Home / Concertos /

Tricky em Portugal: «Ununiform» como só ele o sabe ser

Tricky em Portugal: «Ununiform» como só ele o sabe ser

 

Foi em 2008, aquando da sua vinda ao festival Marés Vivas, na Praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, que tive o prazer de conhecer e de entrevistar Tricky para o jornal «O Primeiro de Janeiro», que acabaria por falecer 13 dias depois.

Recordo desses momentos o nervosismo de uma equipa de televisão (não me recordo qual!) que o entrevistava antes de mim dado que Tricky não largava o charro de erva. Mas o melhor deste episódio foi quando os camaradas de ofício o tentaram demover a continuar a fumar, alertando-o para a presença policial. «Assustadíssimo» Tricky riu-se e lá deu mais umas baforadas como se nada fosse.

Finda a entrevista televisiva, chegou a minha vez. Já no camarim, conversámos profícua e tranquilamente sobre música e sobre o Mundo, sempre ao ritmo dos charros de erva que ele enrolava.

Surge esta memória porque Tricky está de volta ao nosso País, para dois concertos em nome próprio.

Em Lisboa, no Lisboa ao Vivo (hoje, dia 27), e no Porto, no Hard Club (amanhã, no último dia deste Fevereiro).

Tricky traz a Portugal o seu 13º e mais recente álbum, «Ununiform», um disco que revisita, de certa forma, o seu início de carreira, quando o rapper britânico se afirmou no panorama do hip-hop e trip-hop mundial, deixando uma marca indelével.

«Ununiform» como só ele o sabe ser

Um «Ununiform» feito à medida e, apesar de não ser o seu melhor álbum, é um disco à Tricky!

A voz gutural e o permanente sussurro são uma marca de água na sonoridade do inglês que nasceu, há 50 anos, Adrian Nicholas M. Thaws e se deu a conhecer ao Mundo como Tricky Kid.

 

O som obscuro e prolífico em camadas e o estilo lírico e disruptivo voltam a marcar presença nos 13 temas que compõem o álbum, no qual o músico voltou a rodear-se de excelentes convidados.

 

 

Martina Topley-Bird, Asia Argento ou a sua protegida Francesca Belmonte, entre outras, são algumas das vozes que acompanham e embelezam os temas de Tricky.

Rebelde como sempre, o músico regressa uma vez mais a Portugal, voltando a ser, como sempre, «Ununiform» como só ele o sabe ser!

Bilhetes a 25 euros. Visita https://www.viralagenda.com/pt/events/443559/tricky para mais informações sobre este evento.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *