Home / Plugins VST /

Tudo o que precisa saber sobre o T-RackS 5 MAX da IK Multimedia

Tudo o que precisa saber sobre o T-RackS 5 MAX da IK Multimedia

Gonçalo Sousa
by Gonçalo Sousa

Share this article

O T-RackS 5 MAX da IK Multimedia inclui 38 processadores individuais, compostos por emulações vintage clássicas e outros recursos inovadores fornecidos pela mesma equipa de engenheiros de som que desenvolveu esta ferramenta lendária.

Mas o que é o T-RackS 5 MAX e para que serve? Descubra tudo o que precisa saber nesta review, onde contamos a história, desvendamos os 4 novos recursos, sem esquecer a lista completa de módulos e quais os presets disponíveis assinados por grandes produtores musicais.

Quando a IK Multimedia apresentou originalmente o T-RackS em 1999, ele foi o primeiro software de masterização de desktop do mundo, passando a ser utilizado por milhões de produtores, músicos e compositores. Não é exagero dizer que foi este software que cimentou o nome da empresa com sede em Itália no mercado de software e hardware musical, Plugins VST, produção, mixagem e masterização.

Desde então, a IK Multimedia dedica-se com intensidade a criar emulações de hardware vintage icónicos, assim como algumas ferramentas inovadoras que se tornaram uma referência no mercado de produção musical, como por exemplo a MixBox, que analisamos exaustivamente neste artigo, ou os famosos softwares de instrumentos AmpliTube e Syntronik, sem esquecer o famoso interface iRig.

Agora, quase 20 anos depois, a IK Multimedia lançou o T-RackS 5 – uma verdadeira suite completa de mixagem e masterização que vem com poderosos processadores de sinal modelados a partir de unidades Neve, API, SSL e muito mais.

Enquanto a versão padrão do T-RackS 5 inclui apenas 9 processadores, o T-RackS 5 MAX inclui 38 módulos. A nossa review visa essencialmente o T-RackS 5 MAX, embora qualquer um dos processadores adicionais possa ser adquirido no T-RackS 5 Custom Shop à la carte.

Uma nota prévia obrigatória consiste em referir que a série T-RackS está disponível em várias versões:

T-RackS 5 Custom Shop (GRATUITO)

T-RackS 5

T-RackS 5 SE

T-RackS 5 Deluxe

T-RackS 5 Max

Tape Machine Collection

T-RackS Leslie

 

Uma breve história do T-RackS

A origem do software lendário T-RackS remonta há quase duas décadas. A primeira versão foi lançada em 1999. Naturalmente era bastante primitiva para os padrões atuais e tinha como principal objetivo apenas a masterização. Ele era composto por 3 processadores: um EQ, um compressor de tubo e um limitador, além de oferecer uma capacidade de medição rudimentar, operando apenas em modo autónomo (standalone).

O sucesso massivo surgiu no entanto com o T-RackS versão 3 no final de 2008. Nessa altura, ele integrava 9 módulos de processamento, o que correspondia a uma abrangente capacidade de medição e uma estrutura na qual os módulos poderiam ser executados para fins de masterização.

A estrutura permitia 8 slots consecutivos, sendo que os primeiros 4 eram slots duplos paralelos, nos quais os módulos T-RackS poderiam ser colocados conforme desejado (veja a imagem em baixo para entender melhor por favor).

 

 

 

 

 

 

 

 

T-RackS 3

Com a versão 3, os módulos estavam disponíveis nos formatos de plugin padrão e podiam ser usados ​​individualmente na maioria das DAWs de PC e Mac. Foi assim que o T-RackS superou a sua missão original de masterização e os seus módulos tornaram-se valiosos no trabalho de mixagem. Esta estrutura dos T-RackS permanece praticamente intacta na nova versão 5.

Contudo, ainda em 2013, a IK Multimedia lançou o T-RackS CS (CS para Custom Shop), que introduziu também uma nova abordagem comercial de venda de equipamentos de software que envolvia um mecanismo personalizado usando um site.

E em 2018 chegou a T-RackS na versão que conhecemos hoje: uma suite de mixagem / masterização exclusiva da IK Multimedia.

Este artigo analisa o T-RackS 5 MAX, a nova encarnação que possui componentes que podem ser usados ​​em todas as fases do processo de produção musical e a maioria desses recursos são módulos plugin que podem ser usados ​​individualmente em todas as principais DAWs, tanto para PC quanto para Mac.

Sim é verdade: o T-RackS começou como por ser uma solução de masterização, mas com o tempo, a sua coleção de módulos e componentes também adotou a função de mixagem. Após dois modelos de faixa de canal serem adicionados à colecção surgiu um módulo de atraso de fita. Depois, introduziram a ferramenta de modelagem de microfone Mic Room.

Portanto, hoje ele corresponde a uma excelente coleção de processadores de áudio para todos os estágios da produção de música até à distribuição.

 

Características incríveis do T-RackS 5 MAX

O T-RackS 5 oferece o poder de um estúdio inteiro num único pacote de software. Carregado com tudo o que você precisa para mixar e masterizar a sua música, o T-RackS 5 está disponível como um aplicativo independente ou na modalidade de pacote de plugins para utilização interna na sua DAW.

Melhor ainda: a pensar naqueles momentos em que você só precisa de um processador específico, a equipa da IK Multimedia também disponibiliza todos os 38 módulos do T-RackS 5 como plugins independentes! (Uma coisa nova é a disponibilidade do formato VST 3 em todos os plugins, não apenas nos novos modelos.)

O T-RackS 5 apresenta uma interface completamente redesenhada com um layout intuitivo composto por 4 janelas principais. Simplesmente arraste e solte os processadores do Browser de Módulo para a Janela de Cadeia de Sinal conforme desejado, com até 16 módulos em série ou paralelo.

Você pode clicar em qualquer unidade na sua cadeia de sinal para visualizá-la na janela do módulo e fazer ajustes. A monitorização está disponível através da seção robusta do medidor com opções para uma variedade de padrões de volume.

O aplicativo independente inclui ferramentas adicionais para edição de formas de onda individuais, como opções de corte, fade e loop, além de recursos para montagem de faixas masterizadas, integrando metadados, lacunas de faixa e códigos ISRC.

O T-RackS 5 é ainda capaz de imprimir arquivos DDP para meios físicos, perfazendo assim um software único para a produção musical. Ele inclui alguns processadores nativos da IK Multimedia da série “Classic”, como Equalizer, Compressor, Clipper e Multi-band Limiter — sendo composto também por 4 novos módulos: Master Match, EQual, ONE e Dyna-Mu.

Vamos ver em maior detalhe o que são estes novos recursos já a seguir, mas antes é necessário esclarecer que o T-RackS 5 MAX também inclui 15 emulações de equipamentos vintage clássicos da SSL, Universal Audio, Fairchild, Pultec, API, Neve e muito mais.

Mas não fica por aí! Além desses processadores de sinal icónicos, a IK Multimedia também desenvolveu 11 ferramentas próprias para ajudá-lo a criar ainda mais o seu tom único e personalizado. Você pode encontrar uma lista completa de todos os módulos disponíveis na página do produto T-RackS 5 MAX, ou na lista que colocamos no final deste artigo.

Com tantas ferramentas à sua disposição será bastante fácil escolher rapidamente uma grande combinação. Aliás, com base na nossa experiência, a parte mais difícil é decidir quais os módulos que você deseja usar, pois todos eles soam extremamente bem aos nossos ouvidos!

O T-RackS 5 MAX tem tanto para oferecer que é quase irresistível, transformando os seus utilizadores em verdadeiras crianças num passeio à loja de doces. T-RackS 5 é uma evolução maravilhosa do que já era uma peça sólida de tecnologia de áudio de computador.

Estou ansioso para trabalhar com os novos módulos no futuro e conhecer alguns dos clássicos um pouco melhor também. Muitas outras empresas fazem excelentes softwares de mixagem e masterização atualmente, mas a IK Multimedia é certamente uma delas.

4 novos módulos: Master Match, ONE, EQual e Dyna-Um

 

Master Match

Master Match é um EQ exclusivo projetado para combinar automaticamente o som da sua música com outro material de referência. Ele oferece a capacidade de usar até 3 faixas de origem diferentes para comparação, sendo por isso perfeito para o ajuste preciso das suas mixagens ou masters. Se ainda não entende bem o poder deste tipo de recurso, leia por favor este artigo aqui neste link.

 

ONE

Já o ONE equivale a um equalizador, compressor, excitador harmónico, intensificador de graves e limitador tudo-em-um que é igualmente simples e eficaz.

ATENÇÃO: O novo processador de masterização ONE é único, não apenas entre o mundo dos T-RackS, mas entre os milhares de softwares que existem. Ele combina várias operações de masterização comuns num único módulo, com um botão por operação. Para uma masterização rápida e fácil (talvez para gravar aquela demonstração de mixagem de teste para ouvir no carro) ou para aqueles que estão apenas a aprender habilidades de masterização, o ONE pode ser a ferramenta certa.

Os botões Air, Focus e Body têm nomes adequados (que correspondem ao que fazem) e permitem adicionar ou remover frequências com um único botão.

Aumente o botão Push para obter mais compressão e ajuste os botões Bass Punch e Transients para fazer o ajuste preciso dos graves e agudos, respectivamente. Você pode adicionar vibe extra com o botão Analog e espalhar o seu sinal pelo espectro stereo com o botão Width. Experimente em canais individuais, subgrupos ou mesmo durante a masterização. Garantimos que não se vai arrepender!

As 9 áreas de manipulação são:

Air – atenua / aumenta as altas frequências

Focus – atenua / aumenta os médios

Body – atenua / aumenta as frequências baixas

Bass Punch – exatamente o que diz

Analog – saturação para calor

Transients – torne-o mais rápido ou suave

Width – apenas o que diz

Push – compressão generalizada de um botão

Volume – limitador generalizado de um botão

 

EQual

Por sua vez, o EQual corresponde a um equalizador paramétrico impressionante de 10 bandas extremamente transparente que combina as formas de filtro dos clássicos Equalizadores analógicos britânicos e americanos com a precisão dos equalizadores digitais. O roteamento personalizado do seu sinal no T-RackS é feito facilmente através da funcionalidade intuitiva de arrastar e soltar.

Este é um EQ digital muito preciso que pode ser redimensionado para ocupa o ecrã inteiro para fazer ajustes precisos. O recurso mais atraente é a capacidade do EQual de assumir as características dos equalizadores de hardware clássicos e modernos da vida real.

 

Dyna-Mu

Para finalizar, o Dyna-Mu é modelado com base no compressor Manley Variable Mu, que em si mesmo é uma versão moderna do icónico compressor de válvula Fairchild 660. Apresentando controlos simples de Limit, Attack e Release, o Dyna-Mu utiliza um algoritmo de compressão variável que é perfeito para colar as suas faixas. Conhecido pelo seu tom quente e colorido, o Dyna-Mu soa quase indistinguível da versão em hardware.

Não precisamos dizer muito sobre isso, apenas que é maravilhoso! Pode escolher entre duas proporções: 1,5: 1 e 4: 1, sendo a primeira bastante adequada para masterização. Mas você pode achar que é algo que você vai querer usar nas faixas durante a mixagem. Seja como for, constitui uma esplêndida adição à família de compressores T-RackS existente.

Como vários outros plugins do T-RackS, tanto o EQual como o Dyna-Mu podem operar com configurações L / R comuns, configurações L e R separadas e configurações M e S separadas (modo médio e lateral).

 

Presets assinados pelos maiores engenheiros da indústria

Para terminar esta review em beleza não podíamos deixar de assinalar que a IK MULTIMEDIA Multimedia não apenas juntou uma incrível quantidade de recursos no T-RackS, mas também reuniu com alguns dos melhores engenheiros da indústria fonográfica para dar a você alguns presets que pode usar para dar o pontapé inicial nas suas produções.

São pré-definições de excelência que ajudam bastante a adotar a mesma abordagem que definiu o som destes fabulosos gigantes dos estúdios: Tom Lord-Alge (mais de 100 presets incríveis), Richard Chycki (25 presets sensacionais), Dave Way (40 presets fabulosos), Earle Holder (11 presets específicos de masterização) e Nick Davis (25 presets genialmente criados pelo mundialmente famoso produtor e engenheiro inglês).

 

Lista completa dos 38 módulos do T-RackS 5 MAX

Clique nos títulos das imagens em baixo para saber mais sobre os processadores individuais inclusos no T-RackS 5 MAX.

Master Match

Dyna-Mu

 

EQual

 

ONE

 

Metering

 

Saturator X

 

Mic Room

 

Stealth Limiter

 

EQ PA

 

EQ PB

 

EQ PG

 

EQ 73

 

EQ 81

 

Master EQ 432

 

Precision Comp/Limiter

 

Bus Compressor

 

White Channel

 

Tape Echo

 

British Channel

 

Black 76 Limiting Amplifier

 

White 2A Leveling Amplifier

 

Vintage Tube Compressor/Limiter Model 670

 

 

Quad Comp

 

Quad Lim

 

Quad Image

 

De-esser

 

EQP-1A Vintage Tube Program Equalizer

 

 

Opto Compressor

 

Brickwall Limiter

 

Linear Phase Equalizer

 

Classic T-RackS Compressor

 

Classic T-RackS Multi-band Limiter

 

Classic T-RackS Clipper

 

Classic T-RackS Equalizer

 

CSR Plate Reverb

 

CSR Hall Reverb

 

CSR Room Reverb

 

CSR Inverse Reverb

 

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *