Home / Instrumentos Musicais /

Como fazer mais e melhor música com os Instrumentos Virtuais UJAM

Como fazer mais e melhor música com os Instrumentos Virtuais UJAM

    

A UJAM é uma empresa de produção de software musical inovador que permite a todos, músicos ou não, produzir música de excelente qualidade e compartilhá-la com os seus amigos e com o mundo. A empresa com sede na cidade de Bremen na Alemanha tem como objetivo ser o local ideal para criar música de maneira fácil, rápida e a partir de qualquer lugar.

Mas qual é a história e as soluções desta empresa única e original? E o que tem de diferente comparando com outras empresas de instrumentos e plugins musicais, como a Waves, Native Instruments ou IK Multimedia? Descubra tudo neste artigo, onde analisamos a UJAM e os seus produtos fantásticos!

A UJAM foi fundada em abril de 2009 pelo pioneiro da tecnologia musical Peter Gorges, o músico e produtor Pharrell Williams e o compositor de cinema Hans Zimmer. Além destas personagens importantes da indústria musical a equipa de fundadores integra ainda o gerente geral Axel Hensen e o inventor de tecnologia Paul Kellett.

Estes são os rostos visíveis de uma empresa de software musical verdadeiramente inovadora e revolucionária. Os investidores da UJAM são, além dos fundadores já citados, o sócio limitado especial da Sequoia Capital, Mark Kvamme, assim como o Hasso Plattner Ventures, um fundo de capital de risco iniciado pelo famoso fundador da SAP.

Construído para músicos por músicos, a UJAM é composta por um grupo bastante diverso – desde DJ’s a bateristas, passando por produtores de fim-de-semana a compositores de Hollywood premiados com Oscars. Constituída por desenvolvedores de produtos e criadores (músicos, DJs, fotógrafos, artistas gráficos, escritores), a empresa UJAM tem como objectivo construir ferramentas de próxima geração com os mais altos padrões de qualidade e excelência.

Características únicas da UJAM

A actividade principal da UJAM consiste na criação de uma grande variedade de instrumentos virtuais de som incríveis, mas fáceis de usar, projetados para aprimorar o processo criativo e tornar a criação musical mais rápida, melhor e mais fácil do que nunca.

Também tem plugins, sendo que os seus instrumentos estão disponíveis para a maioria dos principais DAWs e formatos de plugin, incluindo VST, AU, AAX e Reason Studios Rack Extension.

A sua tecnologia central permite que qualquer pessoa produza músicas profissionais sem tocar um instrumento! Sim é mesmo verdade: você pode criar ótimas músicas com os músicos de sessão virtual da UJAM, o que segundo a própria empresa afirma é “a segunda melhor coisa do que estar num estúdio com músicos reais”.

Os resultados são impressionantes, o processo é inspirador e o foco está totalmente direccionado para as suas ideias!

Cada produto é construído para utilização própria já que todos os membros desta vasta equipa são utilizadores dos seus próprios instrumentos virtuais, cuja gama vai desde guitarras, baixos, baterias, cordas até efeitos e criadores de batidas.

O objetivo da UJAM é sobretudo fornecer autenticidade de estilo e uma qualidade de som que corresponda aos mais altos padrões de equipamento, desempenho e engenharia.

Quer você seja um músico habilidoso ou um novato completo, a série de plugins Virtual Guitarist, Virtual Drummer, Virtual Bassist, Beatmaker, Finisher e Symphonic Elements da UJAM fornecem som profissional e bases sólidas para construir e compor faixas inteiras com versatilidade suficiente para explorar muitos géneros musicais e estilos de forma rápida e fácil.

Os plugins UJAM são realmente diferentes do habitual! Isso acontece não apenas pela qualidade de som excepcional, mas também devido a um design intuitivo, bastante fácil e agradável de utilizar por qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência neste tipo de produtos.

Curioso? Então experimente gratuitamente estes plugins sensacionais! A UJAM oferece a qualquer pessoa a versão completa de cada instrumento por 30 dias gratuitamente – sem qualquer tipo de amarras. Redescubra como fazer música pode ser fácil e divertido! Ponha as mãos nos instrumentos mais populares e sinta o poder deste software revolucionário.

Aproveite também os Tutoriais e o Blog para entender melhor por que razão recomendamos a UJAM!

Ah, quase me esquecia de avisar: existem Bundles (pacotes) que juntam em preços económicos os vários produtos da UJAM, sendo que existe até um único FULL BUNDLE que une todas as soluções da empresa num único produto. Não deixe de considerar esta opção antes de comprar qualquer produto, pois tenha a certeza que vai gostar tanto que vai querer todas as soluções da UJAM.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS BUNDLES UJAM

 

 

 

Como tudo começou: UJAM Virtual Guitarist

Num mundo de produção musical dominado por estúdios baseados em computadores, os músicos virtuais são um facto da vida. Se você já está dentro desta realidade há algum tempo, então pode lembrar-se que no início dos anos 2000 surgiu o guitarrista virtual da Steinberg, ainda hoje talvez o mais conhecido desses primeiros esforços para transformar um guitarrista em software.

Pois bem, a marca Virtual Guitarist regressou há uns anos através da UJAM.

A história por trás da criação da série UJAM Virtual Guitarist tem origem no enorme sucesso alcançado pelo produto Steinberg Virtual Guitarist lançado em 2002. A equipa por detrás desse lançamento histórico reuniu-se e criou a UJAM com a visão de desenvolver instrumentos virtuais de ótima sonoridade e fáceis de usar, ajudando as pessoas a fazer música mais rápida, melhor e mais fácil do que nunca.

Como um plugin VST desenvolvido pela Wizoo com suporte, marca e distribuição da Steinberg, o Guitarrista Virtual original oferecia opções elétricas e acústicas. Desde que a sua música se adequasse a um dos estilos musicais integrados do plugin esta foi uma maneira muito fácil de criar partes de guitarra confiáveis. Era certamente mais adequado para partes de apoio – dedilhadas sólidas e riffs ocasionais eram o que mais se destacava – mas em 2002 os resultados foram muito polidos.

No entanto, os produtos VG originais há muito tempo que foram descontinuados e a Wizoo foi eventualmente adquirida pela Digidesign / Avid. No entanto, Peter Gorges, o fundador original da Wizoo, posteriormente deixou a Avid para estabelecer um novo empreendimento comercial em 2009 chamado UJAM.

A equipa da UJAM também inclui uma série de funcionários importantes da Wizoo que estiveram envolvidos com o produto original do Virtual Guitarist, sendo que naturalmente o primeiro plugin da UJAM lançado para o mercado tivesse sido o Virtual Guitarist IRON.

Embora a interface seja muito atualizada e o mecanismo de amostra subjacente reconstruído do zero, se você ansiava pelo retorno do Guitarrista Virtual original desde o seu desaparecimento, então o IRON e os seus sucedâneos, nomeadamente o SPARKLE, AMBER, CARBON e SILK serão imediatamente familiares.

 

Quais são os instrumentos virtuais da UJAM?

Virtual Guitarist

A série de instrumentos Virtual Guitarist é destinada para a gravação de guitarras com qualidade de estúdio em minutos. Imagine que tem o seu próprio guitarrista de sessão pessoal, disponível 24 horas por dia e pronto para tocar o seu estilo favorito de acompanhamento musical com facilidade a qualquer momento. Parece um sonho impossível, mas com estes instrumentos virtuais esses desejos tornam-se realidade. Existem opções para vários estilos musicais.

 

 

Virtual Drummer

Adicione bateria personalizada à sua produção musical com os instrumentos Virtual Drummer! Gravar faixas de bateria com ótimo som sempre foi uma forma de arte. O resultado final está sujeito a muitas variáveis ​​diferentes que podem ser caras e difíceis de combinar de forma eficaz, como a habilidade do baterista, a escolha e posicionamento do microfone, a acústica da sala, a escolha do hardware da bateria, quais os pré-amplificadores e compressores a utilizar: enfim, a lista de tarefas não tem fim.

Mas… e se houvesse uma maneira mais fácil de obter performances de bateria com qualidade de estúdio nas suas músicas sem todo aquele barulho e despesas? Pois, então descubra os instrumentos Virtual Drummer! Existem opções para vários estilos musicais.

 

 

Virtual Bassist

Registe linhas de baixo com qualidade de estúdio com facilidade usando os instrumentos Virtual Bassist! O baixo pode ser descrito como uma das pedras angulares dos arranjos musicais modernos – apoiando a importantíssima harmonia musical e preenchendo a lacuna crucial entre o ritmo da bateria e os acordes e melodias das guitarras numa configuração de banda típica.

Você sabe perfeitamente quando ouve uma ótima linha de baixo: a música parece cheia e completa, o groove é elevado e a emoção pode ser totalmente percebida. Mas se tocar de maneira errada o baixo então terá problemas. Sim, o baixo é muito importante e com estes instrumentos Virtual Bassist vai garantir óptima qualidade. Existem opções para vários estilos musicais.

 

 

Beatmaker

A série Beatmaker consiste num conjunto de plugins para batidas e grooves electrónicos. A bateria, batidas e percussão constituem o núcleo e o batimento cardíaco de uma música, ajudando a sonoridade a tocar no nosso eu primordial e fornecendo uma âncora para as melodias e letras pendurarem. As baterias eletrónicas têm ajudado a fornecer essa pulsação por mais de 50 anos e a sua influência e assinatura sonora única podem ser encontradas em todos os géneros musicais, desde o disco e pop até EDM e hip-hop. Existem opções para vários estilos musicais.

 

 

Finisher

A série Finisher baseia-se em efeitos para design de som contemporâneo. Na verdade, os plugins Finisher correspondem a um novo tipo de soluções criadas pela UJAM. Eles são projetados para combinar o poder de um rack de efeitos inteiro com a facilidade de uso e a gratificação instantânea de um único plugin. Acredite, o Finisher é um verdadeiro companheiro musical que o manterá inspirando e o protegerá do erro de gravar ou mixar uma faixa monótona e chata! Existem opções para vários estilos musicais.

 

 

Symphonic Elements

A UJAM anunciou recentemente o início do período de pré-venda do STRIIIINGS. Este é o primeiro título da sua nova série Symphonic Elements, uma coleção de instrumentos virtuais orquestrais modernos para qualquer género musical, desde bandas sonoras de filmes a música pop. Inclui frases gravadas por um dos principais conjuntos de cordas do mundo, produzido no estúdio de controlo remoto de Hans Zimmer!

Todos os produtores que não ousaram até hoje tentar gravas com as suas mãos seções de cordas por causa da complexidade intimidante da tarefa irão desfrutar deste instrumento virtual soberbo! Por outro lado, os compositores que possuem outras bibliotecas de cordas irão complementar o seu arsenal com funções avançadas de design de som, obtendo resultados realmente rápidos com, por exemplo, layouts e faixas temporárias. Existem opções para vários estilos musicais.

NOTA: O Symphonic Elements STRIIIINGS está disponível para pré-encomenda a um preço reduzido até 6 de dezembro.

 

 

Leia também Virtual Guitarist SPARKLE Review: o seu guitarrista de banda perfeito!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *