Home / Instrumentos Musicais /

MixBox da IK Multimedia: Este é o plugin de rack virtual perfeito?

MixBox da IK Multimedia: Este é o plugin de rack virtual perfeito?

Share this article

Giveaway Virtual Drummer
     

Todos os efeitos que você precisa em apenas um rack! A MixBox da IK Multimedia é um plugin de rack virtual em estilo 500 series para Mac e PC.

Ela oferece a músicos, produtores e engenheiros de todos os géneros todos os efeitos que precisam num rack para mixar mais rápido e mais eficientemente, enquanto aproveitam a qualidade sonora profissional com fluxo de trabalho conveniente à velocidade da luz.

A MixBox inclui 70 processadores de estúdio e efeitos criativos derivados do T-RackS, Amplitube e SampleTank, assim como 4 novos algoritmos de reverb impressionantes. Ela traz estes processadores num layout conveniente e intuitivo de strip channel que pode ser usado como plugin para qualquer DAW ou em modo stand-alone.

Sim, o mais recente pacote de processamento modular da IK Multimedia traz um significado totalmente novo para a famosa expressão “mixing in the box”.

Os slots de inserção na sua DAW geralmente são usados para hospedar efeitos individuais, mas alguns fabricantes também desenvolveram plugins que são anfitriões por conta própria. Dentro desses ambientes, o utilizador pode organizar vários módulos para formar uma cadeia de processamento completa.

Além de deixar o resto dos seus slots de plugin livres para outros efeitos, esta abordagem permite que uma cadeia de processamento inteira seja salva e compartilhada como uma única predefinição de plugin e permite que o fornecedor implemente recursos de roteamento que podem não ser possíveis dentro do sistema anfitrião DAW.

A IK Multimedia foi uma das primeiras e mais entusiastas empresas de Plugins VST, hardware e software musical a adotar este conceito, inicialmente com a sua suite de masterização T-RackS.

Essa aposta tem sido continuamente aprimorada ao longo dos anos e agora fornece uma compilação exaustiva de emulações de hardware clássicas, processadores digitais avançados, como o excelente Stealth Limiter e muito mais.

No entanto, à medida que o stock de equipamentos virtuais no T-RackS aumentava, os engenheiros começaram a usá-los não apenas como uma suite de masterização, mas para processar faixas individuais na mixagem.

Em resposta a essa tendência, a IK Multimedia disponibilizou a maioria dos seus módulos de processamento como plugins separados, permitindo aos músicos e produtores a opção de carregar uma cadeia multifuncional dentro do host T-RackS ou num único compressor ou equalizador T-RackS como parte de uma cadeia de plugin diversificada.

Outro ambiente de plugin estabelecido há muito tempo pela IK Multimedia é o Amplitube, que adapta o mesmo conceito modular para emulação de amplificador de guitarra. Mais uma vez, um único plugin fornece uma riqueza de módulos de processamento, imitando tudo, desde amplificadores Marshall a fuzzboxes vintage, dando a liberdade de conectá-los de maneiras interessantes.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER TUDO SOBRE A MIXBOX

 

 

Abrindo a caixa da MixBox

Mais de 20 anos após o lançamento dos T-RackS, a IK Multimedia lançou agora um terceiro ambiente modular. Este, como o nome sugere, é muito voltado para engenheiros de mixagem – mas não apenas no estúdio.

A MixBox está disponível em todos os formatos de plugin usuais, mas também como um aplicativo autónomo que oferece até 8 cadeias de processamento simultâneas para uso em ambiente de som ao vivo.

O modelo de negócios da IK Multimedia para o T-RackS e Amplitube inclui algo que eles chamam de Custom Shop, onde o plugin de host básico é gratuito, mas você paga para preenchê-lo com os módulos à sua escolha. Por outro lado, não há versão gratuita da MixBox.

Com mais de 70 processadores incluídos, a MixBox foi projetada em torno dos módulos de estilo Lunch Box da série 500, contendo elementos dos plugins T-RackS, SampleTank e Amplitube.

Mas, será a MixBox da IK Multimedia o plugin de Channel Strip sem o qual você não consegue viver? Este plugin é para você? Leia este artigo até ao final para decifrar a resposta.

A questão não é se a MixBox é bom ou não. Ele é óptimo! Quase todos os plugins lançados atualmente não são apenas úteis, mas também costumam ser excelentes. E a MixBox soa bem? Claro que sim, muito bem!

 

 

Eu pessoalmente gosto dos plugins da IK Multimedia. Há muito tempo que sou um grande fã do T-RackS e considero inclusivamente que, de forma geral, esta é uma marca subestimada, se não até mesmo ignorados, pela mentes mais inteligentes da comunidade de áudio. Talvez seja porque a IK Multimedia tem muitos produtos de consumo fácil.

Historicamente, o T-RackS tem sido o seu produto de primeira linha, mas existem muitas mais soluções. Na última década, a marca criou muitos outros instrumentos e efeitos de primeira linha, como os seus Hammond B-3X, MODO Bass e MODO Drums, que estão certamente entre os melhores da classe.

A IK Multimedia de facto melhorou consideravelmente o seu software de plugins nos últimos anos. E a MixBox merece um olhar sério antes de ser descartado como um redux básico das suas outras ofertas de software para produção musical.

 

 

A MixBox incorpora elementos de todo o ecossistema IK Multimedia. E um dos seus melhores pormenores é que na maior parte dos casos os processadores de efeitos usados são despojados de toda a sua gordura, reduzindo o controlo ao que é essencial, mantendo a qualidade e a interface simplificada necessária para um processamento de canal de som fantástico!

As seções de Amp contêm o melhor dos amplificadores gerais do Amplitube, sem ter que configurar todo o equipamento. Em vez de nos preocuparmos com as opções de cabinets, posicionamento do microfone, pedais e outras erratas, obtemos as qualidades essenciais simplificadas de cada estilo de amplificador de guitarra.

Obter um ótimo tom de guitarra não poderia ser mais simples. Entre os meus favoritos nesta categoria estão os módulos SVT Classic e Tone Control. Eles são tão versáteis e úteis em vozes como em guitarras ou baixos.

Amplificadores de guitarra MixBox

Considero também que as emulações dos modelos da Neve e da SSL realizadas pela IK Multimedia estão entre as melhores que existem. Felizmente, a MixBox inclui uma versão do EQ 81 e British EQ. Adicione a isso as emulações de Pultec e API EQ à lista e você terá o melhor das emulações de equalização do T-RackS, aqui em versões destiladas até seus fundamentos essenciais.

Compressores clássicos da MixBox

Da mesma forma acontece com os compressores, uma secção onde eles incluíram o essencial de todas as suas melhores emulações clássicas na MixBox.

A modulação, distorções, atrasos e outros processadores de estilo multi-efeitos são derivados dos efeitos extensivos usados em toda a linha de produtos da IK Multimedia. Mas há algumas guloseimas adoráveis que são ótimas para serem acedidas diretamente. Entre eles, vários tipos de filtros que são ferramentas interessantes, criativas e simples para usar em várias fontes.

Filtros MixBox

E existem ainda, claro, algumas pérolas adoráveis, independentemente dos produtos existentes da IK Multimedia. Os novos algoritmos de reverberação são muito versáteis. Gosto particularmente do módulo Ambience. Embora não sejam efeitos comuns, os utilitários de ruído de cassete e fonógrafo são divertidos e é bom saber que estão lá para quando você precisar deles.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER TUDO SOBRE A MIXBOX

Então, a MixBox é para você?

Então, de volta à pergunta no início deste texto. Você precisa da MixBox? Acho que depende de onde você se enquadra no espectro de experiência, orçamento, quantos outros plugins você já possui e estilo de trabalho pessoal.

Se você já tem a maioria dos produtos de software IK Multimedia de ponta, ainda existem alguns que são muito bons para se ter e que podem adoçar o apelo potencial da MixBox.

Em primeiro lugar, assegura um fluxo de trabalho muito interessante. O elegante canal de estilo da série 500 é muito prático para trabalhar. Puxar, salvar e recuperar cadeias de efeitos complexos é uma outra facilidade a ter em conta.

O acesso à modulação, filtros e outros processadores simplificados são ferramentas criativas fantásticas. Para mim, os controlos reduzidos são principalmente mais uma vantagem do que um obstáculo. É rápido obter o som que desejamos, o que, se você tiver experiência em trabalho de mixagem sonora, você saberá que é um recurso criativo tremendamente valioso.

Se você tiver uma lista de plugins de terceiros muito grande, então poderá considerar que não existe aqui o suficiente que seja realmente novo e exclusivo para justificar o custo. E para dizer a verdade, esse pensamento é justo!

