Luciano Pavarotti: o tenor lírico que se tornou uma estrela mundial
Editada antes mesmo da estreia do muito aguardado documentário Pavarotti, realizado por Ron Howard, a banda sonora do filme, Pavarotti: Music From The Motion Picture, bem como uma nova coletânea de 3CDs, Pavarotti: The Greatest Hits são dois discos que comprovam por que razão o cantor italiano é um ícone universal.
Os dois discos contêm música inédita e duetos com grandes estrelas como Bono, Elton John, James Brown, Lou Reed, entre outros.
Pavarotti: Music From The Motion Picture é inspirado no rico catálogo gravado por Luciano Pavarotti e segue o arco narrativo do filme.
O disco contém excertos de óperas como “Turandot“, “La bohème“, “Aida“, “Tosca“, bem como canções italianas e colaborações com amigos como Plácido Domingo, José Carreras (“O sole mio”), U2, Brian Eno, Passengers (“Miss Sarajevo”), entre outros.
Está também incluída a emocionante gravação completa de “Donna non vidi mai”, de Puccini, que Pavarotti dedicou à princesa Diana. Além de uma música especial inédita com Andrea Bocelli, a banda sonora também conta com o dueto de Pavarotti de “Ave Maria” com Bono, disponível pela primeira vez comercialmente.
A música, gravada ao vivo durante o espetáculo Pavarotti & Friends for SOS Iraq em Modena, Itália, está disponível agora para streaming e para download aqui.
Greatest Hits de Pavarotti: uma obra descomunal
O incrível repertório deste sensacional tenor lírico pode ser explorado com mais profundidade com a nova coletânea, Pavarotti: The Greatest Hits, que serve de complemento à banda sonora e ao filme.
A antologia apresenta 67 das mais conhecidas gravações e colaborações do tenor de renome mundial e inclui o melhor das suas “Opera Arias”, “Italian Songs & Sacred Arias” e “Great Duets”.
O disco “Opera Arias” abrange toda a carreira desta lenda da ópera e inclui interpretações de “La bohéme”, “Rigoletto”,“Pagliacci”, “Tosca”, “Carmen” e “Madama Butterfly”. Mais de 20 temas de Pavarotti, incluindo “O Sole Mio”, “Caruso”, “Volare”, “O Holy Night”, “Mama” e “Funiculì, funiculà” estão reunidos em “Italian Songs & Sacred Arias”.
A coletânea fica fechada com o disco “Great Duets” que reúne duetos com Andrea Bocelli, Céline Dion, Elton John, Eric Clapton, Mariah Carey, Stevie Wonder, entre outros.
O disco contém, em exclusivo, cinco duetos inéditos com alguns dos maiores nomes da música: Barry White, James Brown, Lou Reed, Brian May e Roger Taylor dos Queen, e Sting.
Tendo sido recentemente descobertas e remasterizadas, estes temas, gravados ao vivo nos concertos Pavarotti & Friends, a série de atuações beneficentes repletas de estrelas organizadas por Pavarotti na sua cidade natal de Modena, Itália, entre 1992 e 2003, são uma lembrança pungente da compaixão de Pavarotti, da sua humanidade e das relações duradouras que manteve com tantas estrelas do mundo do entretenimento.
Nunca antes, ou desde então, um cantor de ópera causou tanto impacto. Essa foi a genialidade especial de Pavarotti, que faleceu no dia 6 de Setembro de 2007 na sua cidade natal.