Home / Lendas da Música /

Aerosmith: há mais de 40 anos a dar-nos rock and roll

Aerosmith: há mais de 40 anos a dar-nos rock and roll

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas

Com mais de 40 anos de carreira, a banda norte-americana Aerosmith continua a ser uma das mais populares da categoria do rock. Ao lado de grupos como os Rolling Stones, definiu o conceito de rock and roll, inspirando tantas outras bandas que surgiram nas décadas seguintes.

A história dos Aerosmith começou no ano de 1970, em Sunapee, New Hampshire. Steven Tyler, o emblemático vocalista da banda, conhece Joe Perry, um guitarrista nato. Deste encontro, nasce uma ideia: formar uma banda. A este duo não tardam a juntar-se Brad Whitford, também na guitarra, Tom Hamilton para tomar conta do baixo e, claro, Joey Kramer para a bateria. Os Aerosmith nascem mas o percurso que têm pela frente é longo.

Em Outubro, o Brasil irá receber novamente os Aerosmith com shows em Porto Alegre (dia 11), São Paulo (dia 15) e Recife (dia 21). Você já tem o seu ingresso? Não perca mais esta chance de ver a maior banda de rock do mundo mais uma vez no Brasil… Entre AGORA aqui em:

Ingressos para Aerosmith Ticketbis

Ingressos para Aerosmith Viagogo

Ingressos Aerosmith Porto Alegre, Anfiteatro Beira Rio (11 Outubro): TICKETBIS ou VIAGOGO

Ingressos Aerosmith São Paulo, Allianz Parque (15 Outubro): TICKETBIS ou VIAGOGO

Ingressos Aerosmith Olinda, Classic Hall Recife (21 Outubro): TICKETBIS ou VIAGOGO

Aerosmith: a glória dos anos 70

O primeiro contrato discográfico que a banda assinou aconteceu em 1973, em Boston. A editora Columbia prepara de imediato um álbum homónimo de estreia que chega às lojas até ao final do ano. O single Dream On, ainda hoje recordado pelos fãs, tornou-se em poucas semanas num hit, comprovando o sucesso do álbum dos Aerosmith.

aerosmith-aerosmith-mundo-de-musicasEntretanto, o grupo recebeu convites para tocar ao vivo ao lado de outras bandas. The Kinks ou Mott The Hoople são apenas alguns dos grandes nomes com quem os Aerosmith partilharam o palco nesta época. Get Your Wings, o segundo álbum, chega então em 1974 e mantém-se nas tabelas durante 85 semanas.

Imparáveis, os Aerosmith não param para descansar. Em 1975, é lançado Toys In The Attic, que lhes dá a garantia de que prevalecerão na história da música rock. Com os singles Sweet Emotion e Walk This Way, chegam ao 11º lugar dos tops.

Mas se o sucesso de Toys In The Attic foi surpreendente, nada preparou os Aerosmith para o sucesso que conseguiram com Rocks, em 1976. Ao atingir a 3.ª posição das tabelas, conseguindo para a banda um disco de platina, o álbum marca o início da época dourada de banda. O ano de 1977 traz  Draw The Line e uma tournée pelos EUA. É neste ano que os Aerosmith entram também no filme dos Beatles Sargeant Pepper’s Lonely Hearts Club, para interpretar uma versão do tema Come TogetHer.

Com o aproximar do fim desta primeira década histórica para a banda, chega o disco de ouro Night In The Ruts e uma reviravolta que ninguém antevia: os guitarristas, Joe Perry e Brad Whitford, decidem deixar a banda. Uma vez alcançado o sucesso, será que os Aerosmith conseguiriam manter o mesmo nível de qualidade nos anos 80? Só o tempo o poderia dizer.

Se quiser um dia ver os Aerosmith ao vivo, inscreva-se aqui neste LINK para ser avisado sobre uma nova digressão.

Drogas, recomeços e sucesso

O álbum Rock In A Hard Place, lançado em 1982, marca o regresso dos Aerosmith. As guitarras eram agora ocupadas por Jimmy Crespo e Ricky Dufay. O álbum, incapaz de registar o mesmo sucesso dos anteriores, foi motivo suficiente para que a Columbia Records rompesse o contrato com a banda. De apontar, no entanto, que este poderá não ter sido o único motivo para o fim do contrato.

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas

Como muitos fãs puderam assistir em público no início dos anos 80, os membros dos Aerosmith tinham um grave problema de droga. O próprio Steven Tyler chegou a desmaiar várias vezes durante as atuações devido a intoxicação. Ainda assim, ao contrário do que aconteceu com outras bandas desta época, as drogas não ditaram o fim dos Aerosmith. Após várias tentativas de reabilitação, a banda conseguiu preparar-se para voltar às luzes da ribalta.

Em 1985, após assinarem um novo contrato com a editora Geffen, os Aerosmith voltam a presentear o público com um álbum: Done With Mirrors. O sucesso conseguido, capaz de os lançar de novo para os tops, deveu-se principalmente ao regresso dos guitarristas originais.

De novos reunidos, os Aerosmith preparam o seu regresso em força trabalhando com o compositor Desmond Child (responsável pelo sucesso dos Bon Jovi) e o produtor Bruce Fairburn. Em 1987, os Aerosmith editam Permanent Vacation, do qual fazem parte hits bem conhecidos, como é o caso de Rag Doll ou Angel” O álbum vende mais de três milhões de cópias. Os Aerosmith estão de novo no topo!

Em 1989 chega o álbum Pump, que inclui hits como Janie’s Got A Gun ou Love In An Elevator e que não demora muito a arrecadar sucesso. Desta vez, o número de cópias vendidas ascende para os quatro milhões. Na sequência de uma tournée mundial – no qual a banda mostrou um melhor comportamento – os Aerosmith regressam aos Estados Unidos e voltam a assinar com a Columbia.

A década de 90: onde estão os Aerosmith hoje?

Estamos em 1993 (20 anos desde o lançamento do primeiro álbum da banda) quando os Aerosmith lançam Get A Grip. Mais do que provar que a banda ainda estava forma, o álbum mostra uma nova maturidade. Ao som dos single Livin’On The Edge e Cryin, chega à posição número 1, vende mais de 12 milhões de unidades e conquista dois Grammys para os Aerosmith.

Nine Lives, em 1997, mantém os Aerosmith em alta. A banda entra para o primeiro lugar dos tops americanos e conquista ouro em seis países, platina em um e dupla platina noutros dois. O ano de 2001, além do álbum Just Push To Play surge no mesmo mês em que os Aerosmith entram oficialmente para a história da música, ao conseguirem o seu lugar no Rock and Roll Hall of Fame.

Ainda que se mantenham ativos – e mantendo os membros originais – os Aerosmith têm estado mais calados nos últimos anos. Após o lançamento de Honkin’ on Bobo – um álbum de blues – a banda lançou apenas um outro álbum de estúdio, intitulado Music From Another Dimension!, em 2012. Porém, em digressões constantes, a banda continua a levar o rock a todo o mundo e a esgotar casas cheias. Embora se espere o lançamento de um 16.º álbum por parte da banda, ainda não há muita informação quanto a este novo trabalho.


 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *