Home / Metal /

Metallica celebram 30.º aniversário do Black Album com 53 artistas

Metallica celebram 30.º aniversário do Black Album com 53 artistas

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

Os Metallica assinalam o 30.º aniversário do seu quinto álbum, homónimo, também conhecido como The Black Album, com dois lançamentos no dia 10 de Setembro.

The Black Album é um dos discos mais bem-sucedidos comercialmente e aclamados pela crítica de todos os tempos.

Em 1991 tornou-se não apenas o primeiro álbum #1 dos Metallica em 10 países, como produziu uma série de singles implacáveis – Enter Sandman, The Unforgiven, Nothing Else Matters, Wherever I May Roam e Sad But True – que contribuíram para o estatuto dos Metallica enquanto banda de estádio, além de terem dominado as preferências das rádios e da MTV.

A receção da crítica foi igualmente intensa, tendo entrado para o top 10 de melhores do ano do Village Voice Pazz & Jop Poll, além de ser uma presença constante na lista dos 500 Melhores Álbuns de Sempre da Rolling Stone.

O impacto e a relevância do álbum continuam a crescer – como provado por um facto indiscutível: The Black Album permanece incontestável como o álbum mais vendido na história da Nielsen Soundscan, superando todos os lançamentos em todos os géneros nos últimos 30 anos.

Para comemorar o seu 30.º aniversário, The Black Album (16 Platinas) será alvo de uma edição definitiva.

Remasterizado sob a melhor qualidade sonora, The Black Album estará disponível em vários formatos, incluindo duplo LP de 180 gramas, CD standard, 3CDs (Expanded Edition), digital, e uma caixa Deluxe de edição limitada (que contém o álbum remasterizado em 2LPs de 180 gramas, um picture disc, três LPs ao vivo, 14 CDs – com rough mixes, maquetas, entrevistas e gravações ao vivo –, 6 DVDs – com imagens de bastidores, vídeos oficiais e ao vivo –, um livro de capa dura de 120 páginas, três palhetas de guitarra, três litografias, quatro acreditações da digressão, uma corrente dos Metallica, uma capa com as letras e um cartão para fazer o download).

Muito mais do que um mero álbum de tributo, The Metallica Blacklist celebra a influência duradoura deste marco musical com um dos projetos mais ambiciosos já concebidos pela equipa dos Metallica: mais de 50 artistas, abrangendo uma gama inacreditavelmente vasta de géneros, gerações, culturas, continentes e muito mais, cada um contribuindo com uma interpretação única do seu tema favorito de Black Album.

The Metallica Blacklist oferece novas dimensões do disco, cuja atração gravitacional atraiu primeiro o mainstream para os Metallica – e traz novas abordagens sobre o apelo universal e intemporal que os fez manter lá: a influência imensa que estas 12 canções tiveram sobre fãs e músicos de todas os quadrantes.

   

As 53 faixas de Metallica Blacklist encontram cantores, artistas country, de música eletrónica e hip hop a partilharem o seu amor por estas canções ao lado de punk rockers, indies, ícones do rock, metal, world music e muitos, muitos mais… e tudo por mais de 50 boas causas : os lucros serão divididos igualmente entre as instituições de beneficência escolhidas pelos artistas e a All Within My Hands Foundation dos Metallica.

The Metallica Blacklist é uma homenagem adequada e ilimitada, que apresenta bandas que dividiram palcos com os Metallica ao lado de artistas que são mais jovens do que o álbum original.

É uma assembleia verdadeiramente impressionante, às vezes mítica, de músicos (como os Royal Blood), dezenas dos quais têm pouco ou nada em comum além da paixão partilhada pela música que os uniu neste álbum: 1 Álbum. 12 Canções. 53 Artistas. Possibilidades ilimitadas.

The Metallica Blacklist será lançado digitalmente no dia 10 de setembro, sendo que os formatos físicos chegam no dia 1 de outubro, incluindo uma versão de 4CDs e uma edição limitada de 7LPs.

Quem adquirir já o disco em regime de pré-venda recebe imediatamente a versão da cantora/compositora multiplatinada, filantropa e pioneira Miley Cyrus do tema Nothing Else Matters feat. WATT, Elton John, Yo-Yo Ma, Robert Trujillo e Chad Smith, e a versão de Juanes para o tema Enter Sandman.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *