É certo que ainda estamos a iniciar o Inverno, a ideia de ir ver muitos e bons concertos ao ar livre é uma ideia entusiasmante, mas simultaneamente arrepiante. Está frio, porra!
Porém, esta é a altura ideal para se apostar (leia-se investir) nesses maravilhosos dias de Primavera e Verão que tantos (e tão bem) gostam de passar ao ar livre a ver e a ouvir muitos e bons artistas, bandas de uma vida ou simplesmente descobrir o que se anda a fazer de novo pelo Mundo… no(s) mundo(s) da música.
É, porque esta altura é quando se têm uns trocos a mais, se recebem umas prendas a gosto e até é das poucas épocas em que podemos pedir os presentes que queremos.
Afinal, é época de Festas Felizes e que maior felicidade se pode ter do que assegurar desde já, a um preço mais em conta, presença no festival em que o artista e/ou a banda que tanto queremos ver vai actuar?
Não é todos os dias que se pode ver ou rever a islandesa Björk, os britânicos Muse, os norte-americanos Pearl Jam, os ingleses The XX ou o holandês Hardwell, para referir alguns dos nomes já confirmados para cinco dos muitos Festivais de Verão que a partir ainda da Primavera se espalham pelo território nacional. Ou ainda, como se fala por aí, o australiano Nick Cave, que ainda nem o artista nem a organização do festival confirmou.
Começa já a ser uma tradição de Verão dos Portugueses, como é ir para as praias do Algarve, regressar às aldeias natal ou até mesmo, simplesmente, ter férias!
Com divulgação de nomes ainda muito incipiente, à excepção do NOS Alive!2018 cujos nomes anunciados dão já para fazer um festival per se, a aposta no Fã Pack FNAC é isso mesmo, uma aposta de quem é fã de determinado festival ou vários festivais, que gosta de passar uns dias no ambiente particular que cada um deles gera e para quem a música característica que de cada um exala é a sonoridade.
É certo que a mesclas são cada vez mais frequentes e evidentes, havendo alguns dos eventos cuja essência é essa mesmo. Não a fusão, mas a diversificação da oferta, não apenas em número de palcos, mas também nas sonoridades de cada um deles.
E presencie a concertos de Pearl Jam, Franz Ferdinand, Queens Of The Stone Age, Future Islands, The National ou Wolf Alice, entre muitos outros (e já há muitos nomes confirmados). É no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, entre os dias 12 e 14 de Julho.
E veja e ouça as performances de Muse, The Killers ou Bruno Mars, entre muitos outros. O evento regressa à Bela Vista, em Lisboa, nos dias 23, 24, 29 e 30 de Junho.
Ainda sem nomes anunciados, é anunciado como o maior sunset de sempre, a acontecer na Figueira da Foz de 6 a 8 de Julho.
E assim, segundo se diz, mas ainda não há confirmação, poderá assistir ao regresso de Nick Cave a Portugal, acompanhado pelos extraordinários The Bad Seeds. O Parque da Cidade, no Porto, recebe o festival entre os dias 7 e 9 de Junho.
E vá até ao Ericeira Camping, nos dias 6 e 7 de Julho, ouvir sonoridades rap, hip-hop e música de dança, com French Montana e The Jillionaire (Major Lazer) já confirmados.
E veja ou reveja as actuações de Hardwell ou de Marshmello, constantes piscar o olho às pistas de dança. Será entre os dias 8 e 11 de Agosto, na Zambujeira do Mar.
E mais nada fosse, viva a performance de Björk no paraíso do anfiteatro natural da praia do Taboão. Entre os dias 15 e 18 de Agosto, em Paredes de Coura.
E terá pop-rock alternativo q.b. como o festival já nos habituou há mais de duas décadas. Os britânicos The XX são a primeira confirmação do cartaz do festival que nos dias 19, 20 e 21 de Julho, assenta arraiais no Parque das Nações, em Lisboa.