FabFilter Pro-DS: Elegância, Eficácia e Rapidez no De-Essing
Todos os profissionais de misturas musicais ou de masterização têm frequentemente de lidar com vocais que possuem excessos sonoros. Mesmo quando se utilizam os melhores microfones, pré-amplificadores e conversores, os sons “s” e “t” podem facilmente ficar excessivamente acentuados durante o pós-processamento, como compressão, saturação ou limitação. Para todos estes casos, o FabFilter Pro-DS é um plugin incrível para resolver qualquer situação de excesso de sibilância.
Para quem não sabe, convém esclarecer que De-essing é o processo de atenuação ou redução da sibilância, ou sons de alta-frequência duros que vêm do diálogo ou vocais usando as letras S, F, X, SH, e Cs suaves.
Com o seu algoritmo de detecção altamente inteligente ‘Single Vocal’, o FabFilter Pro-DS atenua com precisão e transparência a sibilância nas gravações vocais. Além disso, ao utilizar o Pro-DS em modo ‘Allround’, esta é uma excelente ferramenta para a limitação de alta frequência de qualquer material, como baterias, percussões, guitarras ou misturas completas. Experimente-o você mesmo através da demo gratuita de 30 dias.
O FabFilter Pro-DS é um software de música que oferece tudo o que precisa para obter o melhor resultado possível, apresentado numa interface simples e fácil de usar. Integra processamento de banda larga ou de banda dividida em fase linear, com um aspecto opcional de até 15 ms, ligação estéreo ajustável com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral, até quatro vezes sobreamostragem de fase linear… está tudo dentro do plugin.
Confira agora este tutorial para entender como funciona o FabFilter Pro-DS
O que faz exactamente o FabFilter Pro-DS?
Por trás da interface elegante do FabFilter Pro-DS esconde-se um algoritmo avançado que garante oferecer a mais natural de-esssing até agora. Pergunte a qualquer engenheiro de masterização quais as falhas que encontram vezes sem conta em misturas amadoras, e é provável que a sibilância vocal excessiva esteja perto do topo da lista.
Num espaço menos que ideal é sempre tentador tentar trabalhar com microfones muito perto, de modo a minimizar a quantidade de ambiente de sala que é captada. No entanto, este benefício vem frequentemente à custa de sons exagerados de ‘ess’ e ‘tee’, para não mencionar o risco de rebentar. Os escudos pop-shield podem ajudar a controlar estes últimos, mas não fazem nada pela sibilância.
Como qualquer problema de áudio, a sibilância é tratada com mais acuidade na fase de gravação, mas isso nem sempre é possível – por exemplo, num espectáculo ao vivo. E por muito cuidado que se tenha com a colocação e escolha do microfone existem alguns cantores que apenas têm vozes incrivelmente sibilantes.
Por outras palavras, mais cedo ou mais tarde, a maioria das pessoas que trabalha com produção musical e misturas será provavelmente confrontada com uma sessão que contém faixas vocais cujos sibilantes são demasiado salientes. E embora isto não seja o ideal é de longe melhor resolver isto na mistura do que esperar que seja resolvido na masterização.
Existem duas abordagens básicas para fazer de-essing na fase de mistura. Muitos engenheiros de mistura dir-lhe-ão que a melhor maneira de alcançar os resultados com som natural é usar a automatização no seu DAW, quer para baixar o nível ou ajustar o EQ da faixa vocal quando um sibilante é encontrado, quer para controlar quanto sinal é enviado para a reverberação e delay nos mesmos pontos. A outra abordagem é utilizar um plugin ou um processador de hardware para tentar fazer o mesmo, mas de forma automática.
A maioria dos de-essers da velha escola são na verdade compressores selectivos de frequência, e de facto pode usar qualquer compressor com um filtro sidechain como uma simples ferramenta de de-essing: basta configurar a sidechain para se concentrar na área de 5kHz ou nos arredores, e o compressor irá então baixar o nível sempre que um sibilante aparecer.
Isto funciona até certo ponto, mas é muito fácil fazer soar o cantor como se ele ou ela tivesse algum problema, e a dinâmica natural de uma parte vocal significa muitas vezes que as passagens ruidosas são excessivamente processadas e as silenciosas não são tocadas.
Felizmente, nos últimos anos apareceram vários de-essers digitais mais avançados em forma de plugin, nomeadamente o e2 De-Esser da Eiosis e o Sonnox SupprEsser. Uma das principais melhorias reclamadas por estes é uma capacidade mais inteligente de detectar e responder a sibilantes, de uma forma que seja independente do nível de entrada.
A mesma alegação é central para o produto aqui em análise, o FabFilter Pro-DS, disponível como plugin para Mac OS e Windows em todos os formatos habituais, incluindo AAX e, tal como os outros plugins da gama FabFilter (que são fenomenais), é autorizado simplesmente através da introdução de um número de série.
Principais funcionalidades do FabFilter Pro-DS
Qualquer pessoa que tenha utilizado os outros plugins FabFilter estará imediatamente em casa com a interface Pro DS, que partilha muitas das suas características de design inovadoras e intuitivas de outros plugins VST.
As principais características deste plugin da renomada empresa FabFilter incluem detecção altamente inteligente “Single Vocal” para detectar sibilância em vozes, compressão/limitação transparente dependente do programa, processamento interno de 64 bits de alta qualidade, limiar ajustável, intervalo e detecção de filtragem HP e LP, processamento de Banda Larga ou de Banda Dividida em Fase Linear, tempo de antecipação opcional até 15 ms, ligação estéreo ajustável com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral e até quatro vezes sobreamostragem de fase linear.
O FabFilter Pro-DS está disponível nos formatos VST, VST3, AU (Audio Units), AAX Native e AudioSuite.
Visualização de nível em tempo real
Na secção superior do plug-in, o visor do nível móvel em tempo real e os medidores de nível mostram-lhe num relance o que está a acontecer com o seu áudio. O nível de saída não afectado é mostrado em cinzento transparente, enquanto as partes afectadas (onde é aplicada a redução de ganho) são mostradas em verde claro. Simples, prático e muito eficaz.
Medição de nível
À direita da interface, o medidor de nível de saída, o medidor de redução de ganho e as suas leituras fornecem uma visão geral imediata da saída actual e dos níveis de redução de ganho.
Controlos básicos
Utilizando os grandes botões amarelos Threshold e Range, e os cursores de filtro hi-pass e low-pass, é possível configurar a funcionalidade básica de de-essing. Estes controlos determinam a quantidade de redução de ganho e o intervalo de frequência em que o de-essing irá desencadear. À direita dos botões grandes, é possível alternar entre os modos altamente inteligentes Vocal Único e Allround clássico.
Controlos avançados
Centrado na interface, sob os botões Mode, pode alternar entre o processamento de Banda Larga e Banda Dividida, e escolher entre usar a entrada interna ou externa para o sidechain.
Ligação stereo e lookahead
Ao lado dos contadores de nível, à direita da interface, pode controlar a quantidade de ligação estéreo (com processamento opcional apenas a meio ou apenas lateral), e o tempo de lookahead.
MIDI Learn
A função MIDI Learn permite-lhe associar facilmente qualquer controlador MIDI a qualquer parâmetro plug-in.
Sobreamostragem
A definição de sobreamostragem define a quantidade de sobreamostragem interna, o que reduz o possível aliasing para uma desamostragem rápida/agressiva ao custo de utilização adicional de CPU.
Opções de entrada e saída
Na extrema direita da barra inferior, pode contornar todo o plug-in e ajustar os níveis iniciais de entrada e saída final.
Predefinições, desfazer, A/B, ajuda
Com os botões predefinidos, pode facilmente navegar através das predefinições de fábrica ou guardar as suas próprias configurações para que as possa reutilizar noutras canções. Os botões Desfazer, Refazer, A/B e Copiar no topo da interface do plug-in permitem-lhe desfazer as suas alterações e alternar entre diferentes estados do plug-in.
Finalmente, o menu Ajuda dá acesso à ajuda e à informação da versão.