Home / Música /

Videoclip 2015: qual foi o vídeo musical do ano em Portugal?

videoclip

Videoclip 2015: qual foi o vídeo musical do ano em Portugal?

 

Ao longo de 2015 foram muitos os artistas portugueses a brindar os seus fãs com novos singles, álbuns e videoclipes. Porém, agora que chegou 2016 e olhamos para trás, chegou a altura de fazermos uma pergunta: qual foi o melhor videoclip português de 2015?

O Videoclipe.pt e o P3  – site de informação que faz parte do jornal Público – organizaram pelo terceiro ano consecutivo uma votação online para apurar qual foi o melhor videoclip do ano. A Videoclipe.pt fez a primeira seleção, elegendo 10 candidatos que forma a votos e pediu a todos os leitores do jornal online para votarem até ao dia 11 de janeiro de 2016.

Durante 12 dias, entre 30 de dezembro e 11 de janeiro, qualquer pessoa podia votar no P3. Uma vez terminada a votação, os votos foram contados e a vitória foi entregue ao vídeo “Tens Mesmo De Querer”, realizado por Ricardo Teixeira e interpretado pela banda portuguesa CRU. Sem nos alongarmos mais, partilhamos já de seguida o grande vencedor:

 

No melhor videoclip português de 2015, o realizador Ricardo Teixeira ilustra de forma sublime a música “Tens Mesmo De Querer” dos CRU com um ângulos e enquadramentos refinados, num vídeo repleto de frescura visual, que mistura cores, texturas e dança. A personagem deste vídeo, Paulo Calatré, não passa de um mero ator que, mesmo não sendo bailarino profissional, consegue cativar a audiência com a sua dança relaxada. O facto de partes do videoclip terem sido filmadas no Porto, em plena Ponte D. Infante, torna o vídeo ainda mais interessante. Mas o grande trabalho de realização, montagem (sem uso do Chroma) e edição de Ricardo Teixeira foi provavelmente o factor decisivo na votação do público.

O conceito artístico e alternativo do vídeo encaixa-se também muito bem no espírito dos CRU, um grupo formado por André Hollanda na bateria (baterista dos Zen, fez parte dos Demitidos, banda de Jorge Palma), Nuno Carneiro na voz (aka Ace dos Mind da Gap), Pedro Santos no baixo (baixista na banda de Miguel Araújo) e Sérgio Freitas nas teclas (teclista dos Zany Dislexic Band, tocou também nos We Trust). A banda formada por músicos experientes intitula-se a si mesma como “mais que uma banda” e que, esperando fugir a catalogações, afirma ser um grupo de “quatro agentes que se apresentam como forças subtis, que se manifestam através de transformações recíprocas”.

Videoclip 2015: as posições dos restantes candidatos

Entretanto, apesar de o vídeo dos CRU ter recebido 1742 votos, a verdade é que nem todos os leitores do P3 votaram em “Tens Mesmo De Querer”. Assim sendo, revelamos por ordem ascendente a posição em que ficaram os restantes candidatos.

2 – “don’t say hi if you don’t have time for a nice goodbye” – Noiserv (1315 votos)

Videoclip realizado por David Santos (em parceria)

3 – “Futuro Eu” – David Fonseca (550 votos)

Videoclip realizado por David Fonseca

4 – “Real Fake” – Xinobi (270 votos)

Videoclip realizado por Rui Vieira

 

5 – “Offbeat” – Cais Sodré Funk Connection (171 votos)

Videoclip realizado por Richard F. Coelho.

6 – “Cadeira Elétrica” – GNR (159 votos)

Videoclip realizado por André Tentugal.

7 – “Pica do 7” – António Zambujo (107 votos)

Videoclip realizado por Filipe C. Monteiro

8 – “Vai Andando Sobre as Águas” – Nuno Prata (37)

Videoclip realizado por Vasco Mendes

9 e 10 – Empate (29 votos)

“Six Strings & The Booze” – Tape Junk 

Videoclip realizado por Pedro Pinto

 

“Quebra” – Peixe:avião

Videoclip realizado por We Are Tarzan

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *