Ample Guitar Rickenbacker: Uma Lenda ao Seu Serviço

O lançamento da Ample Guitar Rickenbacker (AGRB), uma guitarra virtual baseada no clássico modelo 330 para macOS e Windows nos formatos VST, VST3, AU e AAX plugin, é um verdadeiro acontecimento. Primeiro, porque a Ample Sound decidiu disponibilizar uma das guitarras mais icónicas de sempre para todos os músicos e compositores usarem facilmente no seu Home Studio.

E depois porque este lançamento acontece em simultâneo com a Campanha Winter Sale, o que significa que está em preço promocional até o dia 1 de Janeiro de 2023. Imperdível!

 

 

Tal como já foi dito na review Ample Sound Metal Series: 3 Plugins Brutais para Guitarra e Baixo!, os instrumentos virtuais desenvolvidos pela Ample Sound possuem características únicas, que não se encontram em mais nenhum Plugins VST do mesmo género. Não é exagero. O nível de detalhe, veracidade, transparência e facilidade de reprodução são mesmo incomparáveis a outros instrumentos virtuais.

Na review mencionada em cima explico em pormenor quais as diferenças das guitarras e baixos da Ample Sound em comparação com os instrumentos equivalentes produzidos por marcas sonantes como a IK Multimedia, Native Instruments e UJAM. Mas nesta review é impossível não repetir como é agradável, puro e jovial o som emanado da Ample Guitar Rickenbacker, que reproduz uma verdadeira lenda: a guitarra vintage Rickenbacker 330.

Para quem não conhece este modelo, podemos começar por dizer que ele enquadra-se de forma relevante com o som típico dos anos 60-80 do British Rock, tendo sido usado com acutilância por nomes como Paul Weller, The Beatles, The Who, Led Zeppelin e The Rolling Stones, mas também por bandas mais modernas como os U2, Radiohead ou The Black Keys.

Sim, apenas pelos nomes referidos já pode imaginar como soa esta guitarra virtual, mas existem muitas outras características capturadas pela equipa da Ample Sound que valem a pena mencionar.

 

 

 

Guitarras Rickenbacker: o som que marcou várias gerações

As guitarras Rickenbacker têm um tom distinto, que é bastante reconhecível. São guitarras de cordas espantosamente boas, embora de forma paradoxal não sejam tão populares como merecem, sobretudo em comparação com outras marcas de relevo como a Gibson ou Fender.

Mesmo com o apoio e reconhecimento de grandes guitarristas, por exemplo Jimmy Page gosta particularmente da Rickenbacker 330, de facto a marca não é popular junto do grande público.

Mas se existe uma coisa que mais ninguém pode afirmar senão a Rickenbacker é que esta marca foi responsável pela primeira guitarra eléctrica de sempre: o famoso modelo “Frying Pan”, feito em 1931.

Contudo, entre todos os modelos de guitarra da Rickenbacker, a 330 é o mais vendido de sempre e existem boas razões para isso (já agora, a 330 em conjunto com os modelos 360 e 4003, representam 70% das vendas da Rickenbacker!). Vale a pena conhecer a sua história aqui neste link.

Na verdade, as guitarras da Rickenbacker são muito mais versáteis do que as pessoas imaginam. São salientes e brilhantes, mas também é possível obter um bom overdrive, assim como um excelente twang típico das guitarras de cordas de qualidade.

Em particular, a guitarra semi-acústica Rickenbacker 330 tem uma facilidade de uso incrível, sendo um instrumento versátil, criado para tocar sons vintage como eles merecem ser tocados.

Não é por acaso que a Rickenbacker 330 é considerado por muitos um artigo coleccionável: fabricadas originalmente em 1958, não foram produzidas muitas guitarras destas e não estão facilmente disponíveis online. O que torna esta versão em plugin VST ainda mais apetecível por todos aqueles que sonham obter um som específico nas suas produções musicais.

Os especialistas afirmam que tocar com uma Rickenbacker 330 dá um prazer distinto, por ser tão fácil e agradável de tocar, com uma leveza e excelente estética retro que fazem desta guitarra uma peça perfeita para acrescentar a qualquer colecção.

Não há como negar o estatuto da Rickenbacker como uma das quatro ou cinco mais importantes empresas de guitarras eléctricas de todos os tempos e, por isso mesmo, o facto da Ample Sound disponibilizar este modelo em software será marcante para todos os amantes de guitarra que desejam utilizar um modelo icónico nas suas criações.

 

 

Características únicas da Ample Guitar Rickenbacker

Após esta explicação introdutória, vamos agora falar especificamente da Ample Guitar Rickenbacker. Com mais de 2,8 GB em samples e biblioteca de amostras, este plugin sensacional é reproduzível em Modo Stereo e Mono, apresentando um número assinalável de articulações que permitem criar um som natural de guitarra como nenhum outro software musical.

Cada utilizador pode usar articulações distintas como Sustain, Hammer On & Pull Off, Legato Slide, Slide in & out, Palm Mute, Pop, Natural Harmonic, Pinch Harmonic, Mordent 11, Legato em duração, pitch e polifónico.

 

 

É importante referir que, por norma, os instrumentos virtuais da Ample Sound exigem de certa forma que o músico que os utiliza seja também bastante bom a tocar este tipo de instrumentos via MIDI. Não é impossível a utilização para quem não é bom praticante, mas a optimização dos imensos e incríveis recursos disponibilizados apenas é possível a quem já toca guitarras e baixo num teclado MIDI a um nível elevado.

Isto acontece porque os plugins da Ample Sound têm quase todas as articulações e técnicas possíveis que um bom guitarrista ou baixista domina na sua génese.

Apesar de manter muitas das funcionalidades tradicionais das Ample Sound Guitars (que explicaremos mais em baixo), este novo modelo Ample Guitar Rickenbacker apresenta várias inovações que são de assinalar.

 

 

Em destaque na nossa opinião está o novo sistema de reprodução Riffer, que permite que o MIDI exportado para a DAW soe exactamente igual ao da reprodução interna do Riffer. Se tem dúvidas sobre esta funcionalidade, não se esqueça de ver os vídeos que colocamos ao longo deste artigo. Mas basicamente, a Ample Guitar Rickenbacker tem um motor de criação de riffs interno que permite a cada utilizador encontrar a inspiração que precisa para começar, continuar ou acabar uma composição.

Além da nova capacidade de reprodução exata, o Riffer tem cordas optimizadas, sendo que a velocidade de cada nota pode ser definida individualmente, sem esquecer que vem acompanhado de centenas de predefinições de riffs.

Existe também um novo sistema de articulação e legato do género Mordente, assim como foram introduzidas melhorias do sistema legato. Isto significa que o slide do legato e a HP suportam agora diferentes intervalos em diferentes cordas, e as notas iniciais em múltiplas cordas podem ser tocadas em diferentes momentos.

 

 

Com uma interface de utilizador optimizada de vários módulos, a Ample Guitar Rickenbacker garante também novos Amp e Armários (Cabinets).

Mais especificamente, os amplificadores internos disponíveis são o Metal Double (modelado no Mesa Boogie Dual), Metal Treble (modelado no Mesa Boogie Triple), Lead 800 (modelado no Marshall JCM800), Jazz 120 (modelado no Roland JC120), 65 Twang (modelado no Fender 65 Twin Reverb), 65 Delight (modelado no Fender Fender 65 Deluxe) e 57 Delight (modelado no Fender 57 Deluxe).

Cada amplificador pode ser usado em conjunto com cabinets distintos: 1×12 57D, 2×12 65T, 1×12 65D, 2×12 120, 4×12 60A, 4×12 60B, 4×12 Ro e 4×12 Ri, sendo que cada Cabinet tem 8 opções de microfone disponíveis, nomeadamente U87, C414, MD421, SM57, E609, C414 XLS, R121 e M160 (além de Room Mics).

Inclui ainda múltiplas hipóteses de Capo, fornecendo várias opções de dedilhação automática para cobrir diferentes desempenhos, tais como solos e refrões, por exemplo, integrando a tecnologia CPC (Customized Parameters Control), que permite que qualquer botão do plugin possa ser controlado por MIDI CC ou Automação.

 

 

Além do Riffer que ajuda bastante na composição, a Ample Guitar Rickenbacker possui outro motor de criação, designado de Strummer, que oferece uma variedade de padrões de strum à escolha, cada um dos quais é 100% ajustável. Este Modo Strummer tem a particularidade de importar padrões típicos imensos géneros musicais, fornecendo assim um bom ponto de partida.

Com 14 notas de cordas, que podem ser definidas sem limites, mais 28 formas de tocar para cada acorde, esta função é extraordinariamente útil. Através de 4 definições de humanização, cada utilizador pode seleccionar e detectar 2 modos de acorde, sendo que qualquer acorde pode ser personalizado. Melhor ainda é que as articulações legato podem ser tocadas enquanto se toca strumming!!

Ou seja, qualquer pessoa pode criar uma sequência de acordes de acordo com a harmonia e ritmo que deseja (se estiver bloqueado pode usar as pré-definições importadas) e puxar essa mesma sequência para a linha de tempo da sua música na DAW. Fantástico e muito prático e útil!

Por último, mas não menos importante, existem duas outras secções que são típicas da Ample Sound e que são distintas da concorrência.

 

 

Painel de Efeitos integrado

Como é habitual nos instrumentos da Ample Sound, a Ample Guitar Rickenbacker tem também disponível um conjunto de efeitos, que começa por um Equalizador de 8 bandas de alta capacidade, incluindo controlo intuitivo da resposta de frequência, visualização em tempo real do espectro de entrada e saída e suporte de banda única a solo.

A sua execução e painel de visualização facilita bastante a definição do som que queremos atingir, existindo ainda presets que pode puxar para mais facilmente chegar ao ponto que deseja.

Mas existem mais funções dentro do painel de efeitos integrado, como o Compressor de 2 linhas, que tem visualização em tempo real do sinal de entrada e saída, dois modos de detecção RMS & Peak, suporte de knee macio, libertação automática e compensação automática.

É importante referir que pode também usar o FX Echo (também com visualização em tempo real do processamento do sinal estéreo, onde pode ajustar os parâmetros de 6 pontos de eco individualmente: feedback, pan, volume, entre outras funcionalidades) e um excelente IR Reverb, que fornece 4 tipos de IR: Sala, Estúdio, Hall, e Sala Maior, tudo com uma incrível visualização 3D do espectro de infravermelhos.

 

 

Leitor de partituras musicais

Para finalizar, não posso deixar de referir o Tab Player, que pode importar e tocar vários formatos de ficheiros de partituras musicais! Ou seja, os utilizadores podem carregar, exibir e reproduzir qualquer faixa específica dentro de um ficheiro de tablatura.

Quando utilizado em DAWs, o Tab Player também permite aos utilizadores exportar a partitura como um ficheiro de áudio. Não é comum e funciona de forma perfeita. É certamente um recurso a explorar por aqueles que escrevem música em partitura, ou pretendem usar as mesmas para gravar covers por exemplo.

Página de compra: https://www.amplesound.net/en/purchase.asp

 

 

Conclusão sobre a Ample Guitar Rickenbacker

Após tudo o que foi dito, fica difícil acrescentar mais informação relevante para que se sinta inclinado para experimentar esta guitarra. Recomendo vivamente que veja os vídeos exibidos ao longo deste artigo, para ter noção não apenas das funcionalidades, mas sobretudo do som da Ample Guitar Rickenbacker.

E a minha conclusão centra-se precisamente no som. É raro que uma guitarra virtual consiga ser tão gentil, agressiva, doce, efusiva e sonicamente distinta como acontece com a Ample Guitar Rickenbacker. Durante os meus testes fiquei encantado com o som deste modelo pois corresponde exactamente aos adjectivos que sempre ouvi caracterizar a guitarra semi-acústica 330 da Rickenbacker: é um som cheio, rico e quente, harmónico mas ideal para ritmos, repleto de constrastes, gordo, delicado e agressivo ao mesmo tempo.

Com um preço de introdução de $89 até 1 de Janeiro de 2023 (depois passará a custar $119), recomendo a Ample Guitar Rickenbacker a todos os que desejam ter uma guitarra virtual de elevada qualidade no seu arsenal de Plugins VST.

 

 

Já agora, não podia terminar, sem referir que tal como a Ample Guitar Rickenbacker, todos os outros instrumentos virutais da Ample Sound são excelentes e estão em promoção durante a Campanha Winter Sale com os seguintes preços:

Full bundle (30 plugins) – 66% off

Full guitar bundle (14 plugins) – 60% off

Electric guitar bundle (7 plugins) – 52% off

Full bass bundle (7 plugins) – 52% off

China bundle (6 plugins) – 50% off

Acoustic guitar bundle (5 plugins) – 49% off

Electric bass bundle (4 plugins) – 49% off

Metal bundle (3 plugins) – 46% off

Acoustic bass bundle (2 plugins) – 33% off

Ethno bundle (2 plugins) – 33% off

Single products – 20% off

 

Sinceramente, esta é a altura certa para aproveitar a excelência dos plugins da Ample Sound!

CLIQUE AQUI E CONFIRA POR SI PRÓPRIO!

 

POSTS RELACIONADOS