Home / Instrumentos Musicais /

Tudo o que precisa saber sobre os plugins Virtual Drummer da UJAM

Tudo o que precisa saber sobre os plugins Virtual Drummer da UJAM

Share this article

Giveaway Virtual Drummer
     

A série de plugins Virtual Drummer da UJAM Instruments é composta por 5 modelos (SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE), sendo uma ótima maneira de criar baterias para sonorizar qualquer música. Com muitas opções e, sobretudo, muito fáceis de usar, estes plugins apresentam uma grande variedade de estilos. É um conceito quase estupidamente simples, com resultados brilhantes.

O UJAM Virtual Drummer original foi lançado há alguns anos atrás, tendo sido projetado para ser uma maneira direta de criar estilos de bateria realistas tocados por bateristas virtuais na sua DAW. Você obtém padrões, preenchimentos, kits diferentes e batidas individuais e várias opções de controlo sobre os seus sons. Se deseja introduzir baterias realistas de qualidade nas suas canções, então leia esta review até ao final.

Ao longo deste artigo vai encontrar, além da nossa análise detalhada conforme fizemos para outros Plugins VST, os vídeos de Walkthrough para cada plugin. Mas se procura por um Manual Virtual Drummer da UJAM, então CLIQUE AGORA NESTE LINK.

Como é possível comprar todos os 4 títulos desta série em conjunto com um preço super reduzido, fica desde já também o link para o Virtual Drummer Bundle. Aproveite os descontos aqui neste link >> https://bit.ly/361gsZB

Com 200 predefinições para cada baterista, 60 estilos musicais e mais de 1.300 padrões cada, torna-se ridiculamente fácil criar uma ótima bateria numa ampla variedade de géneros musicais e, em seguida, ajustar a sensação depois. Tudo se resume a criar batidas não automáticas rapidamente e é altamente recomendado para qualquer músico, compositor, produtor ou artista.

Desde que existe música que existem bateristas. Você pode perguntar-se por que alguns bateristas são aceitáveis, na melhor das hipóteses, enquanto outros são muito habilidosos e alcançam a fama mundial.

O que diferencia os predestinados? É um talento nato? Será dinheiro ou melhores equipamentos? Talvez eles tenham aprendido com outros especialistas? Ou haverá alguma técnica de treino mágico que, uma vez dominada, torna um baterista sensacional?

A resposta óbvia para todas estas perguntas é não, não e não! Os grandes bateristas são ótimos por causa do seu trabalho árduo e prática incansável.

Existem ainda outras características comuns a todos os grandes bateristas, entre as quais a adaptabilidade, a capacidade da manutenção do tempo da música e, naturalmente, o feeling, groove, o sentimento que colocam em cada batida.

NOTA: Todos os produtos da UJAM permitem o uso gratuito durante 30 dias para testar sem limites!

 

Virtual Drummer Review: Rufem os tambores…!

Todas as características descritas em cima são asseguradas pela série Virtual Drummer da UJAM. Sim, são instrumentos virtuais de qualidade, mas são também muito mais do que isso: são autênticos bateristas que entregam desempenhos profissionais num piscar de olhos!

Hoje temos o orgulho de apresentar uma linha de plugins de produção musical de qualidade soberba. Os seus nomes são SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e o mais recente BRUTE. Todos integram a série consagrada designada de Virtual Drummer da UJAM. Cada baterista virtual tem uma personalidade única, um estilo de instrumento, equipamento e sonoridade personalizada.

Se você já conhece e gosta da qualidade dos guitarristas ou baixistas virtuais desta empresa revolucionária, então vai adorar o baterista virtual! Espere os mesmos resultados excelentes e a mesma facilidade de utilização.

A UJAM é uma empresa de produção de software musical que permite a todos, músicos ou não, produzir música de excelente qualidade e compartilhá-la com os seus amigos e com o mundo.

A sua sede é na cidade de Bremen na Alemanha. tendo sido fundada em 2009 pelo pioneiro da tecnologia musical Peter Gorges, o músico e produtor Pharrell Williams e o compositor de cinema Hans Zimmer. Estes são os rostos visíveis de uma marca verdadeiramente inovadora e revolucionária.

Conforme explicamos no artigo Como fazer mais e melhor música com os Instrumentos Virtuais UJAM!, esta empresa cria plugins VST com o objectivo de simplificar a vida a músicos, compositores e produtores. De facto, eles desejam que você se concentre apenas no que é importante: a sua música!

Com uma equipa que inclui alguns dos designers originais do Guitarrista Virtual da Steinberg, nos últimos anos a UJAM vem atualizando esse conceito na forma de guitarristas, baixistas e bateristas virtuais. Os plugins da UJAM Instruments são autênticos companheiros de estúdio, sempre à disposição quando você quiser escrever, tocar e gravar faixas. Portanto, sente-se na cadeira do produtor e diga aos plugins o que você precisa.

Quer você seja um músico habilidoso ou um novato completo, a série de plugins Virtual Guitarist, Virtual Drummer, Virtual Bassist, Beatmaker, Finisher e Symphonic Elements da UJAM fornecem som profissional e bases sólidas para construir e compor faixas inteiras com versatilidade suficiente para explorar muitos géneros musicais e estilos de forma rápida e fácil.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS BUNDLES UJAM

Todos os plugins do Virtual Drummer estão disponíveis para download direto nos formatos VST, AU e AAX e funcionam em qualquer DAW compatível, incluindo Logic, Garageband, Cubase, Ableton Live e Pro Tools. Experimente uma demonstração gratuita de 30 dias de um plugin Virtual Drummer hoje e divirta-se criando faixas de bateria mais rápido, mais fácil e melhor do que nunca!

Os bateristas virtuais da UJAM são rápidos, confiáveis ​​e sempre pontuais.

Bateristas virtuais ao seu serviço a qualquer hora e momento

Enquanto o próprio Groove Agent de Steinberg seguiu numa direção muito diferente, a verdade é que nos plugins SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE, a UJAM essencialmente revive e atualiza o conceito GA original, enquanto também adiciona novos recursos.

Esse conceito original foi baseado em 3 características principais: um conjunto sólido de sons de bateria baseados em samples, uma coleção de padrões predefinidos baseados em estilos que podem ser facilmente acionados para criar uma performance de bateria completa e uma interface que enfatiza o fluxo de trabalho eficiente em vez de uma edição complexa dos sons de bateria e performances.

A UJAM manteve todas essas características na série Virtual Drummer acrescentando ainda alguns recursos fantásticos.

Em relação ao primeiro desses 3 elementos, o SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE possuem cada um a sua própria coleção de 5 kits de bateria baseados em samples. Dentro de um kit específico, você também tem a opção de alternar entre vários Kicks, Snares, Toms, Hi-Hats, Rides e Crash, permitindo que você personalize a sua bateria.

O segundo elemento principal de cada pacote é uma coleção considerável de predefinições de padrão baseadas em muitos estilos. Cada uma dessas predefinições contém uma série de 23 padrões de bateria relacionados, fornecendo introduções, padrões para seções de verso ou refrão, preenchimentos, breaks, finalizações, alguns momentos especiais (como variações extra de groove) e uma paragem final.

O terceiro elemento é a interface. Com um conceito simples mas muito eficaz, o design assegura que a maior parte dos controlos são exibidos num único ecrã. A parte superior é dominada por um gráfico de teclado que especifica como os sons podem ser acionados. Para os padrões, são utilizadas as teclas MIDI abrangendo as notas C3-B4.

Todos os padrões associados às teclas pretas (por exemplo, os preenchimentos), quando acionados, são reproduzidos uma vez e, se você tiver o Latch ativado, o motor retorna ao padrão principal anterior dentro do BPM da música!

Enquanto os padrões estão em reprodução, o Mod Wheel pode ser usado em tempo real para controlar a intensidade da performance. Este factor basicamente emula um baterista que toca de maneira mais suave ou mais forte, usando a velocidade MIDI para ativar diferentes camadas de velocidade (constitui uma ferramenta muito eficaz para adicionar um pouco de vida à performance).

A abertura do painel Micro Timing permite que você alterne entre o tempo normal, meia velocidade e velocidade dupla, assim como permite ajustar a sensação de empurrar / puxar, aplicar um pouco de swing e ajustar a tensão (ou não) da execução. Tudo isto é bastante normal para um instrumento de baterista virtual, mas é claro que aumenta e expande as suas opções de desempenho e permite que você defina o quão humano deseja que soe o seu baterista virtual.

Além disso, o painel Micro Timing permite que você adicione alguns toques humanos extras à performance do seu baterista virtual.

As teclas C1-B3 permitem que você ative os sons de bateria atualmente selecionados manualmente, seja de um teclado MIDI, kit elétrico ou sequenciador. Isto é ótimo se você deseja adicionar mais variações a um padrão, criar os seus próprios preenchimentos personalizados ou simplesmente criar uma performance inteiramente sua.

Esta seção do mapeamento MIDI também oferece uma opção de ‘mudo’ muito interessante para utilização durante a reprodução de padrões. Você pode, por exemplo, usar isto para remover a tarola ou os pratos hi-hat de um padrão para aumentar a variedade numa quebra.

Em termos de ajustes do utilizador, assim que um kit é carregado num nível macro você também obtém 6 Mix Presets, cada um com o seu próprio caráter sónico. Por exemplo no SOLID, os Mix Presets correspondem ao tipo Smooth, Edge, Retro, Big, Power e Crush.

Melhor ainda é que ao redor do logotipo central você também obtém os controles Amount e Slam. O primeiro permite que você misture o quanto as configurações do Mix Preset alteram o som do kit subjacente, enquanto o Slam aplica alguma compressão geral. As coisas podem ficar bastante confusas em configurações extremas (se você gosta desse tipo de coisa), mas é muito útil em valores mais baixos.

As opções de mixagem são muito úteis, e voltarei a elas em breve, mas o conjunto de controlo geral é bastante compacto e bem focado. Se você deseja apenas obter uma parte de bateria sólida com o mínimo de barulho, o fluxo de trabalho de SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE tem um apelo óbvio para quem já domina conceitos de bateria e percussão.

4 características excepcionais nos plugins Virtual Drummer

No topo da lista das características excepcionais proporcionadas pelos plugins SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE estão as coleções expandidas de conjuntos de estilos de padrão e predefinições de nível superior. Cada título contém 60 predefinições de estilo de padrão.

As predefinições de nível superior dentro de cada título – que emparelham uma configuração de kit com um dos 60 conjuntos de estilo de padrão – têm o impressionante número de 300 opções!

Para não bateristas, o conteúdo do padrão de qualquer baterista virtual é tão importante quanto os próprios sons de bateria. Ou seja, quanto mais conteúdo padrão para trabalhar existir melhor!

Em segundo lugar, a UJAM apresenta opções incríveis para ajustar a mixagem da bateria. As alterações que permite são úteis e muito fáceis de usar. A seção mais inferior da interface do utilizador oferece 8 canais de mixer, 6 para os instrumentos (tipos de bateria) – bombo (Kick), tarola (Snare), timbalões (Toms), Pratos Hi-Hat, Rides, Breaks.

Como factor extra de controlo de som, não podemos deixar de salientar os 2 canais de ambiente para overheads e room. Além de ser capaz de ajustar o seu equilíbrio relativo, ao selecionar um desses canais, você pode aceder a outros controlos para aquele canal na base do ecrã.

Para os canais de instrumentos, isso inclui Tipo (escolha entre vários Kicks, Snares, etc.), Decay (por exemplo, para aumentar o prolongamento do som dos toms), Tune (ajustar a afinação) e um nível de envio de reverberação. Existem ainda botões de Solo e Mute!

Para os canais Ambience, você obtém um compressor de um botão e controlos de corte de graves / agudos para personalizar o som ambiente superior da sala. A contribuição dos microfones suspensos e de ambiente geralmente constitui a cola necessária para obter um kit de bateria com sonoridade acústica, o que é algo fácil de obter com estes controlos.

O painel inferior fornece um conjunto expandido de controlos para personalizar o som da sua bateria, mas sem qualquer perigo de paralisia das opções.

A seção Master oferece um controlo de nível de saída Master, um menu suspenso de Mix Preset (oferecendo uma pequena seleção de diferentes estilos de reverberação) e um botão giratório de nível de reverberação. O botão Maximize fornece ainda outra porção de controlo de dinâmica, enquanto o controlo Saturate faz exatamente o que você esperaria (e realmente soa muito bem!).

O terceiro recurso que queremos destacar é fornecido pelo botão Individual. Você pode ativar isto para cada canal (incluindo os canais de overhead / room) e, desde que também ative as saídas extras apropriadas no seu host DAW, você pode então direcionar baterias individuais para a saída stereo master ou para a sua própria saída stereo.

Estes canais individuais ignoram a seção Master, mas permitem que você aplique todo o arsenal de opções de processamento da DAW à sua mixagem de bateria, se assim desejar! Absolutamente GENIAL!