Contudo, se você está a começar nas lides da produção musical então a história é diferente. Talvez você tenha o GarageBand ou Studio One Artist, ou apenas comprou o Logic Pro X, e está a começar a desejar ter mais controlo no design de som. Pois bem, com uma única compra você vai obter um mundo de novos processadores que são fáceis de aprender e que podem começar a ser usados imediatamente.

Além de ser usado como um plugin baseado em DAW, a MixBox também funciona como um aplicativo independente, o que o torna uma ferramenta fantástica para uso ao vivo.

Com até 8 racks de efeitos diferentes, a MixBox é a solução perfeita para uma banda ao vivo executando processadores de software. Imagine ter um laptop no palco com uma interface de múltiplas saídas. Um rack é dedicado aos vocais, outro às guitarras, outro à bateria, outro aos teclados e assim por diante. Cada um é direcionado por saídas discretas na interface de áudio para o sistema de PA ao vivo.

Ou talvez você seja um teclista a usar algo como o MainStage ou a nova página do Studio One Show. Então, mais uma vez, a MixBox será o companheiro perfeito para o adocicar os seus patches.

 

 

O que eu gosto mais na MixBox

Fluxo de trabalho com um canal elegante, ótimo para criar, salvar e recuperar cadeias de plugins complexas

Mais de 600 presets prontos para escolher que se enquadram em todos os instrumentos, incluindo as peças isoladas de baterias e percussões. Basta escolher o que mais se enquadra no que pretende e depois temperar ao seu gosto!

Um conjunto simples de parâmetros que torna mais fácil aprender, usar e ajustar rapidamente

Embora os parâmetros sejam limitados, todas as qualidades essenciais estão presentes em cada um dos 70 processadores incluídos

Uma bela coleção ampla de efeitos a partir de um único ponto de entrada simples. Nenhum menu complexo para encontrar os efeitos desejados

Controle deslizante dry / wet por slot

Excelente teste de ganho de entrada / saída

Muito útil para a funcionalidade de sidechaining de slot

Capacidade de salvar músicas na versão autónoma para configurações multi-rack

Tudo sobre a MixBox da IK Multimedia

Todos os efeitos que você precisa em apenas um rack! A MixBox é um plugin de rack virtual em estilo 500 series para Mac e PC. Ela oferece a músicos, produtores e engenheiros de todos os géneros todos os efeitos que precisam num rack para mixar mais rápido e mais eficientemente, enquanto aproveitam a qualidade sonora profissional com fluxo de trabalho conveniente na velocidade da luz.

A MixBox inclui 70 processadores de estúdio e efeitos criativos derivados do T-RackS, Amplitube e SampleTank, assim como 4 novos algoritmos de reverb impressionantes. Ela traz estes processadores num layout conveniente e intuitivo de strip channel que pode ser usado como plugin para qualquer DAW ou em modo stand-alone.

Os utilizadores podem criar e salvar os seus próprios Channel Strips personalizados num rack de 8 slots que pode ser usado em qualquer DAW. Com roteamento de arrastar e soltar e uma variedade de controlos avançados como mistura dry / wet, sidechain e ganho individual por processador, os músicos e produtores podem criar até mesmo cadeias profissionais complexas em segundos.

O modo stand-alone da MixBox oferece uma experiência de mixagem completa e fácil de usar para praticamente qualquer situação, com até 8 racks separados com oito processadores cada.

O áudio pode ser enviado a qualquer computador através de fontes como um mixer digital ou interface de áudio e o painel principal da MixBox oferece controlo sobre todas as 8 pistas. Os utilizadores podem carregar presets de rack, adicionar e remover processadores de cada rack, ativar o side-chain e gerenciar canais de entrada/saída e ganho para cada rack, tudo a partir de um painel.

Os iniciantes irão beneficiar imenso de ter centenas de presets e efeitos de alta qualidade, assim como mais de 600 presets, na ponta dos seus dedos para dar um pontapé inicial na criatividade, enquanto os utilizadores avançados podem acelerar o seu fluxo de trabalho usando o formato personalizável para salvar e recarregar cadeias de efeito completas instantaneamente.

A MixBox está disponível na loja online e em revendedores autorizados IK Multimedia por todo o mundo.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER TUDO SOBRE A MIXBOX

Leia também o nosso artigo Descubra agora o fantástico software IK Multimedia Product Manager

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *