No nosso blog temos dado especial enfoque a plataformas de streaming e, entre elas, a uma que claramente se destaca: o Spotify. Ao dispor à utilização de qualquer utilizador – e de forma gratuita – uma biblioteca composta por milhares de álbuns musicais torna-se mais fácil consumir música. Basta criar uma conta na plataforma e iniciar a navegação pelo trabalho dos seus artistas favoritos.
Mesmo impondo publicidade aos utilizadores que não subscrevem o serviço premium, o valor prestado pelo Spotify continua a ser gigantesco. A modalidade paga, no entanto, conta com alguns pontos vantajosos, como a possibilidade de ouvir música sem ter uma ligação à Internet, livre de publicidade e com som de alta qualidade.
Ainda assim, por muito que conheça o Spotify, atrevo-me a dizer que desconhece por absoluto alguns dos seus maiores segredos. Neste post, apresentamos por isso 7 dicas para que, da próxima vez que utilizar o Spotifty, possa disfrutar de uma melhor navegação.
O Spotify, além de plataforma de streaming de músicas, incorpora o conceito que as redes sociais tornaram comum: a criação de uma rede de amigos. Assim, pode facilmente criar a sua lista de amigos no Spotify e para perceber o que estão a ouvir. A partir do momento em que começar a seguir uma pessoa, aparecerá uma barra lateral no Spotify com o feed daquilo que ouvem. Daí em diante poderá descobrir novas músicas a partir do que os seus amigos ouvem… ou desenterrar alguns dos seus guilty pleasures musicais.
E, por falar em guilty pleasures, por que não falar sobre estas músicas que adoramos mesmo tendo vergonha de o assumir? Não vale a pena disfarçar. Todos nós ouvimos músicas que, por muito terríveis que sejam, continuam a ter alguma coisa que nos puxa. Há quem goste, por exemplo, das músicas de Justin Bieber, de Britney Spears ou Whitney Houston. É o seu caso? Se for, calculamos que não o queira admitir.
Bem, o Spotify conta com uma funcionalidade que protege a sua privacidade. Para que os seus amigos não vejam aquilo que está a ouvir e possa assim disfrutar de uma experiência a sós com a sua música, dirija-se ao cabeçalho do programa, onde surge o seu nome e fotografia. Carregue com o botão esquerdo do rato sobre a setinha que aí aparece e, logo de seguida, selecione a opção Sessão Privada. Desta forma ninguém saberá aquilo que está a ouvir até que você volte a tornar a sessão pública.
Costuma fazer playlists no Spotify e acha que até têm alguma qualidade musical? Acredita que os seus amigos poderiam gostar da combinação de músicas que organizou? Então porque não partilhar a playlist? O Spotify permite a partilha de playlists com todos os seus amigos através das redes sociais, como é o caso do Facebook, Twitter e Tumblr.
Para o fazer, só tem de clicar em cima da playlist em questão e depois no botão direito. Assim que aparecerem várias opções escolha a que diz Partilhar/Share. De seguida, escolha a rede social, escreva uma pequena mensagem e clique de novo no botão Share!
Os mais tímidos podem sempre partilhar as suas playlist apenas com certos amigos. No Spotify é possível enviar mensagens privadas para outros utilizadores e, nessas mesmas conversações, fazer a partilha de playlists. Para o fazer, só tem de executar os mesmos passos da opção anterior mas, na altura em que abrir uma janela, escolha na parte de cima a opção Send to.
Nessa janela, poderá então submeter o nome dos amigos para quem deseja enviar a playlist em privado. No final, precisa de clicar de novo em Share.
Acompanhe a letra de uma música enquanto a houve. Esta é uma das opções mais simples do Spotify e uma das mais importantes para quem o utiliza. Até mesmo para aqueles que ouvem música na sua língua materna esta pode ser uma opção valiosa.
Para evitar que fique com mondegreens na cabeça e para cantar corretamente ao mesmo tempo que ouve uma música, selecione a opção Lyrics (assinalado a vermelho na imagem), no rodapé do Spotify e veja a letra aparecer de imediato no ecrã, em sincronia com a música.
Costuma acompanhar os charts internacionais? No Spotify pode conhecer as músicas que estão no top e não só: pode também ouvi-las. Assim, além de ouvir boa música, o Spotify ajuda-o a aumentar a sua cultura musical e a entender o que está a ter sucesso no estrangeiro.
Basta dirigir-se ao Browse, ao separador Charts e escolher de seguida o top que desejar. Além de colocar em destaque o Top Internacional, o Spotify apresenta também o top do país onde reside. Mesmo assim, para consultar o top de outros países basta dirigir-se à secção Top 50 By Country e procurar de seguida a playlist referente ao país que deseja.
Em julho de 2015 o Spotify lançou uma novidade que está a ser muito popular entre os utilizadores da plataforma: uma playlist que se altera semanalmente, apresentando uma lista de músicas de que provavelmente gostará.
Trata-se de músicas que ainda não estão no repertório do utilizador mas que se assemelham a faixas anteriormente tocadas. A playlist chama-se Discover – Descobertas da Semana e é atualizada todas as segundas-feiras. Divirta-se a encontrar músicas novas.