Home / Marketing Musical /

Elton John: a competição que vai dar uma nova vida a clássicos do músico

Elton John

Elton John: a competição que vai dar uma nova vida a clássicos do músico

by Eduardo Aranha

Share this article

     

Três das mentes mais inovadoras da atualidade vão recorrer à sua perícia para selecionarem os três vencedores da competição Elton John: The Cut supported by YouTube, que dará a oportunidade de se criar vídeos oficiais para três das canções mais icónicas do cantor: Bennie and the Jets, Rocket Man e Tiny Dancer.

Jeffrey Katzenberg, CEO da DreamWorks Animation, a vencedora de um Grammy Award Melina Matsoukas e Barry Jenkins, argumentista e realizador do filme Moonlight (premiado com o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama) serão os jurados da competição que permite a novos criadores de todo o mundo a oportunidade única de recorrerem à sua visão criativa na realização de telediscos para estas músicas icónicas.

Os três vencedores serão selecionados juntamente com Elton John e o seu parceiro de escrita, Bernie Taupin, sendo que os vídeos escolhidos terão a sua estreia no YouTube durante o verão de 2017. As submissões abriram ao público dia 9 de janeiro e encerraram dia 23 do mesmo mês.

“Não consigo pensar numa melhor forma de começar este novo ano do que embarcar nesta nova aventura ao lado de Elton John, que traz uma enorme criatividade e inovação para o YouTube”, afirma Jeffrey Katzenberg, da DreamWorks Animation, que trabalhou pessoalmente com o músico quando Elton John compôs as canções da banda sonora do filme O Rei Leão.

Melina Matsoukas, realizadora de alguns dos telediscos mais influentes dos nossos dias, incluindo Formation, de Beyoncé, ou “We Found Love”, de Rihanna, acrescenta: “É um sonho poder fazer parte deste projeto, que dá esta grande possibilidade a realizadores emergentes e redefine a relação entre um artista tão icónico e os seus fãs através do vídeo.”

Por outro lado, Barry Jenkins afirma: “Como um cineasta cujo primeiro filme foi feito através das ferramentas do-it-yourself do cinema digital, adoro esta democratização do processo de realização de filmes e plataformas como o YouTube permitem as pessoas contar histórias que nas gerações anteriores não eram possíveis de ser contadas. Espero encontrar nesta competição ideias que ultrapassem fronteiras e desafiem as expectativas.”

   

“Artistas como eu têm de abraçar a tecnologia porque esse é o único caminho a seguir”, diz Elton John. “Uma das razões porque estamos a fazer este projeto com o YouTube é para encorajar jovens cineastas a criar ideias visuais para estas canções e isso dá-nos a oportunidade de partilhar estes temas com fãs mais jovens. Isto é muito entusiasmante porque nunca vimos vídeos para estas músicas.”

Dada a sua participação no programa, será feito um donativo de 20 mil dólares por cada jurado a uma associação de beneficência da sua escolha. Jeffrey Katzenberg escolheu o Motion Picture and Television Fund e Barry Jenkins escolheu o African Heritage Cultural Arts Center. Melina Matsoukas irá anunciar mais tarde a sua escolha.

Os vídeos que vão a concurso têm de respeitar determinados elementos artísticos para cada tema. O vídeo de Rocket Man terá de ser uma animação, o de Tiny Dancer terá de ser em live action e o de Bennie and the Jets terá de incluir uma coreografia.

 

 

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *