Home / Música Brasileira /

De Sorocaba-SP, Turnos estreia com o reflexivo EP “Antes”

De Sorocaba-SP, Turnos estreia com o reflexivo EP “Antes”

    

Conhecida pelo vasto número de bandas alternativas e independentes, Sorocaba – cidade do interior que fica a 90km da capital São Paulo – viveu entre os anos 90 e 2000 seu melhor momento musical. A história começa resumidamente em 80, com o Vzyadoq Moe – primeira banda do município a ganhar reconhecimento nacional – e um artigo na revista Bizz que declarava: “um som impronunciável para um som impressionante”.

Pouco depois, já nos 90, surgiriam bandas como Wry e The Biggs, que trariam novo fôlego para a cena e colocariam Sorocaba de vez no mapa da música independente brasileira.

Muitas dessas bandas se tornaram grandes influências para a prolífera geração seguinte de grupos indies, que contava com nomes como Automatic Pilot, The Fortunetellers e Volpina.

Dali surgiram produtivos músicos da cena local, como Felipe Marinelli (baixo e voz) e Marcio Bertasso (guitarra e voz), que atualmente formam a Turnos. Completam o time o guitarrista Bruno Peretti – que tocou no Monoclub, Fast Food Brazil e no próprio Volpina – e Bruno Alves, baterista de duas bandas sorocabanas de grande expressão: The Name e Club America.

É por essas e outras que a Turnos, que surgiu durante a pandemia através de conversas no Whatsapp e trocas de esboços musicais, já nasce grande. A estreia do quarteto veio com a faixa “No Mesmo Lugar”, que faz uma reflexão sobre as escolhas, incertezas e vontades.

“Muitas histórias e decisões nos trouxeram até aqui. Quem nos conhece sabe que a música entrou desde cedo na nossa vida. Sempre tivemos bandas, shows, turnês e muitas histórias sobre isso. Não faríamos outra escolha. E você, o que teria feito de diferente?”, questionam.

O single ganhou um lyric vídeo que traz fotos antigas da trajetória dos integrantes da banda.

Apesar de não ter um estilo totalmente definido, as primeiras canções da Turnos – sempre cantadas em português – apontam principalmente para influências dos anos 80, 90 e indie 2000. Essas referências ficam claras na emocionante “A Cidade”, a mais guitarrística das três faixas lançadas pelo quarteto até aqui e que fala sobre a nossa relação com os espaços que habitamos.

 

“Flutua no encontro do heartland com o rock dos anos 80, lugares por onde a banda pretende navegar. Música para ouvir no rádio do carro, dirigindo na estrada, ou no walkman, caminhando por avenidas vazias da cidade”, declarou o grupo nas redes sociais no lançamento do clipe.

O registro teve como locação a casa onde a família de um dos músicos se estabeleceu quando chegou em Sorocaba. Simbólico.

O EP “Antes” é finalmente encerrado com a nostálgica “Saber Demais”, lançada em setembro, mas que ganhou seu lyric vídeo no dia 29 de outubro. O registro, gravado no estúdio Mofo de Ouro e produzido pelo próprio grupo, conta com a colaboração de Tiago Giovani (Maria Madame), que compôs e gravou os instrumentos de tecla (piano, synth e mellotron).

O EP “Antes” é a primeira parte de uma narrativa em trilogia que a banda completará em breve. O lyric contou com edição de Rafael Augusto e ilustração de Vitor Fortes. Confira abaixo.

✱ Conheça mais sobre Turnos em:

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *