O e2deesser original da Eiosis, lançado em 2008, tem mantido consistentemente a sua posição como um dos mais poderosos deessers do mercado, por isso, embora o lançamento da versão actualizada deste plugin (disponível em VST / AU / AAX) em 2016 não tenha sido um choque, foi ligeiramente surpreendente que o reverenciado desenvolvedor francês tenha levado tanto tempo para o fazer.
Este renascimento do revolucionário de-esser da Eiosis, que incorpora características extra e uma nova interface, está no centro da nossa atenção com esta review sobre mais um excelente plugin de software de música.
Para quem não sabe, convém esclarecer que De-essing é o processo de atenuação ou redução da sibilância, ou sons de alta-frequência duros que vêm do diálogo ou vocais usando as letras S, F, X, SH, e Cs suaves.
A aplicação óbvia de um desesser é domar a sibilância vocal problemática, mas também pode ser um aliado bem-vindo quando se é confrontado com a sobrecarga de bateria salpicada ou com guitarras que rangem.
O design clássico de um desesser é, no fundo, um compressor com um sinal fortemente equalizador de cadeia lateral que o faz responder a explosões de ruído de alta frequência.
Quando isto acontece, os típicos desessers ou baixam todo o sinal ou, se a banda dividida, a metade superior do espectro áudio. Desenhos mais sofisticados aplicam um filtro dinâmico de entalhes em torno da área de frequência problemática, o que ajuda a reduzir artefactos não naturais, uma vez que apenas a parte problemática do espectro é desviada em nível.
Concebido para ser extremamente fácil de utilizar por músicos e entusiastas de áudio, juntamente com a versatilidade, potência e fiabilidade exigidas pelos engenheiros de mistura e pós-produção mais exigentes, o e2deesser da Eiosis pode suscitar lamentos devido à falta de controlo profundo para os nerds de áudio hardcore, mas para aqueles mais interessados em transparência, fluxo de trabalho e resultados, ele é simplesmente um presente dos deuses.
O e2deesser é muito simples de usar com os seus dois parâmetros principais, Sensibilidade e Quantidade, e ao adicionar som excelente, ajustes finos únicos e inovadores, ao dar acesso a opções precisas de escultura de som, combinamos o melhor feedback visual com o processamento de áudio mais avançado numa bela interface.
O e2deesser satisfaz todas as exigências das tarefas mais simples às mais avançadas de desessing: é a sua derradeira ferramenta de desessing.
Não é preciso brincar com o E2 De-esser durante muito tempo para perceber que é uma besta muito poderosa. As predefinições vão apontar na direcção certa, mas para obter os melhores resultados, é essencial uma leitura rápida do manual.
Em casos difíceis, terá de aplicar dois ou três processos de forma subtil, em vez de confiar apenas num utilizado de forma pesada – como no caso da minha própria voz, em que o espectrograma mostrou sibilância em duas bandas de frequência muito diferentes, e ser capaz de montar um par de filtros de entalhes para lidar com ambos foi muito útil.
O novo e2deesser melhora o seu predecessor em quase todas as áreas, mas ainda adere ao mesmo princípio operacional básico: o sinal recebido é encaminhado para um caminho ‘vocalizado’ até ser detectada a sibilância, e depois o encaminhamento muda instantaneamente para um caminho de ‘Sibilantes’ separado para processamento, e depois volta.
A independência total destes dois caminhos torna-se aparente quando um deles está sozinho na secção de Monitorização, silenciando completamente o outro.
É desta forma simples mas poderosa que este plugin funciona. Para uma desvalorização instantânea e quase sem esforço das sibilantes, basta carregar uma predefinição da extensa biblioteca, e ajustar os controlos de Sensibilidade e Quantidade.
A Sensibilidade define o limiar de detecção de Sibilância e visualiza a sua acção através de um gráfico animado; A Quantidade determina a profundidade de processamento aplicada ao percurso de Sibilantes pelos parâmetros Auto e Suave, além da EQ.
Na secção Sibilantes, o controlo Automático ajusta dinamicamente a resposta de frequência às ressonâncias de alvo duvidosas, enquanto que o botão Suave amolece a sibilância em toda a linha, marcando em saturação. À direita destes, os botões Gain e Dry/Wet simplesmente definem o nível de saída e a mistura não processada/ processada.
Os oito algoritmos do E2deesser, seleccionados no menu Mode, configuram uma série de parâmetros de bastidores para lidar com uma série de questões redutoras de sibilância.
Para os cantores que usam bastante o deesssing, existem os Modos Solo Vocals e Background Vocals, o primeiro a detectar sibilância nos canais esquerdo e direito igualmente, o segundo a separar a detecção esquerda/direita. O Modo Voice Over utiliza uma velocidade de detecção mais rápida do que os dois algoritmos de Vocais, como convém para limpar o som.
O Modo Overheads destina-se a ser utilizado em kits de bateria, eliminando os címbalos duros, e o Guitar Squeaks visa a detecção e resposta aos ruídos de cordas que os guitarristas são conhecidos por gerar entre notas.
Finalmente, os três algoritmos de Mastering (Stereo, M/S e Mid) são concebidos para reduzir frequências altas indesejadas em misturas completas sem as entorpecer, operando especificamente nas suas configurações de canal nomeadas – stereo, mid/side e o sinal médio apenas.
O e2deesser anterior apresentava uma única banda de EQ cada um nos percursos Voice e Sibilants, e a nova versão não só explode até quatro bandas cada uma, mas adiciona um ecrã gráfico de EQ, mostrando a curva de resposta Voicing em azul e a curva Sibilants em vermelho.
As bandas são criadas e editadas directamente no visor, e os tipos disponíveis são Bell, High Shelf e Air for Voiced, e Bell, High Shelf e Low Pass for Sibilants. O ganho também pode ser aplicado à curva de Sibilants como um todo, arrastando a pega vermelha.
Isto não só permite uma fina adaptação da redução da sibilância através de múltiplas gamas de frequência (trazida a cabo pelo Controlo de Quantidade), mas também a equalização detalhada do próprio sinal principal, sendo que o EQ remodelado é uma característica de destaque.
Outra característica nova, o espectrograma traça a amplitude-sobre-frequência do sinal recente (cobrindo o alcance do loop do DAW hospedeiro, ou os últimos 2, 5 ou 10 segundos), com os caminhos Voiced e Sibilants mostrados em azul e castanho, respectivamente. A sibilância de “ver” dentro de um som certamente não é mais imediata do que isso.
A capacidade do e2deesser para detectar com precisão a sibilância é assustadora, e as ferramentas que ele lhe dá para lidar com ela são abrangentes. As predefinições e os controlos básicos por si só serão suficientes para servir as necessidades da maioria, proporcionando uma redução natural do som vocal e da dureza instrumental com uma entrada mínima do utilizador; mas quando é necessário um maior controlo da frequência, a dupla EQ é verdadeiramente fortalecedora.
Vale a pena, contudo, notar que não é concedido acesso aos processos subjacentes no trabalho por detrás dos próprios algoritmos, nem às entranhas das funções Auto e Smooth. Isto não quer dizer que alguma vez venha a precisar dele, e mesmo sem um modo “perito”, a segunda geração do espantoso dispositivo Eiosis pode ser apenas o melhor desesser alguma vez fabricado.
Pessoalmente, admito que seja hardware ou software, não aprecio a utilização de desessers – isto é, até aparecer o plugin Eiosis e2deesser para computadores Win/Mac.
Funciona em 32/64 bits nos hosts AAX, VST2, VST3 e AU e é super fácil de usar, estando também disponível no conjunto de plugins disponibilizados pela Slate Digital. Um bom “zeros in” desesser sobre “S” problemáticos e outros sons fricativos e comprime-os instantaneamente “down-one-by-one” e sem danos colaterais para a qualidade de áudio do resto da voz.
Requer iLok3, iLok 2 ou 3OSX.