no entanto, a humanidade central da sua mensagem permaneceu consistente, irradiando um acompanhamento musical caloroso e reconfortante à busca de paz e compreensão entre os povos e em harmonia com a natureza.

Estes valores sentem-se não só através da música de Yusuf, mas também podem ser vistos nos seus esforços altruístas, como é o caso do projeto Peace Train.

Numa era muito volátil e repleta de incertezas, é necessário recuperarmos estes valores e com “Tea for the Tillerman2” toda uma nova geração irá descobrir, novamente, este álbum. Como T. S. Eliot escreveu:

“Não deixaremos de explorar e, ao término da nossa exploração deveremos chegar ao ponto de partida e conhecer esse lugar pela primeira vez.”

O áudio do single ‘Where Do The Children Play?‘ está disponível AQUI.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *