Home / Instrumentos Musicais /

AmpliTube 5 da IK Multimedia: uma Obra-Prima da Amplificação Digital!

AmpliTube 5 da IK Multimedia: uma Obra-Prima da Amplificação Digital!

by Gonçalo Sousa

Share this article

IK Multimedia
     

No final de 2020 quando a IK Multimedia lançou a sua maior atualização para o AmpliTube, o seu popular software de modelagem de amplificador, fiquei entusiasmado. Mas quando finalmente testei este software fiquei absolutamente deslumbrado e fascinado!! É uma verdadeira obra-prima repleta de sons novos e criativos e um fluxo de trabalho ainda mais fácil.

Sim, o AmpliTube 5 é um software absolutamente recomendável para quem deseja obter os melhores sons de guitarra e baixo através de plugins VST.

Há cerca de 20 anos atrás, a IK apresentou o AmpliTube original – o primeiro plugin de amplificadores e efeitos de guitarra e baixo do mundo a modelar toda a cadeia de guitarra/baixo, do instrumento ao dispositivo de gravação, de forma intuitiva e hiperrealista.

Hoje, a diversificada série AmpliTube inclui coleções criadas com marcas renomadas tais como Fender®, MESA/Boogie® e Orange®, e artistas icónicos tais como Jimi Hendrix, Joe Satriani, Brian May, Dimebag Darrel e Slash. Se você está procurando recriar os tons que definiram alguns de seus discos favoritos, você sabe que está em boas mãos aqui.

Nesta revisão completa do modelador de amplificador que milhares de guitarristas usam para explorar novos tons e gravar músicas prontas para o lançamento destacamos a interface gráfica totalmente redesenhada do equipamento, parece até que o AmpliTube realmente nasceu de novo. Há tantas coisas novas para descobrir que tenho noção que este texto, por mais completo que seja, não chega para você perceber a amplitude do AmpliTube 5!

Apesar de já estar à espera de um software excepcional, na sequência da qualidade demonstrada com o T-RackS 5 e o MixBox, confesso que fiquei realmente surpreendido assim que abri o AmpliTube 5 pela primeira vez. E sei que você também ficará! Confira a nossa review.

CLIQUE AQUI PARA TESTAR O AMPLITUBE 5

Elogios ao AmpliTube 5 não são por acaso

Assim que o AmpliTube 5 foi lançado os elogios não demoraram. Os utilizadores ficaram impressionados com a melhoria geral da qualidade sonora e em particular com a nova seção de gabinete.

A comunidade de guitarristas por todo o mundo basicamente adotou a nova actualização, publicando centenas de vídeos online com reviews, onde mostram as diferentes maneiras como este software inspira tantas mentes criativas. De trabalhos originais a músicas cover, de recriações à experimentações, pode conferir aqui neste link como artistas, mídia e outros usam este software nas suas sessões de estúdio e outros. São mais de 150 vídeos!

A The SuperFunAwesomeHappyTime Pedal Show no YouTube é uma ótima fonte para guitarristas e baixistas encontrarem opiniões isentas sobre equipamentos. No dia 01 de Janeiro de 2021, a TSFAHTPS publicou a sua edição de premiação para 2020 onde o fundador Gabor declarou o AmpliTube 5 como o vencedor na categoria Melhor Plugin ou Simulador de Amp.

Layout remodelado com novas funcionalidades sensacionais!

Eu tinha ouvido uma tonelada de rumores incríveis sobre a aparência do AmpliTube antes mesmo de experimentar o mesmo. Propositadamente, nem olhei para nenhuma das imagens prévias do layout até que fiz o download. E quando o fiz… Uau, foi como viver uma manhã de Natal. A GUI é absolutamente deslumbrante!

Tanto o aplicativo autónomo quanto o VST são totalmente escaláveis ​​para qualquer tela em que você trabalhe, o que é IMPERATIVO para mim, e é importante sobretudo para quem tem ecrãs reduzidos. Ele encaixa-se perfeitamente em telas grandes ou pequenas: é perfeito!!

À primeira vista, você verá um novo layout amigável de 3 janelas diferentes: a janela da sua engrenagem (onde você verá um amplificador carregado por padrão), a cadeia de sinal e um armário de engrenagem virtual.

Tal como muitos de vocês, sou uma pessoa muito visual, especialmente no estúdio. Apreciei muito que todo o equipamento esteja visível na minha frente como se eu tivesse acabado de passar pelas portas do paraíso de um produtor que toca guitarra. Você não precisa rolar por menus e pastas árduas para encontrar o equipamento que está procurando: ele simplesmente está lá.

O equipamento parece realista. Todos os botões e parâmetros ajustam-se ao modelo dos amplificadores aos quais correspondem, dando a sensação de que eles fazem parte do seu próprio armário de amplificadores.

Todos os pilares do seu equipamento são acessíveis a partir da cadeia de sinal, que é exibida com o seu ícone correto em vez de um título ambíguo que as versões anteriores do AmpliTube tinham. Clique no ícone de “cabinet” e você não verá apenas alguns alto-falantes com microfones, mas uma sala virtual inteira com microfones intercambiáveis, tipos de sala e até mesmo alguns alto-falantes diferentes, se quiser fazer uma troca no meio da sessão.

 

V.I.R (Resposta ao Impulso Volumétrico)

Antes de começar a falar sobre os meus primeiros acordes no AmpliTube 5, quero explicar a sua nova Volumetric Impulse Response, ou tecnologia V.I.R, que captura todas as nuances dos cabinets e heads.

O único motivo pelo qual músicos como eu não queriam modelar no passado é que, embora o som fosse bem próximo do verdadeiro, ainda faltava mojo em comparação com o amplificador tocado numa sala ao vivo. Então, a equipa da IK Multimedia capturou cerca de 600 respostas de impulso diferentes por alto-falante para obter o máximo de som 3D que já ouvi num VST até hoje.

Existem tantos fatores diferentes em relação à resposta de frequência da sua caixa de som, sem falar em como ela reage aos microfones e ao ambiente em que você está tocando, e cada caixa de som, sala e combinação de microfone no AmpliTube 5 engloba todos os factores de maneira fascinante.

Cada alto-falante tem o seu próprio IR por sala ou microfone também. Assim, se você selecionar uma cabine com 4 alto-falantes irá obter 2.400 respostas de impulso no total!!

Mas por que estou a insistir neste aspecto? Estes não são apenas um tamanho para todas as capturas. Cada nuance, parâmetro, potenciómetro de volume, sons de colocação de microfone e cabine capturam uma imagem 3D da plataforma dos seus sonhos. Experimente hoje: a sério!

 

Flexibilidade em abundância!

O AmpliTube 5 pode lidar com qualquer coisa de que você precisa e mais do que você pode imaginar. A cadeia de sinal é configurável livremente, dando a você a chance de fazer rigs wet / dry com processamento mid / side e tons estéreo enormes que farão você pensar duas vezes antes de dobrar as partes da sua guitarra.

Cada pedal, amplificador, cabine e efeito podem ser colocados onde você quiser e as possibilidades são infinitas. Para obter o máximo de opções, no entanto, eu recomendo comprar no mínimo a versão “padrão” do AmpliTube 5 em vez de apenas o CS. Você também obterá mais equipamentos desta forma. Contudo, não posso deixar de assinalar que a versão MAX é genial!!

CLIQUE AQUI PARA TESTAR O AMPLITUBE 5

AmpliTube 5 Cabinets

Existem 8 modelos de quartos diferentes para cada uma das cabines, todos com características próprias que farão com que você os escolha num mix. Você pode entrar e também trocar cada alto-falante na sua cabine com a infinidade de simulações de alto-falante que são fornecidas. Com a versão “padrão”, você já pode até carregar até os seus próprios IRs de cabine para fazer com que se encaixem verdadeiramente no seu equipamento atual.

 

Som e desempenho – Análise inicial

Embora muitos desses amplificadores tenham nomes familiares que você conhece de versões anteriores do AmpliTube, cada pequeno canto e recanto foi completamente remodelado para fornecer o som, a sensação e a dinâmica mais realista até agora.

Mesmo depois de tocar no head de estilo “Marshall” padrão por um longo período de tempo, percebi imediatamente que o amplificador reage de maneira muito mais natural do que seu predecessor (que já era muito próximo da realidade também).

Reduzir o volume limpa os amplificadores enquanto mantém um som completo e realista, e faz com que esses amplificadores soem como um instrumento em movimento, em vez de um modelo digno de um truque.

Demorou algum tempo para passar por todos os diferentes amplificadores neste grupo. Mas cada amplificador tem uma gama completa de características dinâmicas e de frequência que o farão pensar de maneira diferente antes de conectar o seu Twin.

IK Multimedia
   

Comecei a minha jornada por este aplicativo com a opção de predefinido, mas na verdade tirei mais proveito quando resolvi fazer os meus próprios equipamentos. A facilidade de carregar o seu amplificador, pedais, trocar alguns microfones e adicionar algum equalizador externo e compressões do próprio AmpliTube 5 leva apenas alguns minutos.

Não leva muito tempo para aprender o layout para as pessoas que estão apenas a começar a usar o AmpliTube, já que tudo é apresentado de maneira lógica.

Assim que comecei a usar o AmpliTube 5 numa sessão que já tinha gravada imediatamente fiquei maravilhado com a quantidade de vida que cada modelo de amplificador deu à música. Eu tinha o AmpliTube 4 em algumas das minhas guitarras anteriores e, embora soasse incrível, os amplificadores do AmpliTube 5 fizeram-me tocar mais dinamicamente e inspiraram-me como um amplificador real faria.

Eu gastei pouco ou nenhum tempo procurando o tom que precisava – colocar os microfones na “sala” virtual demorou muito menos tempo do que normalmente (por razões óbvias). As guitarras encaixaram-se perfeitamente na mixagem e cortaram quando precisaram. Uau, mais uma vez, fiquei deslumbrado!

 

Tela de registo do AmpliTube 5

Os pedais a bordo e a corrente de sinal deram-me uma tonelada de flexibilidade, especialmente com um ritmo de trabalho mais “wet / dry” que utilizei na mixagem. Embora eu tivesse uma infinidade de opções, concentrei-me principalmente no que sabia e no que a música pedia. Eu trabalhei como se este fosse o meu único amplificador na sessão (digamos se eu estivesse numa rápida sessão de demonstração) e tentei o meu próprio pedalboard também e consegui uma grande variedade de tons apenas com este único equipamento.

Devo acrescentar, no entanto, que você precisa colocar corretamente os pedais na sua DAW para obter o tom mais utilizável. É preciso mexer um pouco no início para ter a certeza de que você não está puxando o som de forma muito forte, mas é apenas um teste de ganho simples que eu teria que fazer independentemente se fosse software ou amplificadores ao vivo.

No que diz respeito a latência e problemas de bug, ainda não experimentei nada. Eu executo o software como um VST no Ableton e até mesmo os rigs mais carregados no AmpliTube 5 rastreiam a minha execução rapidamente e reagem exatamente como eu preciso, sem travamentos.

Assim como o AmpliTube 5 ocupa pouco CPU no seu computador, ele também ocupa pouco na sua carteira. Existe uma versão totalmente gratuita chamada AmpliTube 5 CS que oferece muitos amplificadores, pedais, efeitos e flexibilidade em um único clique de download e lhe dará a chance de ver isso imediatamente.

 

Conclusão sobre o AmpliTube 5

 

O software de modelagem de amplificadores e efeitos líder da IK Multimedia deu um salto gigantesco com o AmpliTube 5. Capturando o som com a precisão, a sensibilidade e a pegada dos mais cobiçados equipamentos de guitarra e baixo do mundo, o novo AmpliTube 5 oferece um aumento imenso de equipamentos, recursos e flexibilidade.

Em sincronia com este lançamento, a IK Multimedia também lançou uma nova Custom Shop redesenhada, permitindo aos utilizadores navegar e descobrir novos modelos de equipamento à la carte, ouvi-los e adicioná-los à sua biblioteca pessoal mais rápido do que nunca.

Realçamos que esta nova Custom Shop oferece um novo visual refinado para utilizadores dos programas AmpliTube, T-RackS e SampleTank da IK, e é particularmente útil para explorar os agora mais de 400 modelos de equipamentos disponíveis para AmpliTube 5.

Com 129 novos modelos de equipamento, o AmpliTube 5 também oferece uma nova seção de gabinete com gabinetes recapturados, e interação aprimorada entre power amp e falantes do gabinete para obter autenticidade sonora incrivelmente aprimorada.

Uma interface redimensionável e totalmente nova torna muito mais fácil a criação e roteamento dos conjuntos de equipamentos, com seleção de equipamentos aprimorada, posicionamento de arrastar e soltar, e suporte para equipamentos de um, dois ou três amplificadores com até 57 efeitos simultâneos.

A popular DAW de 8 canais do AmpliTube agora apresenta uma nova janela de mixagem e uma seleção de efeitos derivados do premiado T-RackS 5 da IK para criar facilmente timbres profissionalmente polidos, “como daquele álbum”, e o Looper aprimorado agora oferece 2 pistas simultâneas e camadas sonoras infinitas.

O AmpliTube 5 trabalha tanto como aplicativo desktop quanto plugin para qualquer DAW, e está disponível em 4 versões para suprir todas as necessidades – da AmpliTube 5 Custom Shop gratuita ao AmpliTube 5 MAX, o qual oferece acesso completo a todas as coleções oficiais de marcas e artistas.

 

Nova Custom Shop redesenhada

A AmpliTube Custom Shop oferece uma maneira fácil e acessível de experimentar e criar uma coleção de equipamentos personalizada. AmpliTube 5 traz uma Custom Shop totalmente redesenhada com interface mais moderna e fácil de navegar, ajudando os usuários a experimentar e liberar equipamentos mais rápido, liberar presets de equipamentos específicos e mais.

AmpliTube Custom Shop é a entrada gratuita para o mundo de AmpliTube, e dá aos usuários 39 pedais, amplificadores, gabinetes, falantes, racks, microfones e salas. Além disso, libera qualquer equipamento que os usuários tenham comprado anteriormente, fazendo-os soar ainda melhor com uma amostra das novas melhorias encontradas no AmpliTube 5.

Conexão fácil com as interfaces IK

AmpliTube conecta-se perfeitamente com AXE I/O e AXE I/O Solo, as interfaces de áudio premium da IK com poderosas ferramentas de modelagem para guitarra, assim como oferecem integração aprimorada com iRig Stomp I/O para uso ao vivo.

Para mais informações sobre o AmpliTube 5, por favor visite https://www.ikmultimedia.com/products/amplitube5/

Para ver o AmpliTube 5 em ação: www.ikmultimedia.com/at5/videos

 

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *