Elton John: a competição que vai dar uma nova vida a clássicos do músico
Três das mentes mais inovadoras da atualidade vão recorrer à sua perícia para selecionarem os três vencedores da competição Elton John: The Cut supported by YouTube, que dará a oportunidade de se criar vídeos oficiais para três das canções mais icónicas do cantor: Bennie and the Jets, Rocket Man e Tiny Dancer.
Jeffrey Katzenberg, CEO da DreamWorks Animation, a vencedora de um Grammy Award Melina Matsoukas e Barry Jenkins, argumentista e realizador do filme Moonlight (premiado com o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama) serão os jurados da competição que permite a novos criadores de todo o mundo a oportunidade única de recorrerem à sua visão criativa na realização de telediscos para estas músicas icónicas.
Os três vencedores serão selecionados juntamente com Elton John e o seu parceiro de escrita, Bernie Taupin, sendo que os vídeos escolhidos terão a sua estreia no YouTube durante o verão de 2017. As submissões abriram ao público dia 9 de janeiro e encerraram dia 23 do mesmo mês.
Melina Matsoukas, realizadora de alguns dos telediscos mais influentes dos nossos dias, incluindo Formation, de Beyoncé, ou “We Found Love”, de Rihanna, acrescenta: “É um sonho poder fazer parte deste projeto, que dá esta grande possibilidade a realizadores emergentes e redefine a relação entre um artista tão icónico e os seus fãs através do vídeo.”
Por outro lado, Barry Jenkins afirma: “Como um cineasta cujo primeiro filme foi feito através das ferramentas do-it-yourself do cinema digital, adoro esta democratização do processo de realização de filmes e plataformas como o YouTube permitem as pessoas contar histórias que nas gerações anteriores não eram possíveis de ser contadas. Espero encontrar nesta competição ideias que ultrapassem fronteiras e desafiem as expectativas.”
“Artistas como eu têm de abraçar a tecnologia porque esse é o único caminho a seguir”, diz Elton John. “Uma das razões porque estamos a fazer este projeto com o YouTube é para encorajar jovens cineastas a criar ideias visuais para estas canções e isso dá-nos a oportunidade de partilhar estes temas com fãs mais jovens. Isto é muito entusiasmante porque nunca vimos vídeos para estas músicas.”
Dada a sua participação no programa, será feito um donativo de 20 mil dólares por cada jurado a uma associação de beneficência da sua escolha. Jeffrey Katzenberg escolheu o Motion Picture and Television Fund e Barry Jenkins escolheu o African Heritage Cultural Arts Center. Melina Matsoukas irá anunciar mais tarde a sua escolha.
Os vídeos que vão a concurso têm de respeitar determinados elementos artísticos para cada tema. O vídeo de Rocket Man terá de ser uma animação, o de Tiny Dancer terá de ser em live action e o de Bennie and the Jets terá de incluir uma coreografia.