Home / Plugins VST /

FabFilter Pro-DS: Elegância, Eficácia e Rapidez no De-Essing

FabFilter Pro-DS: Elegância, Eficácia e Rapidez no De-Essing

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Todos os profissionais de misturas musicais ou de masterização têm frequentemente de lidar com vocais que possuem excessos sonoros. Mesmo quando se utilizam os melhores microfones, pré-amplificadores e conversores, os sons “s” e “t” podem facilmente ficar excessivamente acentuados durante o pós-processamento, como compressão, saturação ou limitação. Para todos estes casos, o FabFilter Pro-DS é um plugin incrível para resolver qualquer situação de excesso de sibilância.

Para quem não sabe, convém esclarecer que De-essing é o processo de atenuação ou redução da sibilância, ou sons de alta-frequência duros que vêm do diálogo ou vocais usando as letras S, F, X, SH, e Cs suaves.

Com o seu algoritmo de detecção altamente inteligente ‘Single Vocal’, o FabFilter Pro-DS atenua com precisão e transparência a sibilância nas gravações vocais. Além disso, ao utilizar o Pro-DS em modo ‘Allround’, esta é uma excelente ferramenta para a limitação de alta frequência de qualquer material, como baterias, percussões, guitarras ou misturas completas. Experimente-o você mesmo através da demo gratuita de 30 dias.

O FabFilter Pro-DS é um software de música que oferece tudo o que precisa para obter o melhor resultado possível, apresentado numa interface simples e fácil de usar. Integra processamento de banda larga ou de banda dividida em fase linear, com um aspecto opcional de até 15 ms, ligação estéreo ajustável com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral, até quatro vezes sobreamostragem de fase linear… está tudo dentro do plugin.

 

Confira agora este tutorial para entender como funciona o FabFilter Pro-DS

 

O que faz exactamente o FabFilter Pro-DS?

Por trás da interface elegante do FabFilter Pro-DS esconde-se um algoritmo avançado que garante oferecer a mais natural de-esssing até agora. Pergunte a qualquer engenheiro de masterização quais as falhas que encontram vezes sem conta em misturas amadoras, e é provável que a sibilância vocal excessiva esteja perto do topo da lista.

Num espaço menos que ideal é sempre tentador tentar trabalhar com microfones muito perto, de modo a minimizar a quantidade de ambiente de sala que é captada. No entanto, este benefício vem frequentemente à custa de sons exagerados de ‘ess’ e ‘tee’, para não mencionar o risco de rebentar. Os escudos pop-shield podem ajudar a controlar estes últimos, mas não fazem nada pela sibilância.

Como qualquer problema de áudio, a sibilância é tratada com mais acuidade na fase de gravação, mas isso nem sempre é possível – por exemplo, num espectáculo ao vivo. E por muito cuidado que se tenha com a colocação e escolha do microfone existem alguns cantores que apenas têm vozes incrivelmente sibilantes.

 

 

Por outras palavras, mais cedo ou mais tarde, a maioria das pessoas que trabalha com produção musical e misturas será provavelmente confrontada com uma sessão que contém faixas vocais cujos sibilantes são demasiado salientes. E embora isto não seja o ideal é de longe melhor resolver isto na mistura do que esperar que seja resolvido na masterização.

Existem duas abordagens básicas para fazer de-essing na fase de mistura. Muitos engenheiros de mistura dir-lhe-ão que a melhor maneira de alcançar os resultados com som natural é usar a automatização no seu DAW, quer para baixar o nível ou ajustar o EQ da faixa vocal quando um sibilante é encontrado, quer para controlar quanto sinal é enviado para a reverberação e delay nos mesmos pontos. A outra abordagem é utilizar um plugin ou um processador de hardware para tentar fazer o mesmo, mas de forma automática.

A maioria dos de-essers da velha escola são na verdade compressores selectivos de frequência, e de facto pode usar qualquer compressor com um filtro sidechain como uma simples ferramenta de de-essing: basta configurar a sidechain para se concentrar na área de 5kHz ou nos arredores, e o compressor irá então baixar o nível sempre que um sibilante aparecer.

Isto funciona até certo ponto, mas é muito fácil fazer soar o cantor como se ele ou ela tivesse algum problema, e a dinâmica natural de uma parte vocal significa muitas vezes que as passagens ruidosas são excessivamente processadas e as silenciosas não são tocadas.

Felizmente, nos últimos anos apareceram vários de-essers digitais mais avançados em forma de plugin, nomeadamente o e2 De-Esser da Eiosis e o Sonnox SupprEsser. Uma das principais melhorias reclamadas por estes é uma capacidade mais inteligente de detectar e responder a sibilantes, de uma forma que seja independente do nível de entrada.

A mesma alegação é central para o produto aqui em análise, o FabFilter Pro-DS, disponível como plugin para Mac OS e Windows em todos os formatos habituais, incluindo AAX e, tal como os outros plugins da gama FabFilter (que são fenomenais), é autorizado simplesmente através da introdução de um número de série.

 

 

   

Principais funcionalidades do FabFilter Pro-DS

Qualquer pessoa que tenha utilizado os outros plugins FabFilter estará imediatamente em casa com a interface Pro DS, que partilha muitas das suas características de design inovadoras e intuitivas de outros plugins VST.

As principais características deste plugin da renomada empresa FabFilter incluem detecção altamente inteligente “Single Vocal” para detectar sibilância em vozes, compressão/limitação transparente dependente do programa, processamento interno de 64 bits de alta qualidade, limiar ajustável, intervalo e detecção de filtragem HP e LP, processamento de Banda Larga ou de Banda Dividida em Fase Linear, tempo de antecipação opcional até 15 ms, ligação estéreo ajustável com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral e até quatro vezes sobreamostragem de fase linear.

O FabFilter Pro-DS está disponível nos formatos VST, VST3, AU (Audio Units), AAX Native e AudioSuite.

 

 

Visualização de nível em tempo real

Na secção superior do plug-in, o visor do nível móvel em tempo real e os medidores de nível mostram-lhe num relance o que está a acontecer com o seu áudio. O nível de saída não afectado é mostrado em cinzento transparente, enquanto as partes afectadas (onde é aplicada a redução de ganho) são mostradas em verde claro. Simples, prático e muito eficaz.

Medição de nível

À direita da interface, o medidor de nível de saída, o medidor de redução de ganho e as suas leituras fornecem uma visão geral imediata da saída actual e dos níveis de redução de ganho.

Controlos básicos

Utilizando os grandes botões amarelos Threshold e Range, e os cursores de filtro hi-pass e low-pass, é possível configurar a funcionalidade básica de de-essing. Estes controlos determinam a quantidade de redução de ganho e o intervalo de frequência em que o de-essing irá desencadear. À direita dos botões grandes, é possível alternar entre os modos altamente inteligentes Vocal Único e Allround clássico.

Controlos avançados

Centrado na interface, sob os botões Mode, pode alternar entre o processamento de Banda Larga e Banda Dividida, e escolher entre usar a entrada interna ou externa para o sidechain.

Ligação stereo e lookahead

Ao lado dos contadores de nível, à direita da interface, pode controlar a quantidade de ligação estéreo (com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral), e o tempo de lookahead.

 

 

MIDI Learn

A função MIDI Learn permite-lhe associar facilmente qualquer controlador MIDI a qualquer parâmetro plug-in.

Sobreamostragem

A definição de sobreamostragem define a quantidade de sobreamostragem interna, o que reduz o possível aliasing para uma desamostragem rápida/agressiva ao custo de utilização adicional de CPU.

Opções de entrada e saída

Na extrema direita da barra inferior, pode contornar todo o plug-in e ajustar os níveis iniciais de entrada e saída final.

Predefinições, desfazer, A/B, ajuda

Com os botões predefinidos, pode facilmente navegar através das predefinições de fábrica ou guardar as suas próprias configurações para que as possa reutilizar noutras canções. Os botões Desfazer, Refazer, A/B e Copiar no topo da interface do plug-in permitem-lhe desfazer as suas alterações e alternar entre diferentes estados do plug-in.

Finalmente, o menu Ajuda dá acesso à ajuda e à informação da versão.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *