Home / Indústria Musical /

Como ganhar dinheiro com merchandising no negócio da música

Como ganhar dinheiro com merchandising no negócio da música

 

Se você tem uma carreira na música, ou faz parte de um grupo musical com uma grande quantidade de seguidores na Internet, então talvez esteja a desperdiçar uma oportunidade de ouro para aumentar os seus rendimentos e, até inclusive, juntar o dinheiro necessário para o seu próximo disco ou digressão. Se está no negócio da música então leia este post até ao final, porque a sua vida será diferente quando acabar de ler o artigo.

Primeiro de tudo, já estou a imaginar que você tem um ótimo website, onde divulga e promove frequentemente todas as fotos, vídeos, concertos, agenda e discos da sua banda. Ok, vamos imaginar também que você tem uma banda de muito sucesso nas redes sociais, com milhares de seguidores no Facebook, Twitter, YouTube e afins, onde comunica regularmente através dos seus vídeos, fotos, concertos e discos para manter a chama acesa.

Mas na verdade o dinheiro que entra no final do mês através da Internet é muito escasso. Estou certo? Então, o que mais pode fazer um artista musical para aumentar os rendimentos, utilizando os meios digitais? (ATENÇÃO: Estas dicas também servem muito bem para todas as editoras musicais, organizadores de eventos ou festivais, ou clubes de fãs com website e fanpages!)

Uma das melhores ideias com potencial e escala na qual pode pensar é em criar merchandising para vender aos seus fãs. Até aqui não é novidade, de certeza que você já pensou nisso em alguma altura (e até já fez em tempos umas t-shirts com uns amigos que tinham jeito para o design para vender no final dos concertos e vendeu-as todas!).

Mas o mais provável é que a ideia do merchandising tenha ficado na gaveta a certa altura da sua carreira musical, pois como é natural você como músico já tem muito que pensar, fazer, ensaiar, criar, gravar, tocar ao vivo. E gerir stocks, encomendas, entregas, pagamentos e devoluções não é fácil. Porém, existem hoje ferramentas disponíveis que são muito fáceis de utilizar, práticas e rentáveis e que podem resolver este problema, além de aumentar de facto os seus rendimentos como artista no negócio da música.

Existem milhares de maneiras diferentes para ganhar dinheiro sendo músico. Não estou a dizer que todos conseguem lucrar muito com todas essas maneiras diferentes. Mas garanto que você pode ganhar dinheiro pelo menos com uma delas. Está interessado em saber em qual e como?

Milhares de fãs equivalem a milhares de compras!

Rentabilizar a presença na Internet de uma carreira musical é não somente inteligente, como também prazeroso para ambos os lados: artistas e fãs unidos pela música. Vale a pena reflectir então nesta frase que escrevi em cima bem destacada e que vou repetir: milhares de fãs equivalem a milhares de compras!

Vamos lá, pense comigo…

Se a sua banda ou grupo musical já vendeu milhares de discos, tem milhares de fãs nos concertos, tem milhares de pessoas a acederem ao seu website todos os meses, e tem milhares de seguidores nas redes sociais que exultam de cada vez que você publica um novo vídeo ou foto ou canção, por que razão não irá conseguir vender milhares de t-shirts a essas mesmas pessoas? Melhor ainda, faça a si mesmo esta pergunta: “Os meus fãs vão gostar de ter umas T-Shirts cool e cheias de estilo para vestir?”

Se alguma vez ambicionou utilizar as plataformas online para criar e vender T-Shirts (ou Camisetas como se diz no Brasil) para a sua audiência, mas não sabe como fazer, ou acha que é muito difícil então descubra hoje mesmo o Teespring, a plataforma que permite a qualquer pessoa em qualquer lugar do Mundo criar uma T-Shirt e vender esse modelo pela Internet.

Enquanto empreendedor digital estou constantemente em busca de novas maneiras de como ganhar dinheiro online, de preferência em cenários que não comprometam a minha seriedade e credibilidade. Ou seja, adoro encontrar serviços ou pequenas ferramentas que me ajudem a multiplicar os meus rendimentos e, sobretudo, ampliar a minha capacidade de monetizar os projectos online que executo. Foi assim que descobri o Teespring.

O que é então o Teespring? É uma plataforma multinacional que permite a qualquer pessoa, marca ou empresa a criação e a venda de produtos de vestuário de qualidade. O melhor é que todo o processo é super-hiper-mega simples e não existem CUSTOS nem RISCOS para quem decidir criar peças de vestuário com o seu branding, ou apenas experimentar fazer T-Shirts divertidas e exclusivas. Nunca terá qualquer custo por experimentar!

Veja esta apresentação em vídeo para entender melhor a filosofia da plataforma.

APRESENTAÇÃO TEESPRING: FÁCIL, PRÁTICO E LUCRATIVO!

 

Através do Teespring você pode concretizar a ideia de criar uma colecção de roupa com o branding da sua banda ou grupo musical sem necessidade de investir nada mais do que o meu tempo e esforço. É uma solução excelente para um problema real.

Veja por exemplo a Loja dedicada ao David Bowie que fizemos no blog Mundo de Músicas com modelos que criei com a ajuda do Agostinho Ferraz, designer profissional e colaborador habitual do blog. Ou então esta Loja dedicada aos Guns N’ Roses, onde exibimos vários modelos para celebrar o regresso da banda em 2016.

 

A questão é que tudo isto é muito fácil de fazer e não tem qualquer custo (já me estou a repetir sobre a importância de não ter qualquer custo, mas é um ponto fulcral na minha recomendação!).

Basta criar um bom desenho num ficheiro condizente com as regras, fazer upload na plataforma, escolher a cor, definir os objectivos e o tipo de campanha para depois utilizar os links gerados na criação da T-Shirt para promover. Mas, utilizar os links onde? Pode divulgar onde quiser: no seu website, nas suas redes sociais, enviar para a sua mailing list, publicar no seu mural de perfil no Facebook, dizer ao ouvido de um amigo, de qualquer maneira em qualquer lugar!

Custo para quem faz uma T-Shirt no Teespring? ZERO!

Se alguém comprar a t-shirt, então você recebe uma percentagem do preço de venda, enquanto a Teespring (que fabrica e entrega o produto) recebe a sua quota. Qualquer pessoa pode usar a ferramenta interna do website, inclusive vários membros da mesma equipa.

Se alguma vez pensou em criar T-Shirts ou Camisetas para divulgar a sua carreira musical (ou julga que tem boas ideias para estampar num modelo à sua escolha), então esta é a solução. O uso que qualquer pessoa pode fazer do Teespring é tão abrangente, que sinceramente apenas a sua imaginação será o limite.

Em conclusão: com o Teespring você pode finalmente concretizar aquele velho objectivo de criar as suas T-Shirts sem esforço algum, renovando e capitalizando a lealdade dos seus fãs, enquanto aumenta os seus rendimentos, utilizando a Internet como ferramenta para alavancar o seu negócio da música.

Como funciona? Cada produto tem de ter um objectivo de venda, através do qual fica estabelecido o preço mínimo que pode cobrar e qual a sua percentagem de lucro. O Teespring funciona de forma semelhante ao Kickstarter, pois tem uma componente de crowdfunding, no sentido de que apenas depois de vender um número mínimo de modelos estes são fabricados e enviados a cada comprador (já agora, a cobrança ao comprador apenas é feita depois de enviado o modelo respectivo). É uma pré-venda que se concretiza quando atinge um número mínimo.

A boa qualidade dos materiais, assim como o facto de entregarem em qualquer país do Mundo, fizeram com que a Teespring se destacasse neste tipo de serviços online. Ao eliminar todas as dificuldades e os riscos inerentes deste tipo de negócio, o Teespring consegue proporcionar os recursos que milhões de pessoas necessitam para lançar os seus produtos de vestuário com óptima qualidade. Depois, cada pessoa pode sempre fazer uso do vasto alcance das suas redes sociais, blog, website ou mailing list para divulgar as suas criações e… ganhar dinheiro online!

Não existe stock do produto, não tem de se preocupar com o envio e pagamento do material e, sobretudo, você pode dedicar-se a criar a sua arte musical como tão bem sabe, que é na verdade a principal razão pela qual você está no negócio da música.

Tenho falado mais de T-Shirts, mas a oferta de merchandising disponível no Teespring é muito vasta: pode escolher T-Shirts ou camisetas, Hoodies para Homens, Tank Tops para Mulheres, bodies para bébés, ou variar entre inúmeras cores e desenhos.

Caso de Sucesso com Teespring com músico Keith Medley

Você não acredita que a utilização do Teespring pode reverter num sucesso financeiro para a sua banda ou grupo musical? Então, pense outra vez (com calma e de forma ponderada).

A organização Creators Freedom Project protagonizou um caso de sucesso com um projecto no Teespring que envolveu o músico Keith Medley.

Ambos criaram em parceria uma T-Shirt do músico sem qualquer custo na plataforma. A experiência foi um êxito absoluto, confirmando para as duas partes envolvidas que a utilização deste serviço online não só era muito vantajosa financeiramente, como também estimulava a base de fãs do guitarrista (conhecido por usar uma guitarra de 27 cordas).

Resultados colaterais para o Keith Medley? Nas redes sociais aumentou bastante o envolvimento com os seus fãs, ganhou mais dinheiro do que pensava ao início e garantiu publicidade gratuita de cada vez que alguém veste a sua T-Shirt no Teespring!

Leia AQUI o estudo deste excelente caso de sucesso no Teespring no negócio da música, que vai demonstrar com certeza para você por que razão não deve ignorar este fenomenal serviço online chamado Teespring.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *