Home / Indústria Musical /

Mix de Amigos: a nova funcionalidade do Spotify para partilhar músicas

Mix de Amigos: a nova funcionalidade do Spotify para partilhar músicas

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Ouvir música entre amigos é uma das atividades preferidas de várias gerações, mas sobretudo da Geração Z. Para que nenhum amigo se sinta de parte, o Spotify, a maior plataforma de streaming do mundo, lança uma nova funcionalidade – o Mix de Amigos. Uma nova playlist personalizada que ajuda os utilizadores a descobrir novas músicas, baseada naquilo que está ser tendência entre os seus amigos.

De acordo com os dados recolhidos pelo Spotify, há mais de 11 milhões de playlists criadas pelos utilizadores que têm a palavra “amigo” no título.

Já os utilizadores portugueses criaram 46 mil playlists com essa palavra no título – entre junho de 2021 e junho de 2022 houve um crescimento de 35% de playlists de amigos. Só no mês de junho deste ano houve um total de 3 milhões de minutos de streams destas playlists.

Sem surpresa, o número de playlists com a palavra “amigo” no título é maior entre a Geração Z, que criou 29% das playlists a nível global e 28% em Portugal, sendo seguido pelos Millennials com 17%, tanto globalmente quanto em Portugal.

Realçamos que este mesmo tipo de consumidores utiliza cada vez mais plataformas de casino online como forma de entretenimento.

Sendo a personalização um dos pontos fortes do Spotify, a plataforma anunciou o Mix de amigos, que ficou disponível no Dia Internacional da Amizade, 30 de julho. A nova playlist personalizada, feita para cada utilizador, é baseada nos Blends que foram criados entre amigos, através da qual vai ser possível descobrir novas músicas.

   

Ao contrário do Blend de Grupo, em que cada participante contribui com músicas, o Mix de Amigos é personalizado para cada utilizador. O Mix de Amigos vai buscar a música dos amigos com quem o utilizador fez Blend e cria uma playlist curada que apenas esse utilizador pode ver. A nova funcionalidade está disponível para os utilizadores premium e free.

Como utilizar o Mix de Amigos 

  • Se o utilizador já criou, pelo menos, três playlists com 1 pessoa cada através do Blend, basta ir ao hub do Made For You e aceder às novas playlists
  • Criar + convidar: Procurar “Blend” na ferramenta de pesquisa do Spotify. De seguida, clicar em “convidar” para escolher as pessoas com quem fazer Blend
  • Blend: Logo que a outra pessoa aceite o convite, o Spotify vai gerar uma playlist Blend que vai incluir músicas e recomendações que refletem os gostos e preferências musicais de cada um. É ainda possível as músicas que pertencem a cada utilizador.
  • Ouvir + partilhar: Após todos estarem na playlist, vai ser possível receber um cartão personalizado para partilhar nas redes sociais. O Blend vai ser atualizado diariamente.
  • Repetir: Assim que o utilizador criar, pelo menos, três playlists com 1 pessoa cada através do Blend, vai ser possível ver a nova playlist, na secção Made for Us Shelf, com música que combina o gosto de todos os amigos. A playlist é atualizada diariamente.

Sobre o Spotify  

O Spotify revolucionou a forma de ouvir música para sempre, desde que se lançou em 2008. A sua missão é potenciar a criatividade humana, dando a milhões de artistas a oportunidade de poderem viver da sua arte, além de a levarem a milhares de milhões de fãs. Tudo o que fazem tem como peça central o amor pela música e podcasts.

Descobre, gere e partilha mais de 82 milhões de faixas, incluindo mais de 4 milhões de conteúdos em formato de podcast. As modalidades disponíveis são ou a gratuita, ou a Premium, sendo que esta última dá acesso a conteúdos exclusivos, incluindo música com qualidade de som superior e on-demand, offline, e uma experiência sem anúncios.

Atualmente, corresponde ao serviço de subscrição de áudio mais popular do mundo com uma comunidade de mais de 422 milhões de utilizadores, entre eles 182 milhões de utilizadores Spotify Premium, em 183 mercados.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.