Terminado o mês de maio, está na altura de fazer um balanço a tudo aquilo que aconteceu e não há melhor forma de começar tal balanço do que analisando o top 10 de artigos mais lidos do Mundo de Músicas.
No último mês, percebemos que as pesquisas dos nossos seguidores continuam a incidir especialmente em festivais de verão e concertos, para conseguirem assim comprar os seus ingressos antes que esgotem! Não escapam ainda ao top os posts sobre instrumentos e estúdios de gravação, assim como a biografia do vocalista dos Pearl Jam e uma lista dos 100 melhores músicas brasileiros.
A partida de Chris Cornell – considerado um dos fundadores do movimento grunge e conhecido por ter sido vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave – fez, obviamente, parte da nossa agenda. O artigo em que prestamos homenagem ao artista figura, sem surpresa alguma, entre o top 10 deste mês.
Se perdeu a oportunidade de ler estes posts, pode em baixo encontrar os seus títulos e respetivos excertos, tal como a hiperligação que o direciona para o conteúdo.
Vemo-nos no próximo mês!
Portugal continua a trazer até aos seus palcos grandes nomes do panorama musical do mundo. Desde grandes digressões a concertos únicos, o nosso país vai receber em 2017 artistas internacionais de renome. Guns N’ Roses, Depeche Mode, Red Hot Chili Peppers, Aerosmith, Foo Fighters, Korn, Andrea Bocelli, Shawn Mendes, Bruno Mars, Ariana Grande: estes são para já alguns dos maiores nomes confirmados em território lusitano em 2017.
Claro que hoje em dia é fácil montar um estúdio em casa, chamado de home studio. Contudo, por melhor que seja seu estúdio caseiro, ele jamais irá produzir uma música com a qualidade adquirida em um estúdio profissional de gravação. Neste artigo separamos uma lista com os cinco melhores estúdios de gravação do Brasil, para assim facilitarmos o seu trabalho na hora de gravar o CD com a sua banda.
Da guitarra à harpa, do ukelele ao cavaquinho. Os instrumentos musicais são variados e surgem muitas vezes associados a géneros musicais e países diferentes. Para levar a música aos quatro cantos do mundo, reunimos uma lista de lojas para comprar instrumentos musicais através da Internet.
Ao falarmos de música brasileira não é difícil evocarmos na nossa mente sons que representem o tesouro cultural do Brasil. De forma a nomearmos os grandes músicos brasileiros decidimos basear este artigo no top apresentado pela revista Rolling Stone, em 2008, que traça um top 100 dos maiores artistas da Música Popular Brasileira. Confira a lista completa neste post.
Crwth, lur, gewgaw. Desengane-se se acha que pressionei umas teclas aleatórias do teclado para começar este artigo. Aquelas três palavras que pode ler correspondem, na verdade, aos nomes de instrumentos musicais que são tão estranhos (ou talvez ainda mais) do que os sons que conseguem produzir.
Num restaurante de Matosinhos, acompanhado pela sua esposa e filhos, José Manuel Simões ouviu Janot, humilde e inseguro, falar da sua mãe e do seu pai, “um português que só vi uma vez, que me deu nome mas que nunca esteve presente”. O artista falou ainda do medo que tinha por ser “filho de um estrela”, pois “nunca se sabe se vou ser aceite por mim ou por ser filho da Linda de Suza. Quero reencontrar-me e ser reconhecido pelo que faço e não pela mãe que tive”.
Estamos sem palavras. Chris Cornell tinha de facto muito, MUITO TALENTO e vai fazer muita falta a todos os milhões de seguidores espalhados pelo Mundo. Por isso mesmo, apesar de estarmos profundamente tristes, não podíamos hoje deixar de recordar a vasta obra deste cantor intemporal. Assim, olhamos rapidamente para os discos que estão à nossa frente e reunimos neste artigo 16 músicas incríveis de Chris Cornell, para celebramos o génio criativo e interpretativo de um vocalista que jamais será esquecido.
Para quem, como eu, não sabia o que era a Viagogo, eis uma breve apresentação: trata-se do maior site do mundo especialista na revenda de bilhetes de eventos desportivos, musicais e de entretenimento ao vivo. Em vez de se afirmar como um ponto de venda oficial de bilhetes, o Viagogo é um ponto de encontro entre quem tem bilhetes mas já não os tenciona usar e aqueles que os procuram.
Quando uma vez perguntaram a Dave Grohl (ex-baterista dos Nirvana e actual líder dos Foo Fighters) se conhecia algum disco nas últimas décadas que tenha tido tanta influência como Nevermind, a resposta foi eloquente: “Claro que sim, brincas?! Sabes quanta gente canta como o Eddie Vedder hoje em dia? Depois dos Nirvana, não ouvi muitas bandas a soar como nós. Ouvi foi muitas bandas a soar aos Pearl Jam.”
Phil Spector é hoje recordado como um dos produtores de música mais importantes das décadas 60 e 70 mesmo estando atrás de grades por ter cometido homicídio. Com um percurso de vida conturbado, marcado por altos e baixos, Phil Spector é o tema deste post, onde contamos a história desta figura da indústria musical.