A quarta característica excepcional que salientamos relaciona-se com a importância de criar rapidamente uma música utilizando a coleção de padrões de qualquer um destes bateristas virtuais. Basicamente, a UJAM criou a opção de Drag and Drop (por outras palavras: arrastar e soltar) qualquer um dos padrões MIDI dentro da sua DAW!

Você pode, portanto, arrastar qualquer um dos padrões disponíveis dentro do SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE para uma faixa MIDI e editá-los como qualquer outro clipe MIDI. É REALMENTE FANTÁSTICO, RÁPIDO E EFICAZ! Você pode então reproduzir esse MIDI com qualquer instrumento de bateria ou instrumentos, incluindo qualquer um dos outros bateristas UJAM.

Os padrões podem ser arrastados e soltos da seção superior (pontilhada) da tela principal para o seu host e, de forma útil, reter a escala de velocidade MIDI que é controlada pelo Mod Wheel.

Repetindo: As seções superiores pontilhadas das teclas MIDI padrão são de onde você pode arrastar e, maravilhosamente, a configuração atual do Mod Wheel conforme você arrasta é usada para dimensionar os dados de velocidade MIDI. Veja nos vídeos dentro deste artigo como funciona este recurso.

Portanto, você pode criar facilmente várias cópias de um padrão com diferentes velocidades de MIDI para construir uma performance mais dinâmica. Apenas para deixar claro este ponto realçamos que você não pode arrastar padrões MIDI de volta para um dos slots de padrão dentro do SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE; arrastar e soltar só funciona numa direção.

Breve análise individual dos plugins SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE

Embora os 5 plugins desta série Virtual Drummer obviamente partilhem uma interface, os 5 títulos são diferentes em termos de sons e estilos de padrão.

BRUTE (Teste Gratuitamente durante 30 dias)

O BRUTE é o quinto plugin da linha de Virtual Drummer. O Baterista Virtual BRUTE contém géneros musicais contemporâneos, duros e pesados, impulsionados por um estilo de baterista muito específico: barulhento, selvagem, arrojado e cortante na mistura.

Ele foi concebido, gravado e processado para fazer uma coisa muito bem feita: competir com paredes e camadas de guitarras distorcidas, mantendo ao mesmo tempo o carácter e o detalhe. A solução foi gravar com 3 conjuntos diferentes de microfones que enfatizam diferentes aspectos do som da bateria.

No início da década de 1990, uma nova categoria musical de bandas, com guitarras, baixos e baterias pesadas, surgiu para conquistar os corações e os ouvidos do público. Uma nova geração de artistas iria derramar guitarras distorcidas, baterias zangadas e muita atitude sobre uma audiência que de repente estava ansiosa por voltar a tocar rock.

Influenciadas pelo rock clássico dos anos 60 e 70, e em oposição à estética sintética da década anterior, bandas como os Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains ou Rage Against The Machine popularizaram a próxima encarnação da música Rock. O seu playbook é, ainda hoje, o go-to para os estilos de hard rock pesado da guitarra, baixo e bateria.

Tanto os sons das baterias como os presets deste plugin estão enraizados na estética inventada há cerca de duas décadas. O Baterista Virtual BRUTE apresenta os sons e estilos essenciais, desde Grunge, Punk e Rock até NuMetal.

Walkthrough | Virtual Drummer 2 BRUTE

 

SOLID (Teste Gratuitamente durante 30 dias)

Como ponto de partida para sons de bateria sólidos e amigáveis ​​ao estúdio, SOLID seria a escolha óbvia. Na verdade, perante os 5 kits distintos e os 6 pontos de partida do Mix Preset, sonoramente, o SOLID pode facilmente oferecer algo para cantores e compositores de pop direto, funk, R&B, blues e rock. Os estilos de padrão abrangem vários sabores de baladas, pop, reggae, funk, soul, rock com as opções menos convencionais ocasionais (por exemplo, Soca, Train Shuffle ou Country Waltz 3/4) também incluídas.

Walkthrough | Virtual Drummer 2 SOLID

 

PHAT (Teste Gratuitamente durante 30 dias)

Embora ainda baseado em bateria acústica, o título PHAT é obviamente mais voltado para os estilos hip-hop, funk e R&B. Como resultado, os kicks são um pouco maiores e têm um boom mais low-end, enquanto as tarolas oferecem mais punch do que é habitual. Os estilos de padrão também refletem o maior foco de dança e groove com muitas opções de soul, funk, R&B e house, além de alguns ritmos clássicos em predefinições, como Bolero, ChaChaCha e Salsa. Existem também algumas predefinições baseadas em 3/4 e 5/4.

Como um pequeno aparte, se os géneros hip-hop, R&B e EDM são particularmente a sua cena, também vale a pena notar que a UJAM tem uma família de 3 bateristas virtuais Beatmaker – nomeadamente DOPE, EDEN e HUSTLE – baseados em sons no estilo de bateria eletrónica. Confira!

Walkthrough | Virtual Drummer 2 PHAT

 

HEAVY (Teste Gratuitamente durante 30 dias)

Ninguém pode reclamar um prémio por adivinhar que o título HEAVY tem um sabor distintamente agressivo, tanto nos seus sons como nos estilos de padrão. No entanto, vale a pena salientar que não deve esperar encontrar aquele som super apertado de metal moderno ou rock progressivo, embora você possa adequar os recursos de mixagem e ajuste de som para chegar lá perto. Em termos de padrões de estilo, o HEAVY cobre vários tipos de rock incluindo clássico, blues, indie, grunge, stoner e garage.

Walkthrough | Virtual Drummer 2 HEAVY

 

DEEP (Teste Gratuitamente durante 30 dias)

E por fim, deixe-me apresentar a você o mais novo membro da série Virtual Drummer: DEEP!

Estas batidas são profundas. Se essa é uma qualidade que você deseja obter na sua música, o DEEP está aqui para ajudar. E digo profundo como podia dizer comovente, ou até profundo como complexo e intrincado. Pronto, resumindo: com o DEEP pode usar a profundidade como medida de emoções. É o baterista virtual da UJAM mais espirituoso, apoiado em géneros tradicionais como Soul e Funk, mantendo um olhar firme em estilos contemporâneos e futuros clássicos atemporais.

O DEEP abrange não apenas géneros comoventes e emocionantes, mas também se sente em casa com pop, rock e vibrações alternativas. Torne a sua produção deslumbrante, com apresentações de percussão do mundo real, que dão vida artística às suas músicas.

Este baterista virtual toca bastante bem em conjunto com o baixista virtual DANDY. Embora você possa usar o DEEP sozinho, os estilos incluídos são feitos para combinar com as frases do baixista virtual DANDY. (Dica extra: você pode simplesmente escolher o mesmo nome de estilo no DANDY e DEEP para criar um baixo perfeitamente alinhado com a bateria).

 

Recursos DEEP

30 estilos com 690 padrões de bateria

70 predefinições de designer de som

5 kits de bateria, 6 predefinições de mix

Permite arrastar e soltar padrões para a sua DAW para edição detalhada de notas

Saídas múltiplas para mixagem individual na DAW

Edição avançada de kit, mixagem e seções master

Controle de metamorfose retro chamado “Grit”

Walkthrough | Virtual Drummer DEEP

 

Conclusão da Virtual Drummer Review

Os bateristas virtuais da UJAM poderiam passar no teste para um papel como o seu baterista de sessão virtual? Sim, sem dúvida!

O fluxo de trabalho é super simples e, para não bateristas em particular, cada um destes produtos permitirá que você crie partes de bateria polidas em menos tempo do que leva para montar manualmente uma bateria com one-shots ou samples avulso. Os compositores irão apreciar a simplicidade e os compositores que enfrentam prazos irão apreciar a velocidade.

E como a UJAM oferece uma avaliação gratuita de 30 dias de qualquer um dos plugins SOLID, PHAT, HEAVY, DEEP e BRUTE, não vejo razões para você não experimentar facilmente antes de comprar e ver o que pode ser mais adequado para os seus projectos musicais.

 

Todos os Links do Virtual Drummer

Manual Virtual Drummer – https://bit.ly/395uHPg

Virtual Drummer Bundle – https://bit.ly/361gsZB

Virtual Drummer BRUTE – https://bit.ly/3xAMuXq

Virtual Drummer DEEP – http://bit.ly/392XoMq

Virtual Drummer 2 PHAT – http://bit.ly/360qdY0

Virtual Drummer 2 HEAVY – http://bit.ly/3qJvfjN

Virtual Drummer 2 SOLID – http://bit.ly/391rH6b

 

Leia também os artigos relacionados:

Como fazer mais e melhor música com os Instrumentos Virtuais UJAM

Virtual Guitarist SPARKLE Review: o seu guitarrista de banda perfeito!

FINISHER da UJAM: Efeitos para design de som contemporâneo

POSTS RELACIONADOS

     

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *