Home /

Plataformas Digitais


PLATAFORMAS DIGITAIS

Com a Internet agora é possível ouvirmos música de uma forma completamente diferente. Em plataformas de streaming podemos ouvir, comprar, alugar e vender música a um preço bastante acessível. Por isso mesmo apresentamos uma lista de alguns dos serviços de streaming mais utilizados no Mundo.

Se há 30 anos precisávamos de comprar um disco de vinil para consumir uma lista de músicas, hoje a possessão de um ficheiro físico já não é necessária. O que o público realmente quer é aceder a música, preferencialmente a uma biblioteca composta por dezenas de milhões de álbuns. Reconhecendo esta oportunidade, surgiram serviços como o Spotify, o Google Play e mais recentemente o Tidal: os serviços de streaming de música estão a revolucionar a forma como ouvimos os nossos artistas favoritos.
Trata-se do maior streaming da indústria da música. Criado pelo sueco Daniel Ek, o Spotify disponibiliza uma biblioteca de 30 milhões de músicas aos seus utilizadores que podem ser consumidas em duas modalidades. Na versão gratuita o consumidor não precisa de pagar nada mas ouve publicidade e não pode aceder às suas músicas se estiver offline. O modo Premium quebra todas essas barreiras: por 7,99 euros por mês, pode ouvir música onde quiser e quando quiser, sem anúncios. De acordo com um estudo da Records Industry Association of America, em 2015 o Spotify contava com mais de 60 milhões de subscrições por todo o mundo, dentro dos quais se distinguem os mais de 1,4 milhões de portugueses.
Para fazer face aos concorrentes, a Apple também decidiu entrar no mercado do streaming. Depois de comprar o Beats do hip hopper Dr. Dre e Jimmy Iovine, a gigante de Steve Jobs deu os primeiros passos com um serviço que incorpora mais de 30 milhões de canções. Já disponível em vários países, o Apple Music chegou a Portugal e ao Brasil em Junho de 2015. Os primeiros três meses de utilização são gratuitos, sendo que, a partir desse período, os utilizadores deverão decidir se querem ou não pagar a mensalidade mínima de 9, 99 euros ou 10 reais, pelo uso individual. Um pacote familiar para até 6 pessoas está também disponível por 14,99 euros ou 15 reais. A Apple Music permite ouvir música offline e sem restrições.
Para responder ao Spotify, Jay-Z apresentou em março de 2015 o Tidal, projeto que assume ao lado de artistas como Madonna, Kanye West, Alicia Keys e os Daft Punk. Uma plataforma dos artistas para os fãs, o Tidal só pode ser usado após um pagamento, acreditando que não é justo aceder à música de forma gratuita. Além de poupar os consumidores a publicidade, esta plataforma de streaming disponibiliza conteúdos exclusivos assim como novas músicas em primeira mão. O Tidal está disponível em duas modalidades: uma versão a 6,99 euros com música com qualidade padrão, assim como videoclips; e uma versão a 12,99 euros, que se distingue da primeira ao apresentar música em alta qualidade.
E se achava que a Microsoft se mantinha longe deste universo musical, fique desenganado: a XBOX Music oferece neste momento mais de 38 milhões de músicas por 9,99 euros por mês ou o pagamento de uma anualidade de 99,90 euros. Até ao momento, é o serviço de streaming com uma maior biblioteca musical, embora não existam informações concretas quanto ao número de utilizadores que subscreveram a platforma. Tal como acontece com outros serviços de streaming, o XBOX Music pode ser reproduzido em diversos dispositivos e dispõe também de um modo offlline. Todos os que quiserem experimentar o XBOX Music podem fazê-lo gratuitamente durante um período teste de 30 dias.
Por 9,99 euros por mês, o Deezer garante acesso a mais de 35 milhões de músicas. Criado em França, em 2007, encontra-se atualmente disponível em 128 países e assume como compromisso levar a experiência da música a outro nível, promovendo artistas conforme a escolha de editores e poupando todos os consumidores a tempo gasto com publicidade. Até 2015, o Deezer contava já com mais de 26 milhões de subscritores na Europa. Ao criar gratuitamente uma conta nesta plataforma de streaming, pode instalar o aplicativo do Deezer em qualquer dispositivo compatível e ouvir a sua música em qualquer lugar. De sublinhar que o utilizador pode construir playlists personalizadas ao seu gosto musical.