Home / Espetáculos Musicais /

Maratona dos Festivais de Verão 2018: Rock in Rio foi o mais mediático

Maratona dos Festivais de Verão 2018: Rock in Rio foi o mais mediático

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas
 

Maratona dos Festivais de Verão 2018 chegou ao fim com o Rock in Rio-Lisboa 2018 como grande vencedor.

O evento, que este ano regressou ao Parque da Bela Vista, apresenta números impressionantes: foi mencionado em quase oito mil notícias entre setembro de 2017 e agosto de 2108 e atingiu uma exposição superior a 95 horas nas rádios e televisões nacionais.

No segundo lugar da tabela ficou o NOS Alive 2018. O festival, que levou ao Passeio Marítimo de Algés nomes como Pearl Jam, Queens of the Stone Age ou Arctic Monkeys, obteve mais de 6.500 referências em artigos e quase 37 horas de tempo de antena na TV e rádio.

Sem grandes diferenças entre eles, surgem, no terceiro e quarto postos, o Meo Sudoeste e o Super Bock Super Rock 2018, respetivamente. Ambos registaram mais de 30 horas nas televisões e rádios e foram mencionados em cerca de 3.000 notícias.

Vodafone Paredes de Coura acabou a “maratona” em quinto lugar, com uma exposição superior a 18 horas na rádio e na televisão. A parte superior da tabela fica concluída com O Sol da Caparica.

O ranking fica completo, por ordem decrescente, com o NOS Primavera Sound, o EDP Vilar de Mouros, o Meo Marés Vivas, o EDP Cool Jazz, o Sumol Summer Fest e o Festival Bons Sons.

Os festivais monitorizados pela Cision somaram 33.009 notícias e mais de 292 horas de emissão nas rádios e televisões entre setembro de 2017 e agosto de 2018, um crescimento significativo face aos 24 mil artigos e as 190 horas de emissão do ano anterior, o que revela que os grandes eventos musicais continuam a ganhar relevância nos meios portugueses.

 

 

 

Quem coordena a Maratona dos Festivais de Verão 2018?

Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).

Neste caso, o ranking reflete o resultado global do período de 1 de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

 

LISTA DE PLATAFORMAS ONLINE PARA COMPRAR INGRESSOS

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